A segurança pública de Araxá alcançou importantes avanços em 2024, com resultados expressivos que refletem o trabalho conjunto entre a Prefeitura de Araxá e as forças de segurança. Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14), o 37° Batalhão de Polícia Militar apresentou um balanço de 2024, destacando o impacto direto do sistema de videomonitoramento, um dos maiores investimentos da Administração Municipal para melhorar a segurança da população.
Em 2024, a Central de videomonitoramento atendeu a 136 solicitações das forças policiais, com um índice de sucesso superior a 95%. O sistema passou de 56 para 109 câmeras, incluindo 13 pontos estratégicos na área rural, e proporcionou uma cobertura eficiente e contínua, garantindo maior segurança para todas as áreas da cidade.
Além do videomonitoramento, o trabalho da secretaria municipal de Segurança Pública também conta com a atuação dos Vigilantes Patrimoniais, responsáveis pela proteção dos prédios públicos e apoio a eventos, e dos Agentes de Trânsito, que atuam na sinalização, acidentes, intercorrências em semáforos e fiscalizações.
A secretária municipal de Segurança Pública, Naiara Pacheco, destaca o impacto positivo do investimento em tecnologia e a colaboração com as forças de segurança. “O videomonitoramento tem sido essencial para apoiar a Polícia Militar e Polícia Civil, facilitando a identificação de suspeitos e aprimorando a resposta da segurança pública. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais a rede de câmeras e intensificar as ações de conscientização no trânsito”, afirma.
Dados da Polícia Militar
De acordo com dados divulgados pelo 37º Batalhão de Polícia Militar, em 2024 foi registrada uma redução de 21,97% no número de furtos e de 4% nos casos de roubos. Os crimes ocorridos na zona rural também apresentaram queda, com uma diminuição de 16,49%.
No período, foram confeccionados 10.154 Registros de Eventos de Defesa Social (REDs) e realizados 273 atendimentos pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Além disso, foram realizadas 6.430 operações policiais, que resultaram na recuperação de 31 veículos, no cumprimento de 306 mandados de prisão e em 180 prisões por tráfico de drogas.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube