GIGA+Fibra
Cemig alerta para cuidados com a instalação de enfeites de Natal
Empresarial

Cemig alerta para cuidados com a instalação de enfeites de Natal

Cemig alerta para cuidados com a instalação de enfeites de Natal

População deve ter máxima atenção para evitar acidentes envolvendo energia elétrica

imagem de destaque

Com a chegada do fim de ano, muitas famílias aproveitam para enfeitar as fachadas dos imóveis, jardins e árvores para celebrar o Natal. Para que tudo seja feito com segurança, a Cemig destaca medidas importantes para evitar acidentes envolvendo choques elétricos e curtos-circuitos, que podem causar incêndios e outros danos.

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. Técnica de Segurança do Trabalho da Cemig, Geziane Calixto alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 metro da rede elétrica, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

“Uma das principais orientações é instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instalada no chão, uma dica é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos”, orienta a especialista.

A fixação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando as gambiarras.

“São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou Ts) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio”, ressalta.

Ela destaca ainda que os enfeites luminosos devem ser de boa procedência e que obedeçam a todos os requisitos técnicos de segurança.

“As pessoas devem adquirir produtos com o selo Inmetro de qualidade. Dessa forma, eles terão a garantia de que os equipamentos foram testados e são seguros. Os produtos sem procedência ou paralelos são um risco e podem causar incêndios ou choque elétrico e por isso são mais baratos. É uma economia que não vale à pena”, alerta a especialista da Cemig.

Outra recomendação é que os enfeites luminosos não podem ser muito antigos. Pelo fato de ficarem muito tempo guardados, o cabeamento pode apresentar problemas de desgaste no isolamento e provocar curto-circuito.

Rede de distribuição

Em caso de instalações em fachadas das residências, principalmente aquelas com mais de um pavimento, deve-se observar uma distância mínima de um 1,5 metro em relação à rede elétrica.

“Além disso, os enfeites devem ficar bem afixados para não se desprenderem em caso de ventania e não se projetem sobre a fiação de rede elétrica, causando acidentes”, reforça Geziane Calixto.

A especialista em Segurança do Trabalho também alerta que é proibido afixar qualquer enfeite em postes ou estruturas da Cemig.

Cresol – Novembro/Dezembro
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

COP30: Cresol apresenta cases e anuncia projeto de microfinanças com DEG Impulse

COP30: Cresol apresenta cases e anuncia projeto de microfinanças com DEG Impulse

Portal Araxá 19/11/2025
CBMM abre inscrições para Programa Trainee 2026 

CBMM abre inscrições para Programa Trainee 2026 

Portal Araxá 11/11/2025
Cresol conecta visitantes a bons negócios na Semana Internacional do Café

Cresol conecta visitantes a bons negócios na Semana Internacional do Café

Portal Araxá 05/11/2025
Sustentabilidade, reforma tributária e inovação pautam o segundo dia do Congresso da Federaminas em Araxá

Sustentabilidade, reforma tributária e inovação pautam o segundo dia do Congresso da Federaminas em Araxá

Portal Araxá 31/10/2025
Começa em Araxá o maior encontro empresarial de Minas Gerais

Começa em Araxá o maior encontro empresarial de Minas Gerais

Portal Araxá 30/10/2025
Inscrições para programa de estágio técnico da Mosaic seguem até 3 de novembro

Inscrições para programa de estágio técnico da Mosaic seguem até 3 de novembro

Portal Araxá 28/10/2025