GIGA+
Araxá vacina crianças de 5 a 11 anos
Saúde

Araxá vacina crianças de 5 a 11 anos

Araxá vacina crianças de 5 a 11 anos

Araxá vacina crianças de 7 e 8 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente nesta quarta; confira outras etapas

A Prefeitura de Araxá realiza a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para crianças de 7 e 8 anos sem comorbidades. A vacinação acontece na Uninordeste e Unicentro, das 8h às 16h, nesta quarta (2). O cronograma também contempla a imunização de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Para receber o imunizante contra a Covid-19, a criança não pode ter recebido qualquer tipo de vacina nos últimos 15 dias e é imprescindível a apresentação do cartão de vacina.

Documentos necessários

No momento da vacinação é necessário levar a cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão de Vacina e do Cartão do SUS (se tiver).

Para crianças com comorbidades, deve ser apresentado também um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.

O responsável por acompanhar a criança no ato da aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

Lista de comorbidades

Para crianças com comorbidades, a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 será é aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes comorbidades:

– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensa
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita no adulto
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de down
– Cirrose hepática

Pais ou responsáveis

Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível no link “Protocolos Covid-19” > “Termo de Autorização de Acompanhante – Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial ( www.araxa.mg.gov.br ).

Imunização na Unisa

1ª dose (12+)

A Prefeitura de Araxá realiza a repescagem da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos com e sem comorbidades (adolescentes, adultos e idosos) entre quarta (2) a sexta-feira (4), das 8h às 16h, na Unisa.

3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão

A Secretaria Municipal de Saúde aplica a 3ª dose (adicional) contra a Covid-19 para pacientes com alto grau de imunossupressão. A imunização acontece na Unisa, das 8h às 16h, também de quarta (2) a sexta-feira (4). De acordo com o Ministério da Saúde, para receber a dose adicional, pessoas com imunossupressão grave devem ter recebido a 2ª dose há pelo menos 28 dias.

No momento da vacinação, são exigidos os seguintes documentos: cópia (xerox) dos documentos pessoais (RG e CPF), Cartão de Vacina e laudo médico atualizado comprovando a condição clínica.

Cronograma

Uninordeste e Unicentro

Crianças de 7 e 8 anos sem comorbidades – UNICENTRO E UNINORDESTE
Dia e horário: 2 de fevereiro (quarta) – 8h às 16h

Documentos necessários: cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão de Vacina e do Cartão do SUS (se tiver).

O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

Crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente – UNICENTRO E UNINORDESTE
Dia e horário: 2 de fevereiro (quarta) – 8h às 16h

Documentos necessários: cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, o Cartão de Vacina e do Cartão do SUS (se tiver). Apresentar ainda um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.

O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

UNISA

Repescagem 1ª dose pessoas a partir de 12 anos (adolescentes, adultos e idosos) com e sem comorbidades – UNISA
Período: 2 a 4 fevereiro (quarta a sexta) – 8h às 16h

Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver) e Cartão de Vacina. A vacinação para adolescentes deve ter a presença de um acompanhante.

3ª dose (dose adicional) para pacientes com alto grau de imunossupressão – UNISA
Período: 2 a 4 fevereiro (quarta a sexta) – 8h às 16h

Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais (RG e CPF), Cartão de Vacina e laudo médico atualizado comprovando a condição clínica.

CRESOL – Agosto
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Prefeitura de Araxá inicia vacinação antirrábica na zona rural no dia 31 de agosto

Prefeitura de Araxá inicia vacinação antirrábica na zona rural no dia 31 de agosto

Portal Araxá 20/08/2026
Semana da Saúde da Mulher amplia cuidado e acolhimento nas unidades de saúde de Araxá

Semana da Saúde da Mulher amplia cuidado e acolhimento nas unidades de saúde de Araxá

Portal Araxá 17/08/2026
Praça da Família oferece aulas gratuitas de alongamento às sextas-feiras

Praça da Família oferece aulas gratuitas de alongamento às sextas-feiras

Portal Araxá 17/08/2026
Saúde não se constroi de uma vez: pequenos hábitos podem transformar a qualidade de vida

Saúde não se constroi de uma vez: pequenos hábitos podem transformar a qualidade de vida

Portal Araxá 17/08/2026
Skinorexia: quando o cuidado com a pele deixa de ser saudável

Skinorexia: quando o cuidado com a pele deixa de ser saudável

Portal Araxá 14/08/2026
Como escolher o calçado adequado para as crianças: conforto, segurança e desenvolvimento dos pés

Como escolher o calçado adequado para as crianças: conforto, segurança e desenvolvimento dos pés

Portal Araxá 12/08/2026