GIGA+ Janeiro 2025
Câmara realiza Fórum Comunitário para debater políticas públicas para os idosos
Cidade

Câmara realiza Fórum Comunitário para debater políticas públicas para os idosos

Câmara realiza Fórum Comunitário para debater políticas públicas para os idosos

Cuidar dos idosos é preservar nossa história e tratar o nosso futuro, com esse tema, a Câmara Municipal recebeu autoridades que lidam diretamente com esse público em Araxá. A sessão atendeu uma solicitação do presidente da Casa, vereador Raphael Rios, foi realizada na tarde desta quarta-feira (06) e contou com a participação de representantes do Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, Secretaria de Saúde, representantes de entidades, idosos, comunidade, vereadores e imprensa.

A presidente interina do Conselho do Idoso, Wânessa Borges, informa que atualmente o Conselho é composto por 17 Organizações da Sociedade Civil, sendo duas instituições de longa permanência e um espaço que é destinado à moradia coletiva de idosos. Ela também destacou que hoje os idosos equivalem a mais de 15% da população de Araxá. A previsão é que, em 2030, a cidade tenha mais idosos do que crianças.

O secretário Municipal de Ação e Promoção Social, Wagner Cruz, apresentou os principais programas e serviços da pasta para o público 60+. Segundo ele, o serviço de proteção à pessoa idosa do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) atendeu, no período de janeiro de 2021 à junho de 2022, 373 idosos que tiveram seus direitos violados. Ele exibiu um gráfico com os principais tipos de violações: negligência, violência financeira e pedido de acolhimento.

A promotora de Justiça e curadora do Idoso, Mara Lúcia Silva Dourado, alertou os presentes sobre a demanda em relação aos idosos, que vem crescendo não só em quantidade, mas também em complexidade de atendimento.

Ela apontou como pontos fortes em Araxá, a existência de bons projetos financiados com recursos do Fundo Municipal do Idoso e executados pelo terceiro setor. Em contrapartida, a promotora demonstrou sua preocupação quanto ao aumento dos casos de violação de direitos desse público, o acolhimento institucional como política pública, a necessidade de fortalecimento da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), articulação e capacitação dos atores da rede e valorização dos profissionais.

Anderson Santos Carvalho é referência técnica da saúde do homem e do idoso da Secretaria Municipal de Saúde. Ele apresentou dados sobre as principais causas de óbitos da população idosa, sendo que a má alimentação é o principal fator de risco. Estudos apresentados por ele apontam que as doenças respiratórias são responsáveis por 20% das mortes de idosos em Araxá.

A conselheira do Idoso, Mirlane Deckers, apresentou os fluxogramas da estrutura da Rede de Assistencial à Pessoa Idosa e de Assistência à Pessoa Idosa Vítima de Violência. Ela falou da importância de sensibilizar as pessoas em relação a esses fluxos.

A presidente das Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo, Nilza Contato Balieiro, destacou a relevância dos serviços prestados pelo terceiro setor aos idosos, visto que as entidades atuam nas lacunas deixadas pelo serviço público e privado. Ela também apresentou as entidades que prestam serviço à população 60+ e que fazem parte do Conselho.

Finalizando o encontro, os participantes e vereadores contribuíram com questionamentos e sugestões.

Como solicitante do Fórum, o vereador Raphael Rios reafirmou seu compromisso em buscar e cobrar melhorias para a pessoa idosa. Ele destacou a importância de valorizar o trabalho do terceiro setor, dos voluntários, dos conselheiros e demais profissionais que lidam com esse público tão vulnerável. “Se olhar para trás, veremos o quanto já avançamos. Mas se olharmos para frente, veremos o quanto ainda temos que avançar em relação às políticas para os idosos”, destacou.

Move – Pilates
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Araxá reforça atenção à população em situação de rua com serviço de acolhimento e abordagem social

Araxá reforça atenção à população em situação de rua com serviço de acolhimento e abordagem social

Portal Araxá 20/08/2025
Nota de Esclarecimento – Alerta de Golpe

Nota de Esclarecimento – Alerta de Golpe

Portal Araxá 19/08/2025
Araxá terá Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal

Araxá terá Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal

Portal Araxá 19/08/2025
Fé e tradição marcam o feriado de Nossa Senhora da Abadia em Araxá

Fé e tradição marcam o feriado de Nossa Senhora da Abadia em Araxá

Portal Araxá 14/08/2025
CBMM leva jornada Liga STEAM 2025 para Araxá, promovendo capacitação para jovens  

CBMM leva jornada Liga STEAM 2025 para Araxá, promovendo capacitação para jovens  

Portal Araxá 14/08/2025
Araxá conquista maior nota de sua história no Índice de Transparência Pública

Araxá conquista maior nota de sua história no Índice de Transparência Pública

Portal Araxá 14/08/2025