Iniciando as sessões ordinárias do mês de julho, a Câmara Municipal de Araxá realizou mais uma Reunião na última terça-feira (08). Respeitando o revezamento entre os parlamentares, utilizaram a tribuna os(as) vereadores(as) Fernanda Castelha, Chicão Jesus Te Ama, Jairinho Borges, Marciony Sucesso, Alexandre Irmãos Paula e Garrado.
Durante os pronunciamentos, os vereadores apresentaram propostas voltadas à melhoria da infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, saúde, inclusão e valorização da cultura. Fernanda Castelha destacou projetos de urbanização e sustentabilidade. Chicão Jesus Te Ama propôs intervenções no trânsito e infraestrutura urbana. Jairinho Borges tratou do uso sustentável de rodovias, apoio à segurança ambiental e fortalecimento das escolas cívico-militares. Marciony Sucesso defendeu a modernização dos serviços públicos, acessibilidade e ações de impacto ecológico. Alexandre Irmãos Paula focou na arte urbana, segurança e memória esportiva. Já Garrado apresentou requerimentos para melhorias na sinalização viária e iluminação pública, visando mais segurança e bem-estar à população.
Não houve apreciação de projetos durante a sessão.
Tribuna:
Fernanda Castelha
A vereadora Fernanda Castelha abriu o Grande Expediente. Um dos destaques apresentados por ela foi o Projeto de Lei que propõe a denominação da atual Rua “L” do loteamento Parque dos Bem-Te-Vis como Rua José Dagualberto Borges, em homenagem ao artista autodidata, escritor, pintor e defensor da vida, que deixou um legado de arte, generosidade e sensibilidade.
Fernanda protocolou um requerimento solicitando informações sobre a gestão de resíduos sólidos no município. O objetivo é buscar soluções sustentáveis que reduzam os impactos ambientais e os custos com o transbordo de lixo para outras cidades. A vereadora ainda propôs obras de urbanização na Rua da Bomba, na Vila Santa Terezinha, solicitando calçadas, asfalto e melhorias na iluminação.
Ela também apresentou uma Moção de Congratulação e Reconhecimento aos comunicadores Edvaldo Gomes e Emílio Borges, ao diretor José Deusdedit e à Rádio Imbiara FM 95.1, pelo sucesso do programa Vida de Pet. A parlamentar relatou ainda que tem recebido muitas reclamações pelo fato de o transporte de pacientes para a cidade de Barretos estar sendo realizado por van, e não por ônibus. Ela buscou informações e explicou que está em andamento um processo licitatório para contratação de empresa de ônibus para a realização do serviço.
Chicão Jesus Te Ama
O vereador Chicão Jesus Te Ama apresentou uma série de indicações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, segurança pública e infraestrutura. Dentre os principais pedidos, destacam-se sugestões para a realização de estudos visando à reorganização do trânsito em pontos críticos, como a rotatória da Avenida Wilson Borges com a Capitão Belarmino de Paula Machado e o cruzamento da Avenida Aracely de Paula com a Edmar Cunha, onde há riscos para pedestres. O vereador também apontou a necessidade de atenção especial ao entorno do Corpo de Bombeiros, na Rua Belo Horizonte, devido a recorrentes engarrafamentos.
Na área de infraestrutura, Chicão indicou providências urgentes para reposição da fiação elétrica do Campo do Max Newman, alvo de furto pouco tempo após sua inauguração. Também solicitou reparos na Avenida José Jorge de Akel, onde buracos têm causado danos a veículos, e pediu pavimentação e iluminação no final da Rua Ivan Mesquita, no bairro Aeroporto 2.
Além das indicações, o vereador apresentou um Projeto de Lei que propõe denominar uma via pública como Rua Ivone Zouain Zuppo, em homenagem à professora rural e líder comunitária falecida em 2023, reconhecida por seu trabalho espiritual e acolhimento social. Chicão também propôs uma Moção de Aplausos à Sra. Patrícia Dias Pajeú, presidente da Obra Social Jesus Te Ama, que há cinco anos dedica seu tempo ao voluntariado, transformando vidas e fortalecendo laços comunitários com empatia e solidariedade.
Jairinho Borges
O vereador Jairinho Borges destacou sua participação em reuniões voltadas ao desenvolvimento regional. Ele relatou encontros no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), ocasião em que reforçou a importância da regulamentação e fiscalização da Lei nº 24.481/2023, que permite o uso das faixas de domínio das rodovias estaduais para o cultivo de lavouras brancas. O parlamentar também esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite, para tratar de pautas voltadas à melhoria dos serviços públicos, com destaque para o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).
Jairinho informou ainda que encaminhou, por meio do deputado Bosco, um ofício solicitando melhorias estruturais na sede da Polícia Militar do Meio Ambiente, reforçando a importância do apoio às forças de segurança. O vereador também participou de encontros com os deputados Coronel Henrique, Grego da Fundação e Bosco, tratando da ampliação e fortalecimento das escolas cívico-militares.
Por fim, apresentou Moção de Congratulação e Reconhecimento à Sala Mineira do Empreendedor, que recebeu o Selo Diamante, uma importante distinção pela excelência no atendimento e incentivo ao empreendedorismo local.
Marciony Sucesso
O vereador Marciony Sucesso apresentou propostas voltadas à inovação nos serviços públicos, inclusão social e sustentabilidade. Uma das principais indicações foi a criação do Cartão Cidadão Municipal, que reuniria, por meio de um sistema com leitura magnética e foto, o acesso unificado aos serviços de saúde, educação e assistência social. A iniciativa tem como objetivo modernizar o atendimento ao cidadão, promovendo mais agilidade, segurança e integração de dados entre as secretarias.
Com foco na acessibilidade, Marciony também solicitou a inclusão de intérpretes de LIBRAS em escolas, creches, unidades de saúde e eventos públicos. A medida visa garantir a comunicação eficaz com pessoas surdas e reforça o compromisso da cidade com os princípios da Lei Brasileira de Inclusão. O vereador ainda apresentou uma Moção de Congratulações à embaixadora Maricell Hussein, idealizadora da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O evento de 2025 reuniu mais de mil queijos de 16 países e atraiu mais de 50 mil visitantes, gerando impacto positivo na economia local e projetando Araxá no cenário internacional.
Além disso, foram apresentados dois Projetos de Lei para denominação de ruas, homenageando cidadãos que deixaram legado de dedicação à comunidade: José Nadir de Oliveira e Maria do Carmo de Melo. Outro destaque foi o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Culinárias, com foco em educação ambiental, coleta responsável e incentivo à sustentabilidade.
Alexandre Irmãos Paula
O vereador Alexandre Irmãos Paula apresentou um conjunto de indicações voltadas à valorização da cultura, segurança pública, infraestrutura urbana e memória esportiva da cidade. Uma das propostas é a solicitação para a transformação do talude da Avenida Senador Montandon, na entrada da cidade, em um painel de arte em grafite. A ideia é transformar o local em ponto turístico e vitrine para artistas locais, unindo arte urbana, identidade cultural e valorização dos espaços públicos.
Alexandre também solicitou à Secretaria de Segurança Pública a instalação de uma câmera do programa “Olho Vivo” no cruzamento entre as ruas Uberaba e Rio Branco. O local é cercado por diversos estabelecimentos comerciais e registra intenso fluxo de veículos e pedestres. A proposta visa atender a demanda de comerciantes, moradores e clientes.
Outras demandas apresentadas envolvem a recuperação asfáltica do bairro Pedro Pezzutti (Vila Santa Casa), em resposta a reclamações de moradores sobre as condições das vias, e a sugestão da criação de uma Galeria de Esportes Municipal, com estrutura física e virtual, dedicada a preservar a história esportiva de Araxá. Por fim, o vereador também propôs um Projeto de Lei para dar o nome de Rua Nilva Maria Alves à atual Rua 10 do loteamento Residencial Monte Carlos III.
Garrado
O vereador Garrado foi o último parlamentar a usar a tribuna. Ele apresentou uma série de requerimentos com foco em melhorias na sinalização viária e na iluminação pública de diferentes regiões. Uma das solicitações refere-se à repintura da sinalização horizontal dos quebra-molas e faixas elevadas da Rua Terêncio Pereira. De acordo com o parlamentar, a sinalização atual encontra-se bastante desgastada, dificultando a visibilidade por parte dos motoristas e aumentando os riscos de acidentes.
Outra demanda importante diz respeito à implantação de sinalização viária em três pontos estratégicos do município: Praça Pedro Rios, Rua Belo Horizonte e Rua Sargento Jacinto da Silva. Segundo Garrado, a ausência ou insuficiência de placas e faixas nessas localidades tem gerado dificuldades de circulação e relatos de acidentes. Ele reforçou que a sinalização adequada é fundamental para manter a ordem no trânsito e proteger a integridade de quem circula por essas vias.
Além das questões de trânsito, Garrado também se dedicou à melhoria da iluminação pública em dois pontos da cidade. Um dos requerimentos solicita a poda das árvores em frente ao número 2715 da Avenida Aracely de Paula, cujas copas estariam obstruindo os postes de luz e comprometendo a visibilidade à noite. Já o outro pedido propõe a manutenção ou substituição das luminárias da Praça Pedro Dias, conhecida como Praça da Santa Casa.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube