Nova geração do leite: Girolando lança na Megaleite projeto para jovens  do agro
Rural

Nova geração do leite: Girolando lança na Megaleite projeto para jovens  do agro

Nova geração do leite: Girolando lança na Megaleite projeto para jovens  do agro

Diante do desafio de manter as novas gerações no campo para garantir a sucessão nos negócios agropecuários, movimentos liderados por jovens pecuaristas estão ganhando força no Brasil. É o caso do projeto “Girolando Jovem” que será lançado no dia 3 de junho, em Belo Horizonte/MG, durante a 21ª Megaleite, maior exposição e pecuária leiteira da América Latina.

A iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é voltada para estudantes, jovens produtores e profissionais do setor e tem como objetivo levar mais informação sobre o agro e a capacitação desse público, mostrando as diversas oportunidades de atuação dentro da pecuária leiteira. “A sucessão no agro deixou de ser apenas transferência de patrimônio e passou a envolver gestão, governança e continuidade do negócio. Com o crescimento das propriedades que selecionam Girolando no país, preparar as novas gerações para dar continuidade à seleção da raça é essencial”, garante Lacerda. Dados do IBGE apontam que mais de 73% das pessoas ocupadas na agropecuária possuem relação familiar com o produtor.

A comissão do “Girolando Jovem”, para o triênio 2026/2028, será apresentada durante lançamento do projeto na Megaleite, a partir das 17h, na Sala Minas Gerais, no Parque da Gameleira. O presidente/embaixador será Daniel Lacerda, formado em Administração nos Estados Unidos e França e que atua na seleção de Girolando, na Fazenda Mirai, na região da Serra do Cipó/MG, junto com a família. Durante o lançamento, ele ministrará a palestra “Inteligência Artificial no Agro”

Outros três jovens integram a comissão: a médica-veterinária e mestranda em Genética e Melhoramento Animal, Luiza Lima Gaio (Fazenda Morro da Mandioca, em Oliveira/MG), que ocupará o cargo de diretora financeira/madrinha; o jornalista e criador de cavalo Campolina Pedro Paiva (Fazenda Boa Esperança, em Floresta/MG), que será o diretor de marketing e eventos/padrinho; o médico-veterinário, jurado e criador Túlio Araújo (Fazenda Passatempo, na Serra da Saudade/MG), que será diretor suplente.

Para encerrar o evento, haverá uma rodada de conversa com a participação da jurada e zootecnista, Marcela Carvalho, e dos membros da comissão Luiz Gaio, Daniel Lacerda e Túlio Araújo.

Mais ações para os jovens– Outro evento voltado para as novas gerações na Megaleite será o Encontro Jovens do Leite, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR, às 14h, Sala Minas Gerais. Durante o evento, será ministrada a palestra “Produzir leite é um bom negócio?” pelo pecuarista Jônadan Ma, presidente da Comissão de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar. “Esse será o tema da nossa palestra principal em um encontro pensado para discutir os desafios e as oportunidades da pecuária leiteira, abordando representatividade, mercado, sucessão familiar e a viabilidade do setor para as novas gerações”, diz Ma.

A 21ª Megaleite está agendada para o período de 2 a 6 de junho e terá uma programação diversificada, como julgamentos, torneio leiteiro, mostra de animais, leilões, palestras, cursos para crianças e adultos, mini fazenda e lançamentos de tecnologias.

Divulgação

 

Rural

Mais notícias da Categoria Rural

Região do Cerrado Mineiro lança nova marca na World of Coffee Brussels 2026

Região do Cerrado Mineiro lança nova marca na World of Coffee Brussels 2026

Portal Araxá 21/05/2026
5º Prêmio Ernesto Illy reconhece os melhores cafeicultores do Brasil e celebra 35 anos de excelência

5º Prêmio Ernesto Illy reconhece os melhores cafeicultores do Brasil e celebra 35 anos de excelência

Portal Araxá 13/05/2026
Exportações do agro mineiro somam US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre de 2026

Exportações do agro mineiro somam US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre de 2026

Portal Araxá 28/04/2026
GRATUITAS – TORRAS DE CAFÉS ESPECIAIS NA FENICAFÉ 2026

GRATUITAS – TORRAS DE CAFÉS ESPECIAIS NA FENICAFÉ 2026

Portal Araxá 07/04/2026
Café mineiro impulsiona produção nacional e projeta maior safra da história em 2026

Café mineiro impulsiona produção nacional e projeta maior safra da história em 2026

Portal Araxá 25/02/2026
Cafés Doce Cerrado chegam ao mercado e levam inovação da cafeicultura brasileira ao consumidor

Cafés Doce Cerrado chegam ao mercado e levam inovação da cafeicultura brasileira ao consumidor

Portal Araxá 24/02/2026