Governo de Minas expande serviços de vistoria veicular por empresas credenciadas para todo o estado 
Minas Gerais

Governo de Minas expande serviços de vistoria veicular por empresas credenciadas para todo o estado 

Governo de Minas expande serviços de vistoria veicular por empresas credenciadas para todo o estado 

Após início da terceirização das vistorias em Divinópolis, por meio de operação assistida, implantação segue para demais municípios

imagem de destaque

A terceirização das vistorias de identificação veicular em Minas Gerais começa a ser expandida para todo o estado até o dia 15/12.

A prestação do serviço por empresas credenciadas foi implementada a partir de 30/10, por meio de operação assistida,  pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, e, agora, chegará aos demais municípios mineiros.

Com a expansão, as empresas que já estiverem prontas para prestar o serviço serão autorizadas a funcionar na data anunciada, como informou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

“A partir da operação assistida percebemos algumas necessidades de ajustes em sistemas internos, no sistema de marcação dessas vistorias. Essas melhorias estão sendo implementadas e agora podemos informar que até o dia 15/12 todas as empresas que já estiverem aptas vão ser autorizadas a funcionar no estado trazendo mais qualidade para todos os mineiros nesse processo de transferência de veículos”, afirmou.

Mais qualidade e agilidade  

A CET-MG atualizou o regulamento para credenciamento das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) e das Empresas de Tecnologia da Informação de Vistoria (ETIV) por meio das Portarias 1.290/2023 e 1291/2023.
As normas seguem as diretrizes estabelecidas no Decreto Estadual 48.703, publicado no dia 12/10/23, que visa modernizar o serviço e abranger mais municípios mineiros.

A medida proporciona mais qualidade e agilidade ao serviço, sem nenhum custo adicional para o cidadão, que pode acionar as empresas de vistoria mais próximas de suas residências.

“A viabilização da terceirização da vistoria veicular para empresas credenciadas tem como foco a melhoria da prestação de serviço ao cidadão e sem aumento de gastos para a população”, explica  o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

Ele destaca ainda que o credenciamento irá beneficiar Minas Gerais com ampliação da oferta e melhoria da qualidade do serviço, propiciando, de maneira direta e indireta, a geração de novos postos de trabalho e de desenvolvimento.

Além disso, os agentes da Polícia Civil de Minas Gerais que atuavam na realização de vistorias veiculares serão liberados para se dedicarem à atividade fim do órgão.

Operação assistida 

A terceirização das vistorias veiculares em Minas Gerais começou a ser implantada em Divinópolis no dia 30/10.

Inicialmente, quatro empresas foram credenciadas pela CET-MG para atuarem no município por meio de uma operação assistida em ambiente controlado.

As demais serão autorizadas a iniciar os trabalhos na medida em que concluírem os processos de credenciamento.

Durante a operação assistida em Divinópolis, os atendimentos das ECVs foram monitorados pela equipe da CET-MG para garantir o cumprimento de todos os requisitos de segurança e qualidade do novo modelo de prestação do serviço.

Como a medida se mostrou adequada para atender a população, a partir dos ajustes que se mostraram necessários para o pleno funcionamento, o Governo de Minas está liberando a terceirização para empresas dos demais municípios mineiros.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Agosto Caramelo marca avanço de programa gratuito do Governo de Minas que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos

Agosto Caramelo marca avanço de programa gratuito do Governo de Minas que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos

Portal Araxá 18/08/2025
Hemominas tem funcionamento alterado no feriado desta sexta-feira

Hemominas tem funcionamento alterado no feriado desta sexta-feira

Portal Araxá 14/08/2025
Concessionária Way-262 recolhe 26 toneladas de lixo na BR-262 entre Betim e Uberaba

Concessionária Way-262 recolhe 26 toneladas de lixo na BR-262 entre Betim e Uberaba

Portal Araxá 13/08/2025
Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Portal Araxá 12/08/2025
Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo

Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo

Portal Araxá 11/08/2025
Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Portal Araxá 11/08/2025