CDK – Permuta
Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana
Cultura

Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana

Mestres queijeiros e produtores de vários países se encontram em MG nesta semana

Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards reunirá no Triângulo Sul os principais nomes do setor e mais de três toneladas de queijo certificado

O mestre queijeiro Daniele Bassi está de malas prontas para o Brasil. Presidente da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), com sede na Itália, ele desembarca nesta quinta-feira (4) em Araxá, na região do Triângulo Sul, onde participa até o fim de semana do maior evento queijeiro do país, a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. “Para nós é uma grande honra poder ajudar a organizar esse evento queijeiro e, de maneira específica, o concurso internacional. Pela importância desse momento para o setor queijeiro brasileiro e também internacional, uma comitiva da ONAF estará presente em Araxá”, conta Bassi, que conduzirá já em terras brasileiras o treinamento final dos mais de cem jurados que avaliarão os queijos durante o concurso internacional. Serão julgados 800 queijos de mais de 10 países. “A análise sensorial que a gente faz é uma técnica que foi estudada e codificada. Quando juntos escrevemos o regulamento do concurso um dos objetivos foi a valorização dos queijos brasileiros e internacionais”, ressalta.

O concurso será realizado em duas fases.  A primeira, na sexta-feira (5), classifica os melhores para a grande final no sábado (6). Mais que uma premiação internacional, para Daniele Bassi, essa é uma oportunidade para que os produtores possam evoluir na fabricação do queijo. “As avaliações feitas neste concurso serão fundamentais para que os produtores possam ter indicações para melhorarem o próprio produto. Nós sabemos que atrás de um queijo temos produtores, famílias e um prêmio como o que ofereceremos fará crescer e muito o valor da produção destas pessoas”, explica.

Toda a avaliação dos queijos e também o anúncio dos resultados poderão ser vistos pelo público, ao vivo, direto da Vila Gastronômica, já montada no Parque do Barreiro, em Araxá. Por lá os visitantes terão a oportunidade de provar e comprar queijos de praticamente todas as regiões produtoras do país, além da degustação de queijos da Europa e da América Latina. “São mais de três toneladas de queijo e teremos ainda muita harmonização: vinho, azeite, cachaça, café, alguns produtos típicos da região. É uma feira aberta ao público que também contar&aac ute; com uma programação muito interessante na parte cultural”, ressalta Maricell Hussein, organizadora do evento.

Programação

A programação da Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards começa na quinta (4) com a abertura da feira gastronômica a partir das 14h. A cerimônia de abertura, marcada para 18h, contará com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini. Na sexta (5) participam do evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e o vice-governador, Paulo Brant.

Até domingo (7) produtores rurais e interessados poderão participar de uma série de cursos e painéis que debaterão o momento atual do queijo e os principais desafios do setor.

Divulgação

A Expoqueijo

Principal evento do segmento no país, a Expoqueijo Brasil pretende promover a expansão do mercado nacional e internacional; a capacitação e qualificação do produtor e dos seus negócios e a valorização do queijo de excelência. “O tradicional e premiado queijo de Minas Gerais e do Brasil já ganhou o mundo. Agora são novos e maiores os desafios, mais ousados e ambiciosos. A cadeia do queijo quer dar passos semelhantes aos que comerciantes e produtores de café e cachaça obtiveram em passado não muito distante. É preciso abrir novos mercados e, paralelamente, continuar o investimento nos produtores”, afirma Maricell Hussein.

O evento tem a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio máster da CBMM. Tem o patrocínio da Bem Brasil, Satis, Click Telecom e Codemig com a parceria da ONAF, AmiQueijo, Aqmara, Entreposto São Pedro, Faemg, Sebrae, Fiemg, Prefeitura Municipal de Araxá, IMA, EPAMIG, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma realização da Bonare Eventos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

ExpoQueijo Brasil 2021 / Araxá International Cheese Awards
Quando? De 4 a 7 de novembro de 2021
Onde? Tauá Grande Hotel / Araxá
Mais informações: https://www.expoqueijobrasil.com.br/

Move – Pilates
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

ExpoQueijo Brasil defende dignidade na entrada de queijos artesanais brasileiros no mercado europeu

ExpoQueijo Brasil defende dignidade na entrada de queijos artesanais brasileiros no mercado europeu

Portal Araxá 02/10/2026
Fundação Cultural Calmon Barreto realiza plantão para esclarecer dúvidas sobre os editais da Lei Aldir Blanc

Fundação Cultural Calmon Barreto realiza plantão para esclarecer dúvidas sobre os editais da Lei Aldir Blanc

Portal Araxá 28/09/2026
Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, abre inscrições para a segunda edição do Encontro da Música Mineira

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, abre inscrições para a segunda edição do Encontro da Música Mineira

Portal Araxá 18/09/2026
ExpoQueijo Brasil ganha destaque nacional no Mais Você e dispara procura por queijos premiados

ExpoQueijo Brasil ganha destaque nacional no Mais Você e dispara procura por queijos premiados

Portal Araxá 17/09/2026
Fundação Cultural Calmon Barreto empossa novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Fundação Cultural Calmon Barreto empossa novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Portal Araxá 14/09/2026
Best Taster: título conquistado na ExpoQueijo Brasil abre novas portas para professor mineiro

Best Taster: título conquistado na ExpoQueijo Brasil abre novas portas para professor mineiro

Portal Araxá 14/09/2026