CRESOL – Abril 2026
Circuito Respire irá unir Yoga e Acroyoga no Barreiro, em Araxá
Saúde

Circuito Respire irá unir Yoga e Acroyoga no Barreiro, em Araxá

Circuito Respire irá unir Yoga e Acroyoga no Barreiro, em Araxá

Evento irá acontecer neste domingo (28) no Complexo do Barreiro. Atividades são gratuitas

Juliano Guerra/Narrassa Filmes

Com o objetivo de levar o bem-estar às pessoas através da respiração e de exercícios físicos, uma professora de yoga e outra de pilates se juntaram para realizar o Circuito Respire, em Araxá. O evento irá acontecer neste domingo (28), às 9h na Lagoa Norte do Barreiro e é aberto ao público. Esta será a primeira fase do circuito que terá aulas de Ashtanga Vinyasa Yoga e AcroYoga.

De acordo com instrutora de Ashtanga Yoga, Débora Melo, a ideia é levar as duas práticas para que as pessoas conheçam os benefícios de cada uma delas. A responsável pelo pilates e pelo Acroyoga, Lorena Guimarães, concorda e afirma que este também é um trabalho para conscientizar sobre a importância de as pessoas tirarem um tempo para o bem-estar.

Segundo Débora, o Circuito Respire irá oferecer às pessoas algo diferente do convencional, uma oportunidade delas se conectarem com a natureza e com elas mesmas. “Como as duas aulas serão no Barreiro, um lugar com árvores, água e com a energia do bem-estar, tenho certeza que as pessoas que participarem vão perceber a conexão entre elas mesmas, elas com as outras pessoas e elas com a natureza”, disse.

Para Lorena, a rotina de trabalho e a espera constante pelo descanso, faz com que muita gente deixe de perceber que descanso também pode ser com uma prática de exercício que trabalhe além do corpo, a alma e a mente. “Muitas vezes o que afasta as pessoas de um exercício físico é elas terem tentado outras modalidades e não terem se identificado. A gente percebe que o Yoga e o Pilates são práticas democráticas, que dão oportunidades para todos os perfis”, comentou.

Studio Lorena Guimarães/Divulgação

Circuito Respire

O Circuito Respire acontecerá em quatro fases. A primeira será neste domingo, no Complexo do Barreiro abordando o Yoga e Acroyoga. A segunda em junho e terá como foco o Yoga e o Treinamento Funcional. A terceira será em julho e irá ressaltar também o Yoga e o Pilates. A quarta fase, fechando o circuito, acontecerá em agosto. As datas e locais ainda serão definidos. Todas as atividades serão realizadas em lugares públicos e são gratuitas. O projeto também conta com colaboradores que apoiam as atividades.

Acroyoga

O Acroyoga é uma fusão do Yoga com o universo acrobático. As aulas serão ministradas pela fisioterapeuta, instrutora de Pilates e Acroyoga, Lorena Guimarães. Formada pela Acrobrasil, Lorena explica que a atividade é realizada com, no mínimo, três pessoas. “Uma é a base, a outra é o elemento voador e a outra é o anjo. A atividade vai além da prática física, pois não treina apenas o nosso corpo, mas nossas mentes e corações. Ensina muito sobre dar e receber, companheirismo, amizade, amor e espírito em equipe”, afirmou.

Ashtanga Vinyasa Yoga

O Ashtanga Vinyasa é outra vertente do Yoga. A prática trabalha uma sequência de posturas aliada à respiração. De acordo com a professora Débora Melo, a prática contínua traz uma mudança física e espiritual. “O Ashtanga é uma atividade que a medida que você vai praticando, você vai adquirindo mais posturas. Então, como tudo na vida, é necessária disciplina para que consigamos avançar. No Circuito Respire vamos dar uma introdução do que é trabalhado e estarei à disposição para esclarecimentos”, comentou.

Serviço: Circuito Respire

Data: 28 de maio

Local: Lagoa Norte do Complexo do Barreiro, próximo à igreja.

Horário: 9h

Evento gratuito

 

CDK – Permuta
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Prefeitura de Araxá promove ação especial com serviços de saúde gratuitos nesta sexta (17)

Prefeitura de Araxá promove ação especial com serviços de saúde gratuitos nesta sexta (17)

Portal Araxá 15/04/2026
Dia Mundial da Saúde: o papel do Pilates na promoção da qualidade de vida e na prevenção de doenças

Dia Mundial da Saúde: o papel do Pilates na promoção da qualidade de vida e na prevenção de doenças

Portal Araxá 06/04/2026
Unidades de saúde de Araxá promovem ações do Abril Azul com foco na conscientização sobre o autismo

Unidades de saúde de Araxá promovem ações do Abril Azul com foco na conscientização sobre o autismo

Portal Araxá 01/04/2026
Yvely Iunes Akel é eleita a primeira mulher presidente da Unimed Araxá

Yvely Iunes Akel é eleita a primeira mulher presidente da Unimed Araxá

Portal Araxá 01/04/2026
Secretaria de Saúde convoca população para atualização de cadastros do SUS

Secretaria de Saúde convoca população para atualização de cadastros do SUS

Portal Araxá 31/03/2026
Transtorno bipolar afeta oito milhões de brasileiros e exige atenção ao diagnóstico e tratamento

Transtorno bipolar afeta oito milhões de brasileiros e exige atenção ao diagnóstico e tratamento

Portal Araxá 28/03/2026