Governo de Minas libera mais R$ 1 milhão para pagamento do Bolsa Reciclagem
Minas Gerais

Governo de Minas libera mais R$ 1 milhão para pagamento do Bolsa Reciclagem

Governo de Minas libera mais R$ 1 milhão para pagamento do Bolsa Reciclagem

Recurso deve beneficiar diretamente 1.294 catadores de todas as regiões do estado

imagem de destaque

Catadores de material reciclável vinculados a 70 associações e cooperativas mineiras começaram a receber, nessa segunda-feira (17/10), o repasse de R$ 1.134.095,83, relativo aos serviços de coleta nos centros urbanos de Minas Gerais. O valor, referente ao 2º trimestre de 2022, integra as ações do Programa Bolsa Reciclagem, mantido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e deverá beneficiar diretamente 1.294 catadores de todas as regiões do estado.

Desde a retomada do programa, em 2019, já foram destinados R$ 15.484.760,29 em pagamentos por serviços ambientais prestados pelas associações e cooperativas de catadores de Minas Gerais. O valor inclui um passivo deixado pela administração anterior do Estado e foi também suficiente para regularizar os repasses relativos ao Programa.

“A valorização dos catadores sempre foi um compromisso do nosso Governo. Desde o primeiro momento, em 2019, sabíamos da importância de colocar o Bolsa Reciclagem em dia, como forma de prestigiar o serviço prestado pelos coletores de materiais recicláveis de Minas Gerais”, salienta o governador Romeu Zema.

Impacto ambiental 

Levantamento realizado pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, aponta que, apenas no 2º trimestre de 2022, 685 mil toneladas de metal, 5 milhões de toneladas de papel, 2 milhões de toneladas de plástico e outros 2 milhões de toneladas de vidro deixaram de ser encaminhados a aterros sanitários do estado devido ao trabalho de coleta realizado pelas associações e cooperativas de catadores de material reciclável.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o trabalho dos catadores contribui para gerar qualidade ambiental ao estado. “Quando a Semad assumiu o Bolsa Reciclagem, havia um passivo de pagamentos de 2017 e 2018 que ultrapassava R$ 4 milhões em débitos. Com muito trabalho e dedicação conseguimos quitar os valores pendentes e regularizar o pagamento do auxílio, garantindo mais dignidade ao importante trabalho ambiental realizado pelos catadores” destaca.

Bolsa reciclagem

O Bolsa Reciclagem é um programa que concede incentivo financeiro trimestral para cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. O objetivo é estimular a segregação, o enfardamento e a comercialização de materiais como papel, papelão, plásticos, metais, vidros e outros resíduos pós-consumo.

Podem participar da iniciativa cooperativas ou associações que estejam legalmente constituídas há mais de um ano, que tenham como cooperados ou associados somente pessoas que atuem com os materiais citados acima e que, caso tenham filhos em idade escolar, que eles estejam regularmente matriculados e frequentes em instituições de ensino.

A conta para os pagamentos leva em consideração a produção trimestral dos catadores, dando um valor para cada tipo de material coletado. A remuneração é feita a partir da quantidade e do tipo de materiais coletados nas ruas dos centros urbanos de Minas Gerais.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Way-262 intensifica ações de reparo no pavimento para a ampliar a segurança no trecho entre Uberaba e Araxá

Way-262 intensifica ações de reparo no pavimento para a ampliar a segurança no trecho entre Uberaba e Araxá

Portal Araxá 15/06/2026
EPR Triângulo executa 15 novas frentes de obras para ampliar segurança viária em rodovias nesta semana; veja cronograma

EPR Triângulo executa 15 novas frentes de obras para ampliar segurança viária em rodovias nesta semana; veja cronograma

Portal Araxá 15/06/2026
EPR Triângulo programa obras até sábado em seis rodovias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

EPR Triângulo programa obras até sábado em seis rodovias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Portal Araxá 26/05/2026
Maio Amarelo: mortes no trânsito voltam a crescer no Brasil e acende alerta para desafios estruturais e comportamentais 

Maio Amarelo: mortes no trânsito voltam a crescer no Brasil e acende alerta para desafios estruturais e comportamentais 

Portal Araxá 26/05/2026
Way-262 leva Campanha Maio Amarelo para as estradas

Way-262 leva Campanha Maio Amarelo para as estradas

Portal Araxá 14/05/2026
ANAC orienta aéreas a aceitar certidões digitais após recusas em embarques em Minas Gerais Passageiros

ANAC orienta aéreas a aceitar certidões digitais após recusas em embarques em Minas Gerais Passageiros

Portal Araxá 13/05/2026