Cadastro Escolar 2024: hoje é o último dia de inscrições para vagas remanescentes
Educação

Cadastro Escolar 2024: hoje é o último dia de inscrições para vagas remanescentes

Cadastro Escolar 2024: hoje é o último dia de inscrições para vagas remanescentes

Interessados devem acessar o site para tentar uma das vagas disponíveis de acordo com o zoneamento

imagem de destaque

Atenção pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para realizar o Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino de Minas Gerais. O período de inscrições para as vagas remanescentes termina nesta sexta-feira (2/2). Essa é a última chance para os estudantes mineiros garantirem uma vaga escolar para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br para tentar mais uma oportunidade.

Deve se inscrever no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não oferecerá em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Além disso, estão disponíveis vagas para quem estiver interessado em ingressar na Educação Profissional, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou Integral Profissional. Todas as orientações podem ser consultadas na Resolução SEE nº Nº 4.917/2023.

Documentação

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:

– Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;

– CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

– Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

– Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;

– Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou

– Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Educação profissional 

Dentre as vagas remanescentes à disposição, estão as direcionadas para os cursos da educação profissional oferecidos dentro das escolas estaduais. Ao todo, 662 escolas do estado disponibilizam 38 cursos distintos para os estudantes que desejam garantir um passo a mais em sua qualificação.

Administração, agronegócio,recursos humanos, agente comunitário de saúde, enfermagem, logística e informática são apenas algumas das diversas opções à disposição dos estudantes mineiros.

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Colégio São Domingos conquista o primeiro lugar no Enem 2025 em Araxá

Colégio São Domingos conquista o primeiro lugar no Enem 2025 em Araxá

Portal Araxá 10/07/2026
Prefeitura de Araxá integra mobilização que antecedeu a aprovação da transformação do CEFET-MG em universidade federal

Prefeitura de Araxá integra mobilização que antecedeu a aprovação da transformação do CEFET-MG em universidade federal

Portal Araxá 10/07/2026
Prouni 2026: Minas Gerais terá 59,2 mil bolsas no 2º semestre

Prouni 2026: Minas Gerais terá 59,2 mil bolsas no 2º semestre

Portal Araxá 09/07/2026
Férias para os filhos, estresse para os pais: como enfrentar os desafios da rotina durante o recesso escolar

Férias para os filhos, estresse para os pais: como enfrentar os desafios da rotina durante o recesso escolar

Portal Araxá 08/07/2026
Professor e advogado araxaense assume a Diretoria Executiva da Uniube Araxá

Professor e advogado araxaense assume a Diretoria Executiva da Uniube Araxá

Portal Araxá 01/07/2026
Senac Araxá realiza 2ª edição do SenacPro com estudantes da Escola Estadual Vasco Santos

Senac Araxá realiza 2ª edição do SenacPro com estudantes da Escola Estadual Vasco Santos

Portal Araxá 29/06/2026