Câmeras inteligentes, reconhecimento facial, leitura automática de placas, totem interativo e espelhos convexos. Araxá tem transformado tecnologia em ferramenta de prevenção, agilidade e eficiência na segurança pública.
Nos últimos cinco anos, o Município modernizou totalmente sua estrutura de videomonitoramento e ampliou o uso de recursos tecnológicos que fortalecem o trabalho integrado das forças de segurança e aumentam a sensação de proteção da população.
O sistema de videomonitoramento da cidade passou de 60 para 109 câmeras funcionando 24 horas por dia, em três turnos de operação, com quatro a cinco operadores por período, um policial militar fixo e equipe técnica de suporte. Atualmente, são 96 câmeras instaladas na área urbana e 13 na zona rural, todas acompanhadas em tempo real pela Central de Operações da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Essas câmeras são capazes de identificar situações suspeitas, registrar infrações de trânsito e auxiliar em ocorrências criminais. Somente em 2025, o sistema contribuiu para a resolução de 121 ocorrências policiais, com êxito em 100% dos casos.
Este ano, a modernização tecnológica também trouxe câmeras com movimento de 360°, zoom de longo alcance e melhor captação noturna, além da instalação de Leitores Automáticos de Placas (LPR) em quatro pontos estratégicos da cidade. Esses equipamentos permitem identificar veículos em tempo real, inclusive sob baixa luminosidade, e são fundamentais no apoio às forças policiais e no combate a furtos e roubos.
Outro canal que reforça a integração com o cidadão é o totem de segurança, instalado no calçadão do centro desde 2022. O equipamento permite que o cidadão se comunique diretamente com a Central de Videomonitoramento em situações de emergência.
Já nos cruzamentos urbanos, a Prefeitura implantou, em 2025, dez espelhos convexos em locais identificados como críticos para acidentes de trânsito, com base em levantamentos da Settrans e da Polícia Militar.
A cidade também se prepara para dar um novo salto tecnológico com a implantação de câmeras com reconhecimento facial e inteligência artificial (IA). O projeto, avaliado em R$ 2,5 milhões, vai operar com 250 novas câmeras de alta tecnologia e a criação de um cercamento virtual com uso de IA que vai permitir identificar veículos e pessoas em tempo real, emitir alertas automáticos e agilizar a resposta das forças de segurança.
“A tecnologia tem sido uma grande aliada na segurança pública. Ela amplia nossa capacidade de prevenir e agir, reforçando a sensação de proteção e confiança da população. O cidadão se sente mais seguro, e o criminoso, mais vigiado”, destaca Nayara Pacheco, secretária municipal de Segurança Pública.
De acordo com o Atlas da Violência 2025, Araxá é a cidade mais segura de Minas Gerais, a 6ª no Sudeste e a 9ª do Brasil. O resultado reflete o investimento contínuo em inovação, planejamento e integração entre as forças de segurança, um modelo que transforma Araxá em uma das cidades que é referência nacional em segurança pública inteligente.




Facebook
Twitter
Google+
YouTube