Recuo da inflação pode fazer juros caírem em 2023, diz ministro
Economia

Recuo da inflação pode fazer juros caírem em 2023, diz ministro

Recuo da inflação pode fazer juros caírem em 2023, diz ministro

Para Paulo Guedes, câmbio deve permanecer acima de R$ 5

O ciclo de alta de juros no Brasil está perto do fim, disse nessa segunda-feira (19) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), ele afirmou que o recuo da inflação deve fazer as taxas caírem em 2023, beneficiando o setor produtivo.

“Como o nosso Banco Central já subiu juros desde o ano passado, este ano deve estar se completando o processo de alta. Daqui para a frente, à medida que a economia vai avançando e a inflação vai cedendo, mesmo com algum grau de resistência, o que vamos observar para o ano que vem possivelmente são os juros descendo”, declarou o ministro.

De acordo com Guedes, a situação fiscal do país está consolidada, com a arrecadação crescendo mesmo com as desonerações promovidas neste ano. Ele reiterou que a política monetária brasileira está à frente de outros países, com o Brasil tendo aumentado os juros antes do resto do mundo e com a possibilidade de começar a diminuir as taxas antes dos demais países.

O ministro reafirmou que a gestão atual trabalha com uma taxa de equilíbrio que inclua juros mais baixos e câmbio de equilíbrio mais alto. Para ele, a manutenção do dólar acima de R$ 5 é mais realista no médio prazo. “A taxa de câmbio é mais realista agora. Com a política fiscal mais forte, o juro neutro é mais baixo e o câmbio de equilíbrio é mais alto. Todo bom economista sabe disso e reconhece isso”, afirmou.

Guedes deu as declarações na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para decidir se mantém a taxa Selic (juros básicos da economia) em 13,75% ao ano ou se a eleva para 14%. Há algumas semanas, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o órgão não pensa em queda de juros neste momento e que a inflação ainda não está sob controle.

IPI

Segundo o ministro, o dólar mais alto e a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ajudarão a indústria daqui para a frente. “Essas duas lâminas que cortavam a indústria, juros altos e câmbio subvalorizado, já foram removidas. Agora estamos atacando a ferramenta de desindustrialização em massa que é o IPI. Cortamos 35% das alíquotas”, disse.

Guedes declarou ainda que uma eventual reforma permitirá ao Brasil tributar dividendos e corrigir a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física. Em relação ao Mercosul, o ministro afirmou que a redução da Tarifa Externa Comum está congelada até que outros impostos sejam reduzidos. Acrescentou que o governo está comprometido com a proteção da indústria brasileira no fechamento de novos acordos comerciais.

Fonte: Agência Brasil – Repórter: Wellton Máximo –  Edição: Graça Adjuto

Economia

Mais notícias da Categoria Economia

Confiança dos mineiros com a melhora do emprego alimenta a intenção de consumo nos próximos meses

Confiança dos mineiros com a melhora do emprego alimenta a intenção de consumo nos próximos meses

Portal Araxá 02/07/2025
Proposta de IOF sobre ativos virtuais é vista como ilegal e agrava insegurança no setor, avalia advogado

Proposta de IOF sobre ativos virtuais é vista como ilegal e agrava insegurança no setor, avalia advogado

Portal Araxá 09/06/2025
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,46%

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,46%

Portal Araxá 02/06/2025
Prévia do PIB, IBC-Br, aponta crescimento de 1,3% no primeiro trimestre

Prévia do PIB, IBC-Br, aponta crescimento de 1,3% no primeiro trimestre

Portal Araxá 30/05/2025
Prévia da inflação oficial recua para 0,36% em maio, diz IBGE

Prévia da inflação oficial recua para 0,36% em maio, diz IBGE

Portal Araxá 27/05/2025
Cenário de alta da taxa Selic impulsiona aplicações na Renda Fixa

Cenário de alta da taxa Selic impulsiona aplicações na Renda Fixa

Portal Araxá 21/05/2025