PI 35733 – CAMPANHA CAMPANHA INSTITUCIONAL INTEGRADA
Araxá participa de encontro regional de cultura e confirma registro fotográfico original de Dona Beja
Cultura

Araxá participa de encontro regional de cultura e confirma registro fotográfico original de Dona Beja

Araxá participa de encontro regional de cultura e confirma registro fotográfico original de Dona Beja

Uma comitiva de Araxá participou do 1º Encontro Regional de Cultura e Turismo, realizado no último sábado (11), em Estrela do Sul. O evento reuniu representantes de 13 cidades, com participação de municípios de Minas Gerais e Goiás, além de pesquisadores e gestores culturais ligados à trajetória de Dona Beja. A programação teve como foco o fortalecimento da integração regional, o alinhamento histórico entre as cidades e o resgate histórico da personagem.

Entre os representantes de Araxá, participaram a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Madalena Aguiar; a coordenadora dos museus, Tatiana Ávila; e o escritor e memorialista Fabrico de Ávila. A vida de Dona Beja foi tema central das discussões. Após viver em Araxá, ela se mudou para Estrela do Sul em 1853, então chamada Bagagem, conforme destaca o consultor histórico Matheus Fernando de Oliveira.

“Após a morte da primeira filha e do genro, Dona Beja decide vir para Estrela do Sul para ficar próxima da outra filha e também investir no garimpo, que vivia o auge do período diamantífero. Ela passa a viver de forma ativa na sociedade local, investe, participa e constrói sua história também em Bagagem. É uma trajetória que não pertence a uma única cidade, mas a um conjunto de territórios que hoje precisam estar conectados para contar essa história de forma completa”, conta.

Para a historiadora Glaura Teixeira Nogueira Lima, essa conexão vai além da construção da trajetória de Anna Jacintha de São José.

“Historicamente, tanto Araxá quanto Estrela do Sul têm várias relações políticas, econômicas, sociais e culturais. Não apenas as duas, mas toda a região das Gerais. Temos um fator identitário muito forte, com hábitos e costumes semelhantes, e Dona Beja é uma dessas histórias que nos conectam. Esse tipo de encontro fortalece a troca de experiências e o compartilhamento de referências históricas, o que contribui diretamente para a preservação da memória e também o desenvolvimento cultural e econômico da região”.

Divulgação


Foto histórica

Um dos pontos altos da visita a Estrela do Sul foi a apresentação de documentos históricos de Dona Beja, que ajudam a consolidar sua trajetória. Entre eles, a confirmação da única fotografia conhecida da personagem, registrada em abril de 1883, poucos meses antes de sua morte, em dezembro do mesmo ano. A foto se encontra na Casa de Cultura da cidade. Segundo o jornalista e organizador do encontro, Pedro Divino Rosa (Pedro Popó), esse material representa um avanço importante no processo de resgate histórico.

“O nosso objetivo foi resgatar e levar ao debate a verdadeira história da Dona Beja, porque o que se popularizou ao longo do tempo foi muito mais o mito e a ficção. E aqui nós conseguimos reunir documentos concretos que comprovam essa história. Entre eles, a escritura da ponte construída por ela sobre o Rio da Bagagem, que foi um documento original preservado por uma moradora e doado para esse trabalho, a cama onde ela morreu, que está em processo de retorno para Estrela do Sul, e principalmente a fotografia original, que é um registro extremamente raro. Essa foto foi doada por uma tataraneta dela, chamada Maria do Rosário”, conta.

A presidente da FCCB, Madalena Aguiar, destaca a importância da participação de Araxá no encontro e os avanços obtidos. “Participar deste encontro juntamente com outras cidades como Estrela do Sul foi muito importante para o alinhamento histórico. Nessa visita confirmamos a existência da única foto de Dona Beja, além de termos acesso à certidão de óbito, que foi emitida em 2024, e que em breve teremos suas cópias no acervo do Museu Dona Beja. Com certeza a gente sai do evento com novas ideias para fortalecer a cultura de Araxá”.

Divulgação

Para a descendente direta de Dona Beja, a tataraneta Iara Maria Jacob, o encontro representa um passo importante para a unificação histórica. “Dona Beja teve uma vida em Araxá e outra em Estrela do Sul, e por muito tempo essas histórias foram contadas de forma separada. Agora, com essa integração, conseguimos construir uma narrativa única, mais completa e mais fiel à realidade. Isso é importante não só para a cultura, mas também para a nossa família e para todos que se interessam por essa história”.

Além do resgate histórico, o encontro também abriu espaço para propostas de cooperação entre os municípios, com foco no fortalecimento do turismo cultural e na valorização da identidade regional. A expectativa é de que novas ações conjuntas sejam realizadas, incluindo a possibilidade de um próximo encontro em Araxá.

Move – Pilates
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Fliaraxá chega à 14ª edição  com o tema “Meu Lugar no Mundo”

Fliaraxá chega à 14ª edição  com o tema “Meu Lugar no Mundo”

Portal Araxá 30/03/2026
Centro de Referência da Cultura Negra amplia ações e reforça valorização da história afro em Araxá

Centro de Referência da Cultura Negra amplia ações e reforça valorização da história afro em Araxá

Portal Araxá 23/03/2026
Araxá celebra talento literário: Catia Lemos Melo Zema será homenageada com comenda nacional em Salvador

Araxá celebra talento literário: Catia Lemos Melo Zema será homenageada com comenda nacional em Salvador

Portal Araxá 19/03/2026
Festival das Estações leva cultura, lazer e sustentabilidade ao Barreiro neste fim de semana

Festival das Estações leva cultura, lazer e sustentabilidade ao Barreiro neste fim de semana

Portal Araxá 19/03/2026
Sistema Fecomércio MG abre inscrições para a 8ª edição do Sesc Movimenta

Sistema Fecomércio MG abre inscrições para a 8ª edição do Sesc Movimenta

Portal Araxá 17/03/2026
Novela sobre Dona Beja estreia em TV aberta e leva o nome de Araxá para todo o Brasil

Novela sobre Dona Beja estreia em TV aberta e leva o nome de Araxá para todo o Brasil

Portal Araxá 05/03/2026