GIGA+ Janeiro 2025
RICHARDS E BLEVINS GUARDAM O MELHOR PARA O ÚLTIMO PARA REINAR SUPREMO EM ARAXÁ
Esporte

RICHARDS E BLEVINS GUARDAM O MELHOR PARA O ÚLTIMO PARA REINAR SUPREMO EM ARAXÁ

RICHARDS E BLEVINS GUARDAM O MELHOR PARA O ÚLTIMO PARA REINAR SUPREMO EM ARAXÁ

A Copa do Mundo de Cross-country Short Track (XCC) da UCI começou com um estrondo em Araxá, Minas Gerais (Brasil), quando Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) e Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) produziram movimentos explosivos triunfantes nas voltas finais de duas emocionantes aberturas de cortina da Elite Masculina e Feminina.

Richards manteve sua pólvora seca até o final da corrida Elite Feminina, mas seguiu todos os movimentos potencialmente vencedores com aparente facilidade antes de soltar sua própria bomba na subida final, balançando amplamente na subida para levar a velocidade máxima para a subida e tirar Alessandra Keller (Thömus Maxon) e Nicole Koller (Ghost Factory Racing) de sua roda traseira.

Richards nunca abriu mão da liderança tênue que ela carregava no cume para Samara Maxwell , da Decathlon Ford Racing Team – a única ciclista a conviver com a aceleração inicial – enquanto a campeã mundial UCI XCC bania os demônios da concussão que sofreu em Araxá na temporada passada.

A competição Elite Masculina não apresentou a mesma corrida de alta octanagem do início ao fim, mas produziu um final ainda mais emocionante com dois companheiros de equipe em uma liga própria em um último circuito de arrepiar os cabelos, Blevins e Victor Koretzky jogando tudo um no outro enquanto o terceiro colocado Mathis Azzaro (Origine Racing Division) só podia assistir.

E enquanto a WHOOP UCI Mountain Bike World Series retornava para 2025 no icônico saibro vermelho de Araxá, Sondre Rokke e Isabella Holmgren deram início perfeito às suas campanhas U23.

Divulgação

RICHARDS COMBINA E BRAWN PARA DUPLICAR EM ARAXÁ

Não é nenhuma surpresa que Evie Richards esteja ostentando essas faixas de arco-íris se ela pode vencer assim em corridas que ela nem está mirando. Com muitos ciclistas se alinhando em novas cores no início do próximo ciclo olímpico, Jolanda Neff, Jenny Rissveds e Loana Lecomte podem ter ficado muito ansiosas para impressionar para Cannondale Factory Racing , Canyon CLLCTV XCO e BMC Factory Racing, respectivamente, enquanto aceleravam o ritmo no início de um grupo líder que também incluía Richards e a dupla suíça Keller e Sina Frei (Specialized Factory Racing).

Esse sexteto inicialmente parecia ser o ciclista que disputaria a vitória, já que o fervor do primeiro dia causou um acidente na primeira prova, enquanto Ronja Eibl encontrou conflitos na ponte para a Origine Racing Division . No entanto, o ritmo diminuiu no segundo quarto quando Maxwell cruzou primeiro, então o grupo líder aumentou para 15 após entrar na penúltima volta depois que Keller o reduziu para apenas Richards e Frei em um estágio.

Tendo esperado seu tempo por cinco voltas, Maxwell surpreendeu o grupo ao fazer a seleção decisiva da corrida na subida do sexto circuito com apenas Richards, Keller e Koller capazes de seguir a explosão morro acima – a britânica mais uma vez mostrando sua força sem colocar o nariz no vento.

Tudo mudou quando o quarteto líder pegou o sino, pois Richards deixou a dupla suíça na poeira na subida final e abriu um comprimento de bicicleta, depois dois para Maxwell, que o Kiwi simplesmente não conseguiu fechar, ambos os ciclistas comemorando na linha.

” Estou super feliz, esta não era uma corrida alvo para mim “, disse Richards , tendo também admitido que se sentia com pouca confiança entrando no fim de semana.

” Eu não estava muito confiante quando entrei, mas gosto de vencer, então estava realmente focado. É isso que eu amo fazer, então eu apenas dou tudo de mim e vejo onde chego. Estou apenas tentando ser um pouco mais inteligente taticamente, a primeira corrida do ano é mais como sus todos os outros e correr minha própria corrida. Eu não poderia ter atacado se não tivesse as pernas, então foi apenas sobre meus sentimentos, realmente .”

Divulgação

ESPECIALIZADA DUPLICOU NA ELITE MASCULINA 1-2

Mesma corrida, resultado diferente. Victor Koretzky foi superior na temporada passada em Araxá quando a dupla da Specialized se destacou, mas 12 meses depois Blevins cruzou a linha com os braços erguidos para seu primeiro triunfo no XCC desde 2022.

Blevins forçou o ritmo ao lado de Simon Andreassen na primeira corrida do dinamarquês pela Orbea Fox Factory Team , mas por mais que tentassem, nenhum dos pilotos conseguiu forçar uma divisão decisiva.

Com Charlie Aldridge e Mathias Fluckinger também presentes e corretos na frente pela Cannondale Factory Racing , lacunas de alguns comprimentos de bicicleta não se converteram em nada mais e 30 pilotos estavam no grupo da liderança entrando na penúltima volta, onde um erro de Koretzky finalmente quebrou o impasse.

O campeão mundial UCI XCC desprendeu-se ao virar para o topo e Blevins imediatamente pisou fundo em resposta – puxando Azzaro, Andreassen e Jordan Sarrou (BMC Factory Racing) com ele enquanto o sitiado Kortezky pegou o sino em sétimo. Embora ele tenha se recuperado para liderar brevemente na corrida de entrada na estrada, Blevins sentiu cheiro de sangue e atacou novamente na subida para reduzir a uma corrida de dois cavalos enquanto Koretzky recuperava terreno na seção de pedra.

Blevins sobreviveu ao contato cotovelo-cotovelo nas curvas planas e tinha mais no tanque para a reta final após o esforço de Koretzky de estourar os pulmões, Azzaro era o único outro ciclista à vista quando o americano cruzou a linha.

” Victor é um campeão, adoro tê-lo como companheiro de equipe “, disse Blevins. ” É uma das melhores sensações do mundo quando você está indo para a última volta e está prestes a lutar com um companheiro de equipe com quem você vive isso .

” Eu estava me sentindo muito bem naquele chute e depois nos saltos também, então eu queria liderar lá e tentar superar o que é uma coisa difícil de fazer com Victor atrás de você .

” As pistas curtas da Copa do Mundo da UCI são uma luta por posição o tempo todo, eu me esforcei para ser mais intencional, ser mais lutador e não abrir mão de posições. Desta vez, passei mais tempo no vento do que normalmente, mas isso valeu a pena para mim .”

Victor Koretzky tem o consolo de uma largada na primeira fila na corrida da Copa do Mundo Olímpica de Cross-country (XCO) da UCI amanhã, enquanto ele persegue a primeira vitória geral da Copa do Mundo da UCI na disciplina, e acrescentou: ” A duas voltas do fim, cometi um erro na colina e foi o momento em que Chris [Blevins]decidi atacar, então perdi alguns segundos e posições. Consegui diminuir a diferença na última volta, para mim não foi a última volta com gás total, mas a última e meia, então no final eu estava completamente vazio .

” Não queria cometer erros nas últimas curvas, então apenas mantivemos a posição, é uma vitória para a equipe Specialized Factory Racing e isso é o mais importante. ”

Divulgação

ÚLTIMA VOLTA SE PROVA DIVISIVA NAS CORRIDAS SUB-23

Com as atuais vencedoras gerais do UCI XCC Sub-23, Riley Amos e Kira Böhm , subindo para as fileiras de elite, era difícil adivinhar quem sairia por cima nas primeiras corridas do fim de semana, duas disputas cautelosas em que a margem de vitória foi de um dígito.

Isabella Holmgren foi uma das principais animadoras no Sub-23 Feminino ao lado da compatriota Ella MacPhee  (Wilier-Vittoria Factory Team) depois de terminarem em quinto e nono na temporada passada. Demorou até o último quarto da corrida para o grupo se dividir, a dupla canadense escapando com Valentina Corvi (Canyon CLLCTV XCO), Katharina Sadnik (KTM Factory MTB Team) e Ella MacLean-Howell (CUBE Factory Racing), e inicialmente Tyler Jacobs da LIV Factory Racing antes do sul-africano desaparecer.

Holmgren não parou por aí, porém, chutando novamente na volta final para abrir uma lacuna de quatro segundos na linha enquanto Sadnik superou MacLean-Howell para ficar em segundo lugar.

Holmgren está equilibrando compromissos de estrada e mountain bike nesta temporada, então descartou uma inclinação na carga geral, mas a canadense disse que sua busca por tantos resultados de manchete quanto possível começou perfeitamente:

” É minha primeira corrida da temporada, então eu estava realmente nervosa, obviamente, não sei onde está o condicionamento físico e tudo mais. Eu apenas tentei entrar, ver como a corrida se desenrolou e fazer minha estratégia porque você não sabe como os outros estão indo, e sim, apenas corri forte .”

A corrida masculina sub-23 foi um caso ainda mais acirrado, com um grupo líder de 15 ciclistas lutando na final. Os noruegueses Sondre Rokke e Martin Farstadvoll estavam entre aqueles que estabeleceram um ritmo punitivo nas condições de desgaste.

Farstadvoll saiu da disputa na volta final quando Paul Schehl, da equipe Lexware Mountainbike, fez a escavação inicial, criando separação, mas não o suficiente para sobreviver ao ataque feroz de Rokke na subida. Ele terminou quase dois minutos atrás de Amos na temporada passada, mas provou ser o homem a ser batido na abertura da temporada de 2025, mantendo sua liderança antes da debandada final, enquanto Brayden Johnson e Heby Gustav, da Wilier-Vittora Factory Team, venceram a batalha pelo restante dos três primeiros. Rokke chamou sua vitória de ” inesperada “, mas espera que ela possa fornecer o trampolim para um desafio geral em seu último ano de Sub-23, acrescentando: ”

Super difícil desde o início, então só a batalha pela posição na subida a cada volta. Eu me senti muito bem na descida, consegui apenas deslizar um pouco para baixo e ganhar as brechas novamente. Tive um pouco de sorte na última subida e apenas forcei bastante, tentei passar alguns metros do topo e segurei até a linha de chegada .”

Divulgação

Depois que a Copa do Mundo UCI XCC deu um início emocionante à WHOOP UCI Mountain Bike World Series, a ação continua vindo do Brasil, com os ciclistas retornando amanhã para a abertura da Copa do Mundo UCI XCO em Araxá.

CRESOL – (Março/Abril 2025)
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Copa do Mundo UCI – TRIUNFO DE MAXWELL E KORETZKY EM ARAXÁ

Copa do Mundo UCI – TRIUNFO DE MAXWELL E KORETZKY EM ARAXÁ

Portal Araxá 07/04/2025
SHIMANO CONFIRMADA COMO PRINCIPAL PARCEIRA DA WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES

SHIMANO CONFIRMADA COMO PRINCIPAL PARCEIRA DA WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES

Portal Araxá 07/04/2025
2025 WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES EM ARAXÁ, MINAS GERAIS

2025 WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES EM ARAXÁ, MINAS GERAIS

Portal Araxá 02/04/2025
Araxá no cenário nacional: Dínamo renova certificação da CBF e segue como referência na formação de atletas

Araxá no cenário nacional: Dínamo renova certificação da CBF e segue como referência na formação de atletas

Portal Araxá 02/04/2025
Inscrições para o Campeonato Ruralão 2025 terminam na próxima terça-feira

Inscrições para o Campeonato Ruralão 2025 terminam na próxima terça-feira

Portal Araxá 01/04/2025
Kira Böhm (ALE) e Ulan Galinski vencem o emblemático Cross Country Olímpico da CiMTB em Araxá

Kira Böhm (ALE) e Ulan Galinski vencem o emblemático Cross Country Olímpico da CiMTB em Araxá

Portal Araxá 31/03/2025