Expoqueijo 2026
Saúde detalha mudança na notificação de óbitos por covid-19
Saúde

Saúde detalha mudança na notificação de óbitos por covid-19

Saúde detalha mudança na notificação de óbitos por covid-19

Sincronização entre banco de dados estadual e plataforma do governo federal objetiva agilizar compilação de dados

Em coletiva virtual desta terça-feira (4/8), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, voltou a esclarecer como se dá a coleta de dados referentes às notificações de óbitos relacionados à covid-19 no estado. Amaral explicou que, desde o início da semana, houve unificação da notificação de óbitos à plataforma do governo federal. O médico também abordou a atual situação da rede de Saúde em Minas.

“Conforme anunciado nesta segunda-feira (3/8), ao longo desta semana será feita a sincronização entre o nosso banco de dados e o Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe), que é o banco de dados nacional”, reforçou.

Já o secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, pontuou que o dinamismo do cenário em relação à covid-19 gera a necessidade de mudanças, como a unificação da notificação de óbitos. “Houve um aprendizado ao longo da epidemia e os ajustes são necessários para melhor atender a população mineira e garantir a assistência a todos”, explicou.

Treinamento

Os profissionais da rede de Saúde do estado receberam treinamento e já estão aptos a alimentar o sistema federal com a adequação e agilidade necessárias. “Após este período de treinamento, iniciamos a transição para o Sivep-Gripe e, em breve, todos os dados estarão sincronizados”, pontuou o secretário.

Marcelo Cabral reforçou a efetividade do planejamento e citou a estruturação da rede de Saúde em Minas Gerais, com a ampliação de cerca de 80% do número de leitos de UTI e de enfermaria desde o início da pandemia. “O Governo de Minas e a SES-MG realizaram um planejamento bastante efetivo quanto à pandemia, inclusive antecipando-se ao surgimento das necessidades. O fato de não termos problema de desassistência aos mineiros é uma prova disso”, afirmou.

Atualmente, estão cadastrados no SUS fácil 20.795 leitos de enfermaria e 3.740 leitos de UTI. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 66,64% e de leitos de enfermaria está em 57,65%.

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-MG nesta terça-feira (4/8), Minas Gerais registrou 135.728 casos confirmados da covid-19 e 3.043 óbitos até o momento.


Saúde Digital MG – Covid19 é uma plataforma para auxiliar na autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo direcionamento para acesso à rede de Saúde do Estado. O aplicativo está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS).

Crédito (foto): Alexandre Scotti

GIGA+Fibra
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Portal Araxá 17/06/2026
Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Portal Araxá 10/06/2026
Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Portal Araxá 08/06/2026
Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Portal Araxá 02/06/2026
Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Portal Araxá 02/06/2026
CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

Portal Araxá 29/05/2026