Bem Brasil
9.º Encontro de Doenças Raras com aulas online e gratuitas que começam nesta segunda-feira
Saúde

9.º Encontro de Doenças Raras com aulas online e gratuitas que começam nesta segunda-feira

9.º Encontro de Doenças Raras com aulas online e gratuitas que começam nesta segunda-feira

Pequeno Príncipe realiza evento presencial no dia 25/2 fechará a programação, voltada a profissionais de saúde, pais e responsáveis

Três em cada quatro doenças raras se manifestam durante a infância. De acordo com a literatura médica, existem mais de seis mil doenças raras com início nesse período da vida. Os desafios para quem tem uma doença rara vão desde a dificuldade do diagnóstico até o acesso a um centro médico especializado que possa fazer o acompanhamento e o tratamento. Algumas dessas doenças podem gerar pouco impacto na qualidade de vida de quem as desenvolve e até terem chance de cura quando descobertas precocemente, mas a maioria dessas condições é grave e pode levar à morte.

Em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado neste ano em 28 de fevereiro, o Hospital Pequeno Príncipe, em parceria com o Multiplica PP, promove o 9.º Encontro do Pequeno Príncipe sobre Doenças Raras. O evento trará dois formatos de atividades: um encontro presencial, voltado para pais e responsáveis por pacientes, e uma série de aulas online e gratuitas, destinadas a profissionais da saúde, que também podem acessadas por familiares de crianças e adolescentes ou profissionais de outras áreas que atuem como esse público.

As aulas abertas serão ao vivo todas as segundas-feiras deste mês e trarão discussões sobre diagnóstico precoce, tratamentos e sinais de alerta para diferentes doenças raras. A primeira delas, nesta segunda-feira (3/2), tratará de doenças imunológicas e será ministrada pela médica e diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando.

Crédito: Camila Hampf

Já o encontro presencial ocorrerá no dia 25, a partir das 13h30, no Hospital, e contará com a participação de médicos, multiprofissionais da saúde e representantes de secretarias da Saúde e Educação, escolas e instituições. Os debates abordarão a importância da conscientização, o compartilhamento de informações sobre sinais e sintomas, os tratamentos disponíveis e a relevância das políticas públicas para transformar a vida de mais de 13 milhões de pessoas que vivem com uma doença rara no Brasil.

Referência

O Pequeno Príncipe se dedica ao tratamento de pacientes com doenças raras há décadas e em 2016 se tornou o primeiro hospital do país habilitado pelo Ministério da Saúde como centro de referência para atender a esses casos. Seu ambulatório é o único do Paraná a investigar e diagnosticar doenças complexas e raras da infância. O acompanhamento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por neurologistas, geneticistas, endocrinologista, cardiologista, nefrologista, hepatologista, entre outros especialistas que atuam conforme a necessidade e individualidade de cada caso. Além das consultas e exames, a assistência a esses pacientes inclui o aconselhamento genético às famílias.

Ensino

Berço da pediatria paranaense, o Pequeno Príncipe atua como hospital-escola desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes áreas de atuação desde 1972, quando oficialmente passou a oferecer residência. Em pouco mais de meio século de existência, a instituição se firmou como um dos maiores centros formadores de profissionais do setor pediátrico.

A dedicação à formação em saúde levou à criação, em 2003, da Faculdades Pequeno Príncipe, que atualmente oferece os cursos de Medicina, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, além das opções em EaD. A unidade educacional também mantém cursos de especialização e programas de mestrado e doutorado, e ainda, em parceria com o Hospital, Residência em Enfermagem e Multiprofissional (que contempla Psicologia, Farmácia e Biomedicina).

O Multiplica PP, parceiro do Pequeno Príncipe nesse evento, é o Programa de Educação Continuada em Pediatria da instituição, criado há dois anos. Para 2025, estão previstos cursos de atualização em doenças raras para o primeiro e segundo semestres, voltados a médicos e multiprofissionais de saúde que queiram aprofundar seus conhecimentos nessa área. Informações como a abertura das inscrições, valores, conteúdo, carga horária e duração poderão ser checadas no site Link.

ENCONTRO PRESENCIAL

Data: 25/2/2025 (terça-feira)

Horário: das 13h30 às 17h20

Local: Hospital Pequeno Príncipe – 6.º andar

Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES

3/2/2025 – 19h30 – Doenças Imunológicas e as Doenças Raras – Dra. Carolina Prando e convidados.

10/2/2025 – 19h30 – Doenças Neurocutâneas e as Doenças Raras – Dra. Michelle Zenny e convidados.

17/2/2025 – 19h30 – Genética e as Doenças Raras – Dra. Josiane Souza e convidados.

24/2/2025 – 19h30 – Neurologia e as Doenças Raras – Dra. Mara Lucia Santos e convidados.

Para mais informações e inscrições, acesse: Link.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atender em 47 especialidades pediátricas com equipes multiprofissionais.

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, foram realizados cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria.

Além disso, sua atuação em assistência, ensino e pesquisa – conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo – tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional. Em 2024, foi listado como um dos cem melhores hospitais pediátricos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, foi apontado como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista norte-americana Newsweek.

GIGA+Fibra
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Pilates e Saúde Masculina: Novembro Azul é um convite para o homem cuidar de si

Pilates e Saúde Masculina: Novembro Azul é um convite para o homem cuidar de si

Portal Araxá 07/11/2025
Dia Nacional da Luta do Paciente Reumático (30/10): Fisioterapeuta destaca o papel do Pilates no controle da dor

Dia Nacional da Luta do Paciente Reumático (30/10): Fisioterapeuta destaca o papel do Pilates no controle da dor

Portal Araxá 29/10/2025
Erro de diagnóstico em casos de meningite reacende alerta sobre negligência médica após morte de criança em Araxá

Erro de diagnóstico em casos de meningite reacende alerta sobre negligência médica após morte de criança em Araxá

Portal Araxá 29/10/2025
Araxá registra 67 acidentes com escorpiões em 2025; Vigilância reforça orientações à população

Araxá registra 67 acidentes com escorpiões em 2025; Vigilância reforça orientações à população

Portal Araxá 29/10/2025
Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Portal Araxá 27/10/2025
Prefeitura de Araxá anuncia novo secretário de Saúde

Prefeitura de Araxá anuncia novo secretário de Saúde

Portal Araxá 23/10/2025