PMA – 2025 (ABRIL)
4ª edição do Procon nos Bairros leva informações à comunidade
Cidade

4ª edição do Procon nos Bairros leva informações à comunidade

4ª edição do Procon nos Bairros leva informações à comunidade

Além de direitos do consumidor, o evento contou com medição da pressão arterial, orientações sobre cuidados com a postura, dengue, programa ID Jovem e castração gratuita de cães e gatos

Moradores dos bairros de Araxá recebem atendimento e prestação de serviços repassados por equipes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O serviço começou a ser oferecido em março e integra as comemorações dos 25 anos do Programa na cidade. A secretária executiva, Belma Nolli conta que pensaram em atividades que envolvessem consumidores e fornecedores, com ações o ano todo e não apenas no dia ou no mês do aniversário. “Esta é a quarta edição e nossa avaliação é bastante positiva. A cada mês a comunidade está mais acostumada com o Procon indo a um setor da cidade, em vez de a pessoa ir a sede do programa. Trazer o atendimento até o público facilita bastante a vida das pessoas que às vezes não tem tempo, nem disponibilidade de ir ao Procon”, explica.

Os atendimentos do Procon nos Bairros são feitos um sábado por mês, das 9h às 12h, em parcerias com as secretarias municipais e SESC. Nesta edição realizada no estacionamento do Estádio Fausto Alvim, a Secretaria de Saúde participou com equipes da Vigilância ambiental e do setor de Atenção à saúde. A coordenadora dos Educadores em Saúde, Edna Márcia dos Santos Alves, informa que levam panfletos com informações sobre combate à dengue, amostras de larvas do mosquito Aedes Aegypti e de animais peçonhentos como escorpiões. Também orientam sobre castração gratuita de cães e gatos. Os interessados na castração podem procurar o setor de Zoonoses na Secretaria de Saúde e preencher a ficha. “Nessa parceria divulgamos nosso trabalho que é preventivo e levamos orientação. A população tem nos recebido muito bem e a gente pede que as pessoas nos ajudem a supervisionar as casas, eliminando dos quintais tudo que pode acumular água e servir de foco para o mosquito”, ressalta.

Medir a pressão arterial e receber informações sobre postura correta também são atendimentos oferecidos. A fisioterapeuta Graciela Angélica Alves Monteiro, comenta que o público gosta de aprender sobre como se levantar da cama, realizar as atividades em casa, passar uma roupa, carregar um móvel. “As pessoas têm nos recebido muito bem. Para a equipe é uma tarefa diferente sair do nosso posto de trabalho e ir até a comunidade. É bem gratificante ir aos bairros passar informação para a comunidade”.

O motorista Werik Juvenal Cândido, aproveitou para medir a pressão arterial. Ele reforça que levar prestação de serviço até a população é uma iniciativa muito importante. “Fica mais fácil, às vezes o deslocamento até o Procon é complicado. A pessoa está com pouco tempo, chega lá acumula muita gente, dá muita fila, a gente desanima, vindo aqui o atendimento é mais rápido”, ressalta.

Pela secretaria de Ação e Promoção Social, pintura facial e informações sobre o Identidade Jovem – ID Jovem foram oferecidas. O funcionário do setor de Bolsa Família, Romeu Borges da Silva, explica que o ID Jovem é um programa do Governo Federal voltado para jovens de 15 a 29 anos que tenham renda de até 2 salários mínimos. O documento garante ao jovem viagem interestadual gratuita, meia-entrada em eventos, como cinema, teatro e shows. Para se inscrever é necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de trabalho, comprovante de endereço e fazer o Cadastro Único do governo federal. Basta levar os documentos até a sede da Secretaria na Avenida Ananias Teixeira, 10, Santa Rita, das 7h30 às 17h.

A próxima edição do Procon nos Bairros será no dia 7 de julho, na quadra em frente à Creche Querubina Gomes, no bairro Pão de Açúcar 4.

Move – Pilates
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

CAS convoca servidores para Assembleia Geral em 4 de julho

CAS convoca servidores para Assembleia Geral em 4 de julho

Portal Araxá 03/07/2025
IPDSA orienta população sobre procedimentos para terrenos sujos

IPDSA orienta população sobre procedimentos para terrenos sujos

Portal Araxá 02/07/2025
Conferência Regional realizada em Araxá define propostas para políticas públicas voltadas às mulheres

Conferência Regional realizada em Araxá define propostas para políticas públicas voltadas às mulheres

Portal Araxá 30/06/2025
COPASA: Araxá poderá apresentar intermitência na próxima quinta-feira, (03/07).

COPASA: Araxá poderá apresentar intermitência na próxima quinta-feira, (03/07).

Portal Araxá 30/06/2025
Concurso da ExpoQueijo Brasil começa com expectativa entre produtores e atenção internacional

Concurso da ExpoQueijo Brasil começa com expectativa entre produtores e atenção internacional

Portal Araxá 27/06/2025
Entrada gratuita e estrutura ampliada: ExpoQueijo Brasil deve atrair público recorde em 2025

Entrada gratuita e estrutura ampliada: ExpoQueijo Brasil deve atrair público recorde em 2025

Portal Araxá 26/06/2025