Equipe retorna do Projeto Rondon com grandes resultados
Educação

Equipe retorna do Projeto Rondon com grandes resultados

Equipe retorna do Projeto Rondon com grandes resultados

Estudantes do UNIARAXÁ realizaram diversas atividades em prol do desenvolvimento de Regeneração (PI)

 

Após quinze dias de trabalho intenso, a Equipe de Rondonistas do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) retornou do Projeto Rondon, trazendo grandes experiências e muito aprendizado. Alunos e professores da Instituição participaram da Operação Parnaíba, no município de Regeneração (PI) – distante 140 quilômetros da capital Teresina. Lá, os Rondonistas desenvolveram diversas atividades em prol do desenvolvimento da comunidade local. Por meio da capacitação de multiplicadores da cidade, os trabalhos continuarão a serem desenvolvidos; garantindo, assim, benefícios permanentes.

Entre os últimos dias 17/01 e 03/02, os Rondonistas realizaram oficinas e atividades culturais, dentro dos eixos propostos no Conjunto B, desta edição do Projeto: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Ao todo, foram 32 oficinas, que geraram mais de 550 certificados. Sete escolas públicas e três comunidades rurais do município, também, receberam as atividades.

Dentre as atividades que mais se destacaram estão: Doação de 68 mudas de árvores; Sarau Cultural; Festival Multicultural; Plano de Saneamento Básico (cujo público alvo foram gestores do município); Oficina “Como se destacar no Mercado de Trabalho”; Oficina “Conhecendo o Plano de Negócios”; Capacitação em Informática Básica; Oficinas relacionadas ao Meio Ambiente; Educação no Trânsito; Gincanas sobre Educação Ambiental, com distribuição de 90 cartilhas sobre o assunto.

Outro trabalho que se destacou foi a reativação da horta de duas escolas e uma oficina, com dicas sobre o plantio e a manutenção das hortaliças em outro colégio – que já utilizava a horta. Foi feita, também, a análise da qualidade ambiental da nascente do rio que passa pelo município. Os Projetos de Fossa Séptica e a construção de coletor de água de chuva foram deixados em uma escola e servirão de modelo para os estudantes de outras Instituições de Ensino.

O trabalho dos Rondonistas araxaenses teve grande importância na cidade.  “O trabalho ganhou muito destaque, tanto que tivemos um espaço na Rádio Comunitária (Tribuna FM) para falar sobre a Operação”, conta a Professora e Coordenadora da Equipe, Karina da Costa Souza. “Ficamos hospedados no Sindicato dos Professores (as duas Equipes, UNIARAXÁ e UNICRUZ, além do “Anjo” – o militar, Sargento Odair). Tivemos transporte (micro-ônibus) à disposição para os deslocamentos. Alimentação e água mineral; também, foram por conta do município. O dono de uma padaria levava o café da manhã no Sindicato todos os dias; e, as refeições eram feitas em um pequeno restaurante”, compartilha a Professora.

 

Sobre o Projeto Rondon

Trata-se de uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com outros Ministérios (Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros), governos estaduais e municipais e Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, que enviam às Operações Equipes de estudantes e professores de Cursos que estejam dentro dos eixos, propostos para a edição. Hoje, o Projeto Rondon é o maior projeto de extensão universitária do país.

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Colégio São Domingos conquista o primeiro lugar no Enem 2025 em Araxá

Colégio São Domingos conquista o primeiro lugar no Enem 2025 em Araxá

Portal Araxá 10/07/2026
Prefeitura de Araxá integra mobilização que antecedeu a aprovação da transformação do CEFET-MG em universidade federal

Prefeitura de Araxá integra mobilização que antecedeu a aprovação da transformação do CEFET-MG em universidade federal

Portal Araxá 10/07/2026
Prouni 2026: Minas Gerais terá 59,2 mil bolsas no 2º semestre

Prouni 2026: Minas Gerais terá 59,2 mil bolsas no 2º semestre

Portal Araxá 09/07/2026
Férias para os filhos, estresse para os pais: como enfrentar os desafios da rotina durante o recesso escolar

Férias para os filhos, estresse para os pais: como enfrentar os desafios da rotina durante o recesso escolar

Portal Araxá 08/07/2026
Professor e advogado araxaense assume a Diretoria Executiva da Uniube Araxá

Professor e advogado araxaense assume a Diretoria Executiva da Uniube Araxá

Portal Araxá 01/07/2026
Senac Araxá realiza 2ª edição do SenacPro com estudantes da Escola Estadual Vasco Santos

Senac Araxá realiza 2ª edição do SenacPro com estudantes da Escola Estadual Vasco Santos

Portal Araxá 29/06/2026