Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática
Educação

Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática

Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática

Resultados são preocupantes, avaliam Inep e Ministério da Educação

Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em português. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresentados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC).

Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos, o que coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3, o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4, o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, avançado. Na prática, isso significa que os brasileiros deixam a escola provavelmente sem conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma reportagem.

Em matemática, os estudantes alcançaram, em média, 270 pontos, o que coloca o país no nível 2, de uma escala que vai de 0 a 10, e segue a mesma classificação em língua portuguesa. A maior parte dos estudantes do país não é capaz, por exemplo, de resolver problemas utilizando soma, subtração, multiplicação e divisão.

Desigualdades

Na média, 43 pontos separam os estudantes que pertencem ao grupo dos 20% com o mais alto nível socioeconômico dos 20% do nível mais baixo, em português, no país. A diferença, coloca os mais ricos no nível 3 de aprendizagem, enquanto os mais pobres ficam no nível 2. Embora mais alto, o nível 3 ainda é considerado insuficiente pelo MEC. Em matemática, a diferença entre os dois grupos é ainda maior, de 52 pontos. Enquanto os mais pobres estão no nível 2, os mais ricos estão no nível 4, considerado básico.

Entre os entes federados, o Distrito Federal registra a maior diferença entre os dois grupos, tanto em português quanto em matemática. Os alunos com mais alto nível socioeconômico obtiveram, em média, 329 pontos em português, ficando no nível 5 de aprendizagem, considerado básico. Já os de nível socioeconômico mais baixo ficaram com 255 pontos, no nível 2, uma diferença de 74 pontos. Em matemática, a diferença foi maior, de 101 pontos. Os mais pobres estão no nível 2 e os mais ricos, no nível 6.

Ministério da Educação

Na avaliação do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, os resultados de aprendizagem dos estudantes brasileiros “são absolutamente preocupantes”.

No ensino médio, o país encontra-se praticamente estagnado desde 2009. “A baixa qualidade, em média, do Ensino Médio brasileiro prejudica a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, diz a pasta.

Os resultados são do Saeb, aplicado em 2017 aos estudantes do último ano do ensino médio. Pela primeira vez a avaliação foi oferecida a todos os estudantes das escolas públicas e não apenas a um grupo de escolas, como era feito até então. Cerca de 70% dos estudantes participaram das provas. Nas escolas particulares, a avaliação seguiu sendo feita de forma amostral. Aquelas que desejassem também podiam se voluntariar, mas os resultados não foram incluídos nas divulgações.

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Araxá lidera índice de alfabetização e supera meta nacional prevista para 2030

Araxá lidera índice de alfabetização e supera meta nacional prevista para 2030

Portal Araxá 07/04/2026
Brasil perde 1 milhão de matrículas na educação básica em um ano

Brasil perde 1 milhão de matrículas na educação básica em um ano

Portal Araxá 20/03/2026
Outono movimenta o setor da beleza no Triângulo Mineiro

Outono movimenta o setor da beleza no Triângulo Mineiro

Portal Araxá 19/03/2026
Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc Araxá, está com vagas abertas para o Reforço Escolar dos Ensinos Fundamental II e Médio

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc Araxá, está com vagas abertas para o Reforço Escolar dos Ensinos Fundamental II e Médio

Portal Araxá 18/03/2026
Formar para o futuro com valores: Espaço Maker ganha protagonismo no CSD

Formar para o futuro com valores: Espaço Maker ganha protagonismo no CSD

Portal Araxá 13/03/2026
Mobilização nas escolas de Araxá arrecada grande volume de donativos para Juiz de Fora e Ubá;

Mobilização nas escolas de Araxá arrecada grande volume de donativos para Juiz de Fora e Ubá;

Portal Araxá 09/03/2026