Expoqueijo 2026
Museu da Imagem e do Som promove viagem ao tempo com mais de 10 mil discos e acervos do século passado
Cidade

Museu da Imagem e do Som promove viagem ao tempo com mais de 10 mil discos e acervos do século passado

Museu da Imagem e do Som promove viagem ao tempo com mais de 10 mil discos e acervos do século passado

Mais de 10 mil discos de vinil, televisores antigos, máquinas fotográficas e de escrever, vitrolas, projetores de cinema e slides, fitas VHS, CDs e demais objetos que não usamos muito no dia a dia. Todos esses itens são encontrados no Museu da Imagem e Som, que está aberto à visitação gratuita.

O acervo discográfico é um dos que mais chamam a atenção, composto de épocas variadas, desde 1940 até os anos 2000. Diferentes estilos como bossa nova, baião, rock, jazz, blues, gospel, música clássica, sertaneja, MPB, samba, entre outros, podem ser encontrados na coleção.

“O Museu da Imagem e do Som surgiu há 20 anos, em 2001. Ele foi fundado depois da doação do acervo de discos, armários e objetos antigos da Rádio Imbiara. No decorrer do tempo, a gente foi conseguindo doações da comunidade das várias outras peças que hoje compõem este acervo”, destaca o coordenador do museu, Tancredo Borges Guimarães.

Durante a visita ao espaço, o monitor promove ao público uma viagem ao tempo, por meio da apresentação dos objetos dispostos no local que fazem parte da memória audiovisual do século passado. É possível ainda ouvir os discos.

“Na região não temos um museu igual a este. Ele é uma ótima oportunidade para contarmos a história das rádios, TVs, imprensa e tudo o que é relacionado à imagem e ao som”, ressalta Tancredo.

Funcionando atualmente no Palácio Nagib Feres – na Praça Coronel Adolfo, nº 9, o Museu da Imagem e do Som ficou instalado por muitos anos no Calçadão da rua Olegário Maciel, ao lado do Cine Teatro Brasil.

“Antes o funcionamento era em um prédio alugado que tinha o nome de Centro de Cultura, pertencente ao antigo Banco Nacional. Apesar de ser tombado, o imóvel é de propriedade particular. Em 2018, o banco nos pediu o espaço e em março de 2019 o museu passou a funcionar na antiga Câmara Municipal, onde hoje também é o Museu do Legislativo”, conta a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Cynthia Verçosa.

Os museus de Araxá estão abertos para visitação de terça a sexta-feira das 8h às 18h; aos sábados, das 9h às 15h; e domingos e feriados das 8h às 12h.

Move – Pilates
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Quem leva o Super Ouro? Começa hoje, em Minas, a maior disputa do queijo artesanal das Américas

Quem leva o Super Ouro? Começa hoje, em Minas, a maior disputa do queijo artesanal das Américas

Portal Araxá 26/06/2026
Mais de 8 toneladas de queijo e 19 países: Minas abre a maior vitrine do queijo artesanal nas Américas

Mais de 8 toneladas de queijo e 19 países: Minas abre a maior vitrine do queijo artesanal nas Américas

Portal Araxá 25/06/2026
Prefeitura de Araxá implantará cartão magnético para garantir o valor integral do auxílio-alimentação dos servidores

Prefeitura de Araxá implantará cartão magnético para garantir o valor integral do auxílio-alimentação dos servidores

Portal Araxá 25/06/2026
Mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior vão cobrir presencialmente a ExpoQueijo Brasil

Mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior vão cobrir presencialmente a ExpoQueijo Brasil

Portal Araxá 24/06/2026
Minha Casa, Minha Vida: veja os erros que mais têm causado pendências nas inscrições em Araxá

Minha Casa, Minha Vida: veja os erros que mais têm causado pendências nas inscrições em Araxá

Portal Araxá 23/06/2026
ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

Portal Araxá 22/06/2026