Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança edital para edição de 2026 do Prêmio Sesc de Literatura
Iniciativa premiará autores estreantes nas categorias Romance, Conto e Poesia; inscrições encerram no dia 3 de março (terça-feira)
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança edital para edição de 2026 do Prêmio Sesc de Literatura. O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país voltado a escritores inéditos, estará com inscrições abertas entre 2 de fevereiro a 2 de março de 2026. Podem ser inscritas obras ainda não publicadas nas categorias Romance, Conto e Poesia. Os vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$30 mil cada. Também serão concedidas menções honrosas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo finalistas na premiação. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.sesc.com.br/premiosesc.
O processo de seleção dos trabalhos inscritos é realizado por comissões julgadoras compostas por renomados críticos literários, escritores e editores, de diferentes regiões do país. O júri avalia os textos sem ter conhecimento da identidade dos autores, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise das comissões julgadoras, que fazem a seleção pelo mérito literário, com soberania sobre a decisão final.
O resultado será divulgado em agosto e os vencedores vão ser apresentados ao público em uma cerimônia com noite de autógrafos no fim do ano. Após a publicação, os livros serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc, em todas as regiões do país. Os escritores participarão, ainda, de bate-papos e mesas-redondas em eventos culturais promovidos pelo Sesc ao longo de 2027.
Premiação
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou ao mercado editorial 43 novos autores. Em 2025, os vencedores foram Marcus Groza (SP), com o romance Goiás; Leonardo Piana (MG), com o livro de poemas Escalar Cansa; e Abáz (BA), com a coletânea de contos Massaranduba. Na edição de 2019, o mineiro João Gabriel ganhou na categoria contos com a obra “O Doce e o Amargo”.
Vale ressaltar que o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, desenvolve outras iniciativas na área da literatura, como a implementação do Sesc Conecta nas unidades de Poços de Caldas (MG) e Contagem (MG), além do apoio e participação em eventos como Flipoços e Arte da Palavra.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube