Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e períodos de fortes ondas de demissão, não existe alternativa: para se garantir, é preciso ter o que mostrar. Tanto para aqueles que desejam manter o emprego quanto para aqueles que desejam se reinserir no mercado, um currículo excelente tornou-se imperativo.
E qual a palavra-chave para alcançar essa excelência? Qualificação! Assim como a experiência, a qualificação profissional dos candidatos a uma vaga tem bastante peso na hora da decisão por parte das empresas. Mas não ache que a experiência compensa a formação: se você almeja posições mais altas e com um vencimento satisfatório (até ótimo!) no fim do mês, é necessário qualificar-se constantemente.
Entretanto, muitas pessoas não sabem que tipo de formação escolher para obter destaque no currículo. A verdade é que cada área tem as suas especificidades, no entanto, existe uma opção que mostra resultados de maneira rápida e eficaz: os cursos técnicos! Quer saber por que fazer um curso técnico e conhecer as suas possibilidades? É só continuar a leitura!
Por que fazer um curso técnico?
Entre as vantagens de fazer um curso técnico, encontram-se: opção prática de experimentar o mercado, alto índice de empregabilidade, excelente retorno financeiro, valores acessíveis nas mensalidades e seu tempo médio de duração: de 18 a 24 meses.
Nesse contexto, os cursos técnicos saem na frente dos tradicionais cursos de graduação, pois possibilitam uma rápida entrada no mercado de trabalho para quem está em busca de uma profissão e não apenas de um emprego. E esse benefício não é apenas para quem está terminando os estudos do ensino médio, mas para quem já está no mercado de trabalho mas está de olho em novas oportunidades de salário.
Segundo dados divulgados a partir de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso significa que a maior parte dos estudantes já sai do curso técnico com uma vaga de trabalho garantida e sabendo que tem grandes chances de progredir na carreira dentro da empresa.
Custo-benefício dos estudos para ganhar “aquele” aumento de salário
Para quem acredita que estudar é um desperdício de tempo e dinheiro, as pesquisas indicam exatamente o contrário: estudar não é um custo, mas sim um investimento no futuro profissional.
Em uma pesquisa intitulada “Você no Mercado de Trabalho”, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apurou que, para cada ano de estudo a mais, o brasileiro ganha um aumento médio de 15% em seu salário.
E não estamos falando apenas de aumentos para quem já está empregado. A Fundação também observou que esse mesmo um ano de estudo equivale a um aumento de 3,38% nas chances de o brasileiro ocupar uma nova função no mercado de trabalho. E melhor: esses números aumentam progressivamente! Isso significa que a cada ano somado ao primeiro, os salários e oportunidades crescem ainda mais. Fantástico, não é mesmo?
Os cursos técnicos podem ser a melhor escolha para perfis profissionais bem distintos. Para quem está concluindo os estudos básicos, os cursos técnicos oferecem uma ótima entrada no mercado e o aprendizado prático de uma profissão em muito pouco tempo. Além disso, os valores das mensalidades são bem acessíveis para quem não pode pagar caro em uma universidade.
Já para o jovem que ainda não conseguiu decidir qual será o rumo profissional que vai seguir, o curso técnico é uma ótima oportunidade tanto para quem quer “sentir” o setor de atuação, quanto para quem começar a trabalhar rapidamente, antes de tomar essa decisão em definitivo.
Quem também é bastante beneficiado com o curso técnico são os profissionais que estão interessados em mudar de carreira, de olho em melhores salários e oportunidades. Os cursos técnicos não exigem aqueles primeiros anos de estágio que os cursos de graduação pedem, o que significa que o profissional não precisará voltar para os anos iniciais de uma nova carreira, podendo ocupar um cargo pleno em uma nova profissão rapidamente.
Outro grupo que deve avaliar os cursos técnicos como uma excelente oportunidade é o formado por trabalhadores que adquiriram um conhecimento prático durante sua atuação profissional, mas não possuem um diploma que comprove esses conhecimentos. Para esse perfil, o curso técnico oferece uma forma rápida e barata de adicionar uma nova formação ao seu currículo!
Faça um teste vocacional.
Se você não se sente seguro quanto à escolha profissional que deve fazer, um teste vocacional pode indicar o norte para a sua tomada de decisão. O interessante é que esse teste não dá apenas uma resposta, mas sugere algumas opções de profissões baseadas no seu perfil de acordo com as respostas dadas por você.
Cursos técnicos com maior demanda no mercado de trabalho
O mercado de trabalho muda constantemente. Para acompanhá-lo, é necessário estar a par das suas demandas e se atualizar conforme elas a fim de sair na frente! A chave para esse sucesso está nos cursos técnicos, que oferecem formação rápida, objetiva e focada nas necessidades do mercado de trabalho.
A seguir, algumas áreas de cursos técnicos com maior demanda no mercado de trabalho.
1. Técnico Planejamento e Controle da Produção – PCP
Essa é uma das áreas com alta taxa de efetividade de contratação. Isso porque o setor industrial é um dos mais importantes para a manutenção da economia, sua atividade alavanca o desenvolvimento e gera milhares de empregos. Diante da relevância do setor, profissionais que dominem o Planejamento e Controle da Produção (PCP) exercem uma função cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
A formação em PCP permite que o profissional gerencie com excelência os recursos operacionais de uma organização. É por meio deste estudo que o profissional proporcionará para sua empresa mais qualidade, agilidade e economia em seus processos, conquistando maior vantagem competitiva.
2. Técnico em Segurança do Trabalho
Esse é um dos Cursos Técnicos mais procurado no mercado de trabalho, onde o aluno tem disciplinas nas áreas de informática, legislação, saúde, tecnologia industrial, ergonomia e segurança do trabalho.
De modo geral, esse Técnico é responsável por proporcionar condições seguras no ambiente de trabalho. Ao finalizar o curso, poderá implantar programas de conscientização quanto à higiene, segurança e medicina do trabalho.
Os profissionais também estarão aptos a entregar e orientar sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual, além de registrar ocorrências, analisar estatísticas, identificar e propor métodos para a adoção de sinalização nos ambientes e o que mais envolver a área de prevenção de acidentes em empresas.
3. Técnico em Logística
O Curso Técnico em Logística habilita o aluno a ser o responsável por diversas funções, atuando no planejamento e na distribuição de bens de serviço, na produção e nos processos logísticos — desde a origem dos materiais até o cliente final.
O profissional também pode controlar os níveis e indicadores de estoque, implementar procedimentos para gerar controle dos custos e se responsabilizar pela segurança, higiene e qualidade do trabalho no sistema logístico.
As disciplinas se concentram nas áreas de informática, gestão, empreendedorismo, logística, logística reversa, estoques, processos de aquisição, estatística e direito. Devido às suas atribuições, esses profissionais são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. A área não é mais uma função interna: já se expandiu para a gestão de toda a cadeia de suprimentos.
4. Técnico em Contabilidade
Além do conhecimento em contabilidade, o aluno precisa saber mais sobre informática, direito e legislação, inglês, estatística e organização de empresas. Durante todo o curso, o estudante desenvolve uma visão contábil ampla, tornando-se apto a orientar as empresas sobre os melhores procedimentos a tomar, ou ainda indicando caminhos que aumentem a capacidade produtiva das organizações.
Ao terminar o curso, é possível exercer atividades administrativas e contabilísticas necessárias para o bom funcionamento das empresas, ajudando a elevar a lucratividade do negócio.
Além disso, o conhecimento do Técnico em Contabilidade permite que ele conheça e possa orientar sobre os impostos que devem ser pagos e sobre os formulários que precisam ser preenchidos de acordo com a legislação.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube