Mais do que adrenalina nas trilhas, a Copa do Mundo de Mountain Bike também deixou uma marca verde em Araxá. Em uma ação simbólica e de grande valor ambiental, atletas, organizadores e parceiros do evento se reuniram na pista de XCO do bairro Belvedere, nesta terça-feira (8), para o plantio de 100 mudas de árvores do Cerrado como compensação das emissões de carbono geradas pela realização do evento.
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araxá, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA), Casa do Pequeno Jardineiro, Warner Bros, Associação de Ciclismo e Esporte de Aventura de Araxá (ACEAA) e a União Ciclística Internacional (UCI). A estimativa de plantio foi definida a partir de um cálculo técnico das emissões, considerando desde o transporte aéreo até a logística local do evento.
Entre os participantes estavam os brasileiros Gustavo Xavier e Alex Malacarne, os atletas chilenos Ignacio Gallo e Catalina Vidaurre e o argentino Agustin Duran. “Deixar uma árvore com meu nome plantada aqui é muito simbólico. Toda vez que eu voltar a Araxá, quero ver como ela cresceu”, disse Alex Malacarne, que foi um dos destaques brasileiros na competição.
O chileno Ignacio Gallo também destacou o gesto. “A gente vive esse esporte na natureza, então é muito especial plantar uma árvore em um país que amo e levo no coração. Já mandei foto para minha família”, comentou.
Para o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, a ação vai além da compensação ambiental. “Esse plantio reforça o cuidado com nossas áreas verdes e promove a educação ambiental, mostrando que é possível aliar grandes eventos com sustentabilidade”, afirmou.
A escolha da pista de XCO do Belvedere não foi por acaso. O espaço é frequentado por atletas e amantes do esporte ao longo do ano, e agora ganhará ainda mais vida com as mudas plantadas.
“Nosso objetivo sempre foi fazer com que a Copa do Mundo deixasse um legado. Essa é uma das várias ações que mostram que o evento vai além da competição. Ele inspira, transforma e planta futuro”, destacou o organizador da competição, Rogério Bernardes.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube