A St George Mining Limited anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com o CEFET-MG/ Campus Araxá para a implantação do Centro Tecnológico St George/CEFET-MG, que terá como núcleo uma planta-piloto de processamento mineral e refino hidrometalúrgico.
Pelo acordo, a St George financiará as obras de construção, a aquisição de equipamentos e as adequações de engenharia. Nos três primeiros anos, a empresa implementará as condições laboratoriais e de planta-piloto necessárias para testes em escala ampliada. Um período de transição, nos anos quatro e cinco, permitirá a operação conjunta entre St George e CEFET-MG/ Campus Araxá, assegurando transferência de conhecimento e treinamento de pessoal.
Do lado do CEFET-MG/ Campus Araxá, a parceria envolve a disponibilização de área no campus de Araxá e de projetos de engenharia para o Centro Tecnológico St George/CEFET-MG,, que incluirá laboratórios, áreas de apoio e instalações em escala piloto.
“Reafirmamos nossa convicção de que o novo centro de pesquisa representará um marco na ampliação e no fortalecimento das iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras em Araxá e região”, afirma a professora Renata Calciolari, diretora do Campus Araxá – CEFET-MG. A instituição também ficará responsável por fornecer projeto básico e autorizações institucionais, disponibilizar equipe técnica, apoiar propostas de fomento e garantir as condições adequadas para pesquisa.
“A colaboração com o Centro Tecnológico St George/CEFET-MG é um marco na execução de nossa estratégia de operação integrada, da mina ao mercado”, afirmou John Prineas, presidente-executivo da St George Mining.
Para Thiago Amaral, diretor de ESG e Desenvolvimento Técnico da St George, o acordo reflete as diretrizes e princípios que orientam a atuação da empresa: “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento por meio de ações conjuntas com a sociedade, valorizando o conhecimento e a inovação locais.”
O Centro Tecnológico irá atender projetos de outras empresas, trazendo desenvolvimento e tecnologia para a região. “Esse é um legado que a St George já começa a construir desde seus primeiros passos”, completa Amaral.
Dessa forma, a parceria com CEFET-MG Araxá une conhecimento acadêmico, desenvolvimento, inovação e experiência industrial. Com potencial para gerar impacto direto em tecnologias para a mineração sustentável e na formação de profissionais qualificados.
Pesquisa e Inovação
Com capacidade de processar entre 200 kg e 300 kg de minério por hora, a planta possibilitará a produção de amostras de ferronióbio e terras raras, incluindo concentrados, carbonato misto (MREC) e óxidos de alto valor agregado. As linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) incluirão rotas de beneficiamento para nióbio, titânio e terras raras; ensaios de lixiviação, separação e refino; técnicas de reaproveitamento de rejeitos e práticas de economia circular.
Também estão previstas ações de capacitação de pesquisadores e técnicos, participação discente em atividades práticas e a realização de seminários e publicações científicas.
O investimento no Centro Tecnológico St George/CEFET-MG soma-se a iniciativas já em andamento, como o estudo de processamento conduzido com a EMBRAPII e a participação no Projeto MagBras, voltado à fabricação nacional de ímãs de terras raras.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube