Planejamento antecipado, capacitação e foco na experiência do cliente são essenciais para garantir bons resultados em novembro
A Black Friday ocorre no final de novembro, mas comerciantes de todos os portes já devem intensificar os preparativos para aproveitar ao máximo a data, que se consolidou como uma das mais importantes do varejo brasileiro. Segundo a especialista em gestão de negócios e liderança, Kelianuze Olive Mendes Menezes, docente doSenac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, o segredo para uma campanha de sucesso está na antecipação estratégica.
“Quem começa antes consegue planejar melhor sua campanha e alcançar melhores resultados”, afirma a expert. “O planejamento deve envolver diversas áreas do negócio, como logística, negociação com fornecedores, marketing e tecnologia. A análise de dados de anos anteriores também é fundamental para prever a demanda e ter certeza de que os produtos mais procurados estejam disponíveis”, destaca.
Foto de Artem Beliaikin na Unsplash
Entre os principais pontos de atenção estão:
- Estoque e logística: revisar níveis de armazenamento, prazos de entrega e parcerias com transportadoras.
- Atendimento e pós-venda: treinar a equipe para lidar com o aumento de contatos. O trato com o cliente é diferencial para uma venda de sucesso ou não.
- Precificação e descontos: revisar ou montar as estratégias de redução de preço e os planos para promoções.
- Marketing multicanal: planejar campanhas em redes sociais, e-mail e anúncios pagos com antecedência.
- Infraestrutura digital: para quem vende online, testar o site ou loja virtual para alto tráfego e assegurar segurança no processo de compra.
A especialista também alerta para erros comuns, como os instabilidade em sistemas de pagamento, falta de integração entre áreas e volume insuficiente de mercadorias. Esses problemas podem gerar reclamações, perda de credibilidade.
Pequenos negócios também podem se destacar
Os pequenos empreendedores têm espaço para crescer na Black Friday. A dica é focar em produtos-chave, criar combos atrativos e investir em uma experiência de compra diferenciada. “Embalagens personalizadas, bilhetes de agradecimento e serviço humanizado aumentam a fidelização”, explica.
Além disso, ainda há tempo para capacitar equipes. Treinamentos rápidos em vendas, atendimento e marketing digital podem fazer a diferença. “Equipes treinadas convertem mais, lidam melhor com a alta demanda e reduzem erros”, reforça Kelianuze.
A docente do Senac finaliza com um conselho: “Antecipação é o maior diferencial competitivo, principalmente para pequenos negócios que dependem de criatividade e organização para competir com grandes varejistas. O cliente busca mais do que um produto: ele busca vivências memoráveis e significativas.”
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Kelianuze Menezes
Facebook
Twitter
Google+
YouTube