Evento é gratuito e ocorre dentro da Copa Internacional de Mountain Bike
A segunda noite do Araxá Festival – Jazz e Blues promete manter o alto nível das apresentações desta edição. Neste sábado (29), o palco montado no Parque do Barreiro recebe três atrações que transitam entre o jazz tradicional, os ritmos latinos e o blues. A programação, que ocorre paralelamente à Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB), busca integrar o público esportivo e os amantes da música instrumental em um mesmo espaço.
A primeira apresentação do dia fica por conta da Uberland Street Band (17h), que traz a tradição do jazz Dixieland, remetendo às bandas de rua de Nova Orleans. Em seguida, às 18h, o Pedro Amui Quarteto apresenta o show Sangue Latino, com repertório voltado para bolero, rumba e salsa. A noite se encerra com o show da Blues Beatles (19h30), banda que mistura os clássicos do quarteto de Liverpool com arranjos de blues, conquistando fãs no Brasil e no exterior.
A entrada é gratuita. O festival segue até as 21h

Local: Parque do Barreiro, Araxá – dentro da programação da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) Datas: 28 e 29 de março de 2025 Horário: a partir das 17h. Evento gratuito, acessível e livre para todos os públicos
Primeira noite
A estreia do festival, nesta sexta-feira (28), foi marcada por apresentações que passaram pelo jazz de rua, o ska e o blues. O evento começou com a Bejazz Street Band, grupo itinerante que levou a sonoridade das fanfarras de Nova Orleans para o Parque do Barreiro. Na sequência, o Mikael Saravá Sexteto apresentou um tributo à banda jamaicana Skatalites, animando o público com uma fusão entre ska e jazz. O encerramento ficou por conta do Tiago Martins Quarteto, que recebeu o guitarrista Tarcísio Moura para um show repleto de clássicos do blues e do jazz.
O público aprovou a primeira noite de festival. Para Maria de Fátima Oliveira, advogada que veio de Ipatinga, a experiência foi positiva. “Achei este espaço maravilhoso, muito organizado. A música é de muita qualidade, um estilo que eu gosto muito”, afirmou.
Músico e uma das atrações da sexta-feira, Mikael Saravá destacou a importância da união entre esporte e cultura. “Achei essa junção de música e esporte muito interessante. Vejo que, apesar das diferenças, eles se agrupam porque fomentam a cultura do mountain bike e da música instrumental. Foi gratificante participar trazendo nossa sonoridade neste projeto”, disse.
Programação musical
SÁBADO – 29 DE MARÇO
17h – 18h | Uberland Street Band
18h – 19h | Pedro Amui Quarteto – Sangue Latino
19h30 – 21h | Blues Beatles – Uma fusão entre o blues e os clássicos dos Beatles
Sobre o Araxá Festival
Esta é a segunda edição do Araxá Festival – Jazz e Blues. Em 2023, o evento também levou música de qualidade à Copa Internacional de Mountain Bike e foi um sucesso. Segundo a organização, a iniciativa de incluir o Araxá Festival – Jazz e Blues dentro da programação da CiMTB reforça a vocação da cidade para sediar grandes eventos culturais e esportivos.
O festival é realizado pela Moinho Cultural e conta com o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, além do apoio da CiMTB. A entrada em ambos os eventos é gratuita.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
|
|
Facebook
Twitter
Google+
YouTube