Expoqueijo 2026
Saúde reforça cuidados preventivos durante campanhas de vacinação
Saúde

Saúde reforça cuidados preventivos durante campanhas de vacinação

Saúde reforça cuidados preventivos durante campanhas de vacinação

Mesmo na pandemia, Estado não interrompeu atendimento nas salas de vacina

Em coletiva virtual nesta sexta-feira (25/9), o secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, falou sobre a realização de campanhas de vacinação durante a pandemia. “A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recomenda cuidados às pessoas que vão até as unidades básicas de Saúde. É muito importante que a população esteja atenta às medidas de prevenção à covid-19 – como manter dois metros de distância nas filas, entre uma pessoa e outra. A imunização continua sendo a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças”, explicou.

O secretário adjunto destacou que o Ministério da Saúde alerta para a adoção constante da etiqueta respiratória, que inclui cobrir a boca com a face interna do cotovelo ou com auxílio de lenço descartável ao espirrar, lavar as mãos com frequência, não tocar o rosto e manter o uso de máscara quando sair à rua. Também é recomendado não manter contato próximo por meio de aperto de mão, beijo e abraço, principalmente enquanto a pessoa estiver aguardando para receber a vacina.

Cartão de vacinação

Ao longo da coletiva, Cabral também reforçou a importância de levar o cartão de vacinação para auxiliar no controle e acompanhamento das doses já recebidas. Não só crianças, mas também adolescentes, adultos e idosos devem manter suas vacinas em dia.

Caso o usuário não esteja com o cartão, por perda ou dano, a orientação é que procure o serviço de Saúde onde costuma se vacinar. A partir do chamado cartão espelho, onde ficam arquivados os registros de doses já aplicadas, os profissionais podem avaliar a situação vacinal do usuário. A ausência do cartão não impede ninguém de ser vacinado.

Vacina Mais

As baixas coberturas vacinais têm graves consequências quando o assunto é Saúde Pública: em 2017, 2018 e 2019, Minas Gerais enfrentou epidemia de febre amarela e surto de sarampo por ter parte da população desprotegida. Para garantir a imunização e alertar sobre os riscos a que todos ficam expostos quando a vacinação é ignorada, a SES-MG lançou a campanha Vacina Mais Minas Gerais.

“A intenção é informar e chamar a atenção dos mineiros sobre a necessidade de ampliação da cobertura vacinal para toda população. Graças à vacinação em massa, doenças como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche deixaram de ser um problema de Saúde Pública no Brasil”, destacou o secretário adjunto.

Move – Pilates
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Portal Araxá 17/06/2026
Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Portal Araxá 10/06/2026
Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Portal Araxá 08/06/2026
Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Portal Araxá 02/06/2026
Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Portal Araxá 02/06/2026
CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

Portal Araxá 29/05/2026