Bem Brasil – Julho/Agosto
13º Fliaraxá inaugura a exposição educativa “Portinari para Crianças” no Parque do Cristo
Cultura

13º Fliaraxá inaugura a exposição educativa “Portinari para Crianças” no Parque do Cristo

13º Fliaraxá inaugura a exposição educativa “Portinari para Crianças” no Parque do Cristo

Com vistas à realização do 13º Fliaraxá, a Associação Cultural Sempre um Papo e a CBMM promovem a mostra “Portinari para Crianças”, que apresenta 42 reproduções de obras do pintor Candido Portinari. As pinturas, que retratam crianças se divertindo com brinquedos e jogos, revelam as várias facetas que a infância pode ter, com seus atravessamentos sociais e culturais. A exposição, que tem entrada gratuita, será inaugurada no dia 16 de julho, quarta-feira, às 9h, e fica em cartaz até o dia 5 de outubro, no Parque do Cristo, localizado no Micro Distrito Santa Rita, em Araxá. A curadoria da mostra foi feita por João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, com a colaboração de Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação.

O 13º Fliaraxá vai acontecer de 1 a 5 de outubro, de quarta-feira a domingo, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá, com o tema “Literatura, Encruzilhada e Memória”. Há 13 anos, a CBMM apresenta o Fliaraxá – Festival Literário Internacional de Araxá, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e apoio cultural Centro Cultural Uniaraxá, TV Integração e Academia Araxaense de Letras.

Menino com Pipa – pintura de 1947 retrata um garoto preparando sua pipa. Foto Divulgação

Ao todo, 42 totens com reproduções impressas de obras do artista compõem a exposição “Portinari para Crianças”, que apresenta recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição, na forma de QR Codes. Os trabalhos selecionados mostram crianças se divertindo em atividades lúdicas e brincadeiras, e refletem também questões sociais e culturais brasileiras. Além disso, nesse conjunto de obras, Candido Portinari também retrata a densidade psicológica das crianças, que são observadoras, atentas e curiosas do mundo que as rodeia. Integram a mostra algumas de suas obras mais conhecidas, como “Os retirantes”, pintada em 1936, “Menina sentada”, de 1943, e “Meninos brincando”, finalizada em 1955. Há também pinturas de membros da família de Portinari enquanto eram crianças, como é o caso das obras “Retrato de João Candido”, de 1939, que representa seu filho quando era um bebê, e “Denise com o gato”, de 1960, um retrato da única neta que Portinari conheceu.

O curador João Candido Portinari, que é filho único do artista, destaca as mensagens de paz e respeito que seu pai difundiu através de sua obra e vida. “Portinari deixou um legado ético e humanista, que muito tem a dizer para um mundo hoje tão conflagrado pela violência, pela injustiça social, pelo desrespeito ao sagrado da vida. Em entrevista, ele declarou: ‘É preciso haver uma mudança. O Homem merece uma existência mais digna. Minha arma é a Pintura…” Sua obra não nos traz apenas linhas, formas, volumes e cores. Ela é um grito por valores. Valores de não violência, de fraternidade, de justiça social, de respeito ao sagrado da vida”, diz.

Meninos Brincando- 1958, a tela transporta-nos para um campo de terra situado diante de casas modestas – foto divulgação.

A infância do pintor

Em seus últimos tempos de vida, Portinari escreveu o diário “Retalhos de minha vida de infância”, no qual é possível mergulhar no relato de uma infância pobre, em um humilde povoado com três ruas, perdido nos imensos cafezais do interior paulista. Pobre, mas feliz, com a companhia de muitos colegas, brincadeiras e confidências trocadas. O céu estrelado, os pastos, o córrego, os cavalos, o gado, os passarinhos, muita liberdade de ir e vir. João Candido Portinari conta sobre a infância do pai: “A família, reunida depois do jantar, onde todos – desde o recém-nascido à bisavó — se reuniam em conversas intermináveis, muitas vezes em meio ao jogo do bingo, com feijões marcando os cartões, comandado por Dona Dominga, a grande matriarca que punha ordem naquela bagunça bendita. Uma infância que ele guardou em seu coração, e retratou – em sua alegria e também em sua dor –, até o seu último suspiro”, recorda. Em seu diário, o próprio pintor questiona e, em seguida, responde: “Por que pinto tanto menino e menina em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos”.

O Projeto Portinari

Fundado em 1979 por João Candido Portinari, o Projeto Portinari se dedica à preservação, valorização e democratização da obra do pintor e do seu legado ético e humanista. Inicialmente direcionado ao resgate minucioso e abrangente da história de vida e da produção artística de Candido Portinari, o projeto também busca contribuir com a identidade cultural brasileira e preservar a memória nacional.

O Projeto Portinari fez o levantamento de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras atribuídos ao pintor, além de aproximadamente 25 mil documentos sobre sua obra, trajetória e época em que viveu. A instituição também realizou, entre outros trabalhos, pesquisas sobre a autenticidade das obras; processamento digital das imagens; organização do arquivo de correspondências, fotografias, filmes, recortes de mais de 10 mil periódicos, livros, monografias e memorabilia; registro de mais de 70 depoimentos de artistas, intelectuais, políticos, amigos e parentes de Portinari, totalizando mais de 130 horas gravadas; e a publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”.

 

Exposição “Portinari para Crianças”

De 16 de julho a 5 de outubro

Local: Parque do Cristo (R. Washington Barcelos – Micro Distrito Santa Rita, Araxá – MG)

Horário de funcionamento do parque: Segunda a domingo, das 7h às 21h

Entrada gratuita

PMA – 2025 (ABRIL)
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Festa Julina da Escola Municipal de Música será realizada na Praça Arthur Bernardes nesta terça (15)

Festa Julina da Escola Municipal de Música será realizada na Praça Arthur Bernardes nesta terça (15)

Portal Araxá 14/07/2025
Fliaraxá promove segundo encontro do Clube do Livro Scholastique Mukasonga, nesta sexta, 11 de julho 

Fliaraxá promove segundo encontro do Clube do Livro Scholastique Mukasonga, nesta sexta, 11 de julho 

Portal Araxá 11/07/2025
Bem Brasil patrocina Corrida do Rock em Araxá-MG

Bem Brasil patrocina Corrida do Rock em Araxá-MG

Portal Araxá 10/07/2025
Fliaraxá promove segundo encontro do Clube do Livro Scholastique Mukasonga dia 11 de julho 

Fliaraxá promove segundo encontro do Clube do Livro Scholastique Mukasonga dia 11 de julho 

Portal Araxá 09/07/2025
Rock no Metal atraiu quase 4 mil pessoas em 12 horas de programação

Rock no Metal atraiu quase 4 mil pessoas em 12 horas de programação

Portal Araxá 08/07/2025
Fundação Cultural Calmon Barreto apresenta balanço da realização da Lei Paulo Gustavo em Araxá

Fundação Cultural Calmon Barreto apresenta balanço da realização da Lei Paulo Gustavo em Araxá

Portal Araxá 07/07/2025