Braminvest 2027 quer colocar o Brasil no radar global dos investimentos em mineração
Economia

Braminvest 2027 quer colocar o Brasil no radar global dos investimentos em mineração

Braminvest 2027 quer colocar o Brasil no radar global dos investimentos em mineração

Evento será realizado em Goiânia no final do ano e promoverá rodadas de negociação de ativos minerários, com foco em ouro, cobre, níquel e terras raras

Quando a demanda por minerais estratégicos ganha protagonismo na transição energética e no redesenho das cadeias globais de suprimentos, o Brasil se movimenta para ocupar um espaço mais relevante nesse cenário. É com essa proposta que surge o Braminvest 2027, evento que será realizado em Goiânia no final do ano, com o objetivo de conectar investidores internacionais a oportunidades concretas no setor mineral latino-americano.

Mais do que uma conferência, o encontro se apresenta como uma plataforma estruturada de negócios. “O Braminvest 2027 é o maior hub de negócios de mineração da América Latina, conectando investidores globais a ativos minerários validados. Nosso objetivo é promover parcerias estratégicas e rodadas de negócios para impulsionar o setor mineral na região”, afirma Wilson Borges, CEO da Expert Brasil Mining, realizadora do evento.

A escolha de Goiânia como sede não é casual. Inserida em uma das regiões mais promissoras da mineração brasileira, a capital goiana funciona como porta de entrada para um cinturão mineral relevante, com presença de ouro, níquel e outros recursos de alto valor. “Goiânia é um polo estratégico da mineração brasileira, com proximidade a depósitos ricos em ouro, níquel e outros minerais. A localização facilita o networking entre players locais e internacionais, maximizando oportunidades reais”, destaca Borges.

A proposta do Braminvest é clara: reduzir distâncias entre capital e projetos. Para isso, o evento aposta em um formato que combina conteúdo técnico, acesso a financiamento e, principalmente, interação direta entre investidores e detentores de ativos. “Os participantes terão acesso a palestras sobre negócios na mineração, linhas de crédito inovadoras e rodadas exclusivas de negociação de bens minerais, além de conhecer muitas oportunidades de investimento no setor. É o lugar ideal para fechar deals e explorar o potencial da América Latina”, completa o executivo.

Na mesma linha, Getúlio Faria, presidente executivo do Braminvest, reforça o caráter prático da iniciativa. “O Braminvest será uma grande plataforma de negócios na mineração, que vai conectar o capital nacional e internacional com ativos minerários qualificados que buscam investimento para viabilizar a operação. Além disso, teremos rodadas de negócios onde ocorrerá a compra e venda de bens minerários”, explica.

A expectativa dos organizadores é que o evento contribua diretamente para destravar projetos que hoje esbarram na falta de funding, especialmente em segmentos considerados estratégicos. “Nossa expectativa é que o evento traga impactos positivos na viabilização de projetos de mineração que precisam de investimentos para se tornarem realidade, com a negociação de ativos de alto potencial como ouro, cobre, terras raras e outros minerais estratégicos”, afirma Faria. Segundo ele, o movimento também reforça o posicionamento do país no cenário global: “O Braminvest posiciona o Brasil como hub de investimentos, gerando empregos e impactos econômicos e sociais relevantes onde os projetos minerários serão implementados”.

Para investidores estrangeiros, o diferencial está na curadoria dos projetos apresentados. A organização promete um ambiente de negócios com maior previsibilidade e qualidade de informação, reduzindo riscos típicos de operações em estágio inicial. “O Braminvest será uma grande vitrine de oportunidades em ativos minerais que passarão por um rigoroso processo de curadoria, para que sejam apresentadas nas negociações apenas aquelas aptas a receber investimentos, com informações robustas que justifiquem os aportes”, ressalta Faria. E conclui: “É a oportunidade de diversificar portfólios com ativos minerais latino-americanos de baixo risco e alto rendimento”.

 

Economia

Mais notícias da Categoria Economia

Cooperativas respondem por 15,9% do PIB de Minas Gerais

Cooperativas respondem por 15,9% do PIB de Minas Gerais

Portal Araxá 10/06/2026
“Uma honra e um momento inesquecível”: alunas do CSD passam a integrar Academia Juvenil de Letras

“Uma honra e um momento inesquecível”: alunas do CSD passam a integrar Academia Juvenil de Letras

Portal Araxá 26/05/2026
Inovação no mercado de trabalho é tema de evento em Araxá

Inovação no mercado de trabalho é tema de evento em Araxá

Portal Araxá 18/05/2026
Prazo para entrega do IR termina em 29 de maio e 2,2 milhões de mineiros ainda não enviaram a declaração

Prazo para entrega do IR termina em 29 de maio e 2,2 milhões de mineiros ainda não enviaram a declaração

Portal Araxá 12/05/2026
Araxá fica no centro da conversa sobre o novo momento dos consórcios e especialista mostra como crescer sem sufocar o caixa

Araxá fica no centro da conversa sobre o novo momento dos consórcios e especialista mostra como crescer sem sufocar o caixa

Portal Araxá 18/03/2026
Saúde e o fim da jornada 6×1

Saúde e o fim da jornada 6×1

Portal Araxá 25/02/2026