PMA – 2025 (ABRIL)
Fernanda Castelha propõe construção de UPA Infantil em Araxá
Política

Fernanda Castelha propõe construção de UPA Infantil em Araxá

Fernanda Castelha propõe construção de UPA Infantil em Araxá

A vereadora Fernanda Castelha (PSL), apresentou hoje (27), indicação à Prefeitura de Araxá propondo a construção de Unidade de Pronto Atendimento para atendimento exclusivo a crianças: a UPA Infantil. A solicitação visa melhorar a qualidade do atendimento de crianças e adolescentes do município, de maneira separada dos demais atendimentos de urgência que atualmente são realizados sem distinção de faixa etária. A proposta é evitar que as crianças e adolescentes, que têm um sistema imunológico mais frágil, fiquem expostos por muitas horas na unidade de saúde, atendendo o que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Crianças estão ficando mais de seis horas à espera de um atendimento na UPA. Vários usuários se queixam de ter que pagar, mesmo que sem condições, uma consulta particular para não prolongarem o sofrimento de seus filhos. Muitos mencionam que preferem medicar por conta própria seus filhos e retornam para suas residências em razão da longa e cansativa espera”, lamentou a vereadora.

Fernanda ressaltou que a sensibilidade de uma criança à dor, bem como seu nível de compreensão da mesma, é bem menor que a de um adulto, frisando que o tratamento deve ser dado de forma desigual. “Meu pedido é pautado ainda no princípio da isonomia que pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”, disse a parlamentar.

A vereadora Fernanda Castelha sugeriu que, se não houver possibilidade de construir uma unidade de saúde exclusivamente infantil, que a Prefeitura destine um espaço específico na UPA, com plantão 24 horas, para as crianças e adolescentes.
VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL NA ZONA URBANA DE ARAXÁ

A vereadora Fernanda Castelha também solicitou ao Poder Executivo a necessidade de se realizar a imunização antirrábica de cães e gatos na zona urbana do município de Araxá. “A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamífero, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%”, justificou a vereadora. “As principais formas de transmissão da raiva são por mordidas, arranhões e secreções de animais contaminados. A doença atinge principalmente o sistema nervoso central de animais infectados pelo vírus transmissor, provocando agressividade repentina e dificuldade em ingerir alimentos ou água. Devido à facilidade da contaminação, a vacina é tão importante”, disse Fernanda. A imunização de cães e gatos é uma questão de segurança para os próprios animais e para todos que convivem com ele. Nosso município foi abastecido pelo Governo do Estado com doses de vacina antirrábica somente na proporção referente a zona rural, área que acreditam ser mais propensa a propagação do vírus. Porém, não podemos nos esquecer da zona urbana. O vírus existe e a imunização é uma questão de saúde pública, frisou.

“A cidade de Araxá dispõe de recursos suficientes para custear por si só a compra dessas vacinas através de recursos ordinários e, assim sendo, essa é uma questão de extrema necessidade. Vamos nos precaver para que não tenhamos um grande problema futuramente”, finalizou a vereadora.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA POPULAÇÃO

Durante sua fala na tribuna da Câmara Legislativa, a vereadora Fernanda fez indicação sugerindo a implantação no município de um aplicativo “mobile” gratuito para que a população araxaense solicite serviços de iluminação pública e outros serviços urbanos.

“Hoje, é cada vez mais comum o uso de tecnologia “mobile”. Nesse sentido, o objetivo do sistema, que será utilizado em celulares e smartphones, visa possibilitar a solicitação rápida de reparos na iluminação pública de nossa cidade, bem como a solicitação de serviços do poder público por meio deste aplicativo. Os serviços poderão ser acessados de forma simples, na ponta dos dedos”, disse a vereadora.

“O aplicativo que deverá ser oferecido gratuitamente para smartphones e tablets, deverá estar disponível nas plataformas Android e IOS, garantirá a possibilidade da população solicitar de forma ágil e prática, os reparos que se fizerem necessários como por exemplo, uma lâmpada queimada e a operação tapa buracos na sua rua. A população terá uma participação e acompanhamento efetivo da execução dos serviços públicos, visando uma participação colaborativa e integrada das políticas públicas, por meio das novas tecnologias”, disse Fernanda.

INDICAÇÃO – ASFALTAMENTO DE RUA

Viabilização de asfalto e a infraestrutura da Rua Olivério de Moura Barreto, bairro Guilhermina Vieira Chaer. A referida rua dá acesso à Avenida do Comboio, onde há um grande tráfego de caminhões, além de, em períodos de chuvas, ser comum o atolamento de veículos, o que prejudica a trafegabilidade também de caminhões.

VEREADORA FERNANDA ABORDA O ASSUNTO DAS QUEIMADAS

Um assunto que tomou conta dos noticiários nas últimas semanas, é a propagação dos incêndios. Vimos com muita tristeza a destruição que as queimadas estão causando na região Amazônica, deixando um rastro de morte de milhares de espécies de nossa fauna e flora. É um prejuízo ambiental incalculável que deixa marcas profundas em nossa rica biodiversidade. Mas toda essa tragédia que se passa na televisão, também já aconteceu bem próximo da gente, aqui em Araxá.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é uma área de preservação que vem sofrendo, ano após ano, com queimadas, muitas vezes criminosas. É preciso uma força tarefa entre órgãos federais, estaduais e municipais para que haja um plano eficaz neste combate, além de viabilizarem efetivos maiores para se combater estes incêndios. Os incêndios em áreas de proteção de Minas Gerais, que são as Ucs (unidades de conservação) dobraram no ano de 2019, comparados os dados com a média história registrada de 2012 a 2018, segundo o IEF, Instituto Estadual de Florestas. Somente em 2018, perdemos mais de 10 mil hectares de área de preservação ambiental para as queimadas ocorridas na Serra da Canastra. Cada incêndio, traz consigo a possibilidade de extinção de espécies raras, tanto da flora quanto da fauna. O período mais crítico das queimadas começou em julho e se estende até o final de outubro, por isto a mobilização e a vigilância das brigadas de incêndio, e também da população que deve denunciar as práticas criminosas, deve ser permanente para que se evite maiores tragédias este ano. O melhor plano para incêndios, é a prevenção. É preciso trabalhar pesado com a educação ambiental tanto das crianças e adolescentes, quanto nas propriedades particulares que ficam próximo as áreas de preservação ambiental. Dessa forma os aceiros das propriedades particulares devem ser feitos nas áreas corretas e nas épocas corretas para que não invadam as áreas de preservação ambiental. Em Araxá, o plano de prevenção, controle e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros conta com o apoio da unidade de Uberaba. Vamos nos mobilizar! Vamos denunciar todo e qualquer tipo de ato suspeito que possa por ventura originar numa possível queimada!

ARAXÁ RODEIO SHOW 2025

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei em Reunião Extraordinária

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei em Reunião Extraordinária

Portal Araxá 03/04/2025
Vereadores aprovam recomposição de servidores e agentes políticos do Poder Executivo

Vereadores aprovam recomposição de servidores e agentes políticos do Poder Executivo

Portal Araxá 02/04/2025
Câmara Municipal realiza Audiência Pública e cobra investimentos da Cemig para melhoria no fornecimento de energia em Araxá

Câmara Municipal realiza Audiência Pública e cobra investimentos da Cemig para melhoria no fornecimento de energia em Araxá

Portal Araxá 27/03/2025
Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza cessão temporária de servidores a organizações de utilidade pública

Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza cessão temporária de servidores a organizações de utilidade pública

Portal Araxá 07/03/2025
A denúncia de Bolsonaro; a delação de Mauro Cid; e as nulidades do processo

A denúncia de Bolsonaro; a delação de Mauro Cid; e as nulidades do processo

Portal Araxá 24/02/2025
Vereadores visitam McCain e conhecem linha de produção da empresa canadense

Vereadores visitam McCain e conhecem linha de produção da empresa canadense

Portal Araxá 20/02/2025