Programação
08/12 – SEGUNDA-FEIRA
Mostra de Artes FestNatal
19h – Abertura Vila do Noel
19h30 – Um tal de Malasartes – Cia de Teatro CSD
20h30 – CAMTA
21h15 – CDK
09/12 – TERÇA-FEIRA
Mostra de Artes FestNatal
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Fundação Rio Branco
19h50 – Instituto Movart
21h15 – Still Dance Company
22h05 – Escola de Dança CSD
10/12 – QUARTA-FEIRA
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Banda Malupa
19h45 – Henrique Reis Quarteto
21h – Quinto Sol convida Hugo Massato
Fim de semana
O primeiro fim de semana do FestNatal – Araxá 160 anos registrou grande público e uma programação diversificada, marcada por música instrumental, contação de histórias, cultura sertaneja e um domingo inteiramente dedicado ao rock.
Na sexta-feira (5), a contadora de histórias Márcia Pires emocionou o público com Sambanguinhas – Histórias e Cantigas. “A história transforma os corações. É uma cultura que a gente tem que preservar e que encanta, independentemente da idade”, afirmou. Na mesma noite, o músico Caju levou ao palco Caju e Friends, ressaltando a importância da música instrumental. “Eu me sinto muito feliz e honrado de estar aqui porque a música instrumental não é tão popular, mas Araxá sempre prestigiou muito esse estilo em um festival respeitado no Brasil todo. É importante dar oportunidade ao público de conhecer novos músicos e novas sonoridades”, disse.
No sábado (6), o destaque foi o sertanejo. A apresentação da Orquestra de Viola 40ões da Viola celebrou a tradição da música caipira. Para o músico Clévis Donizete Borges, o festival reforça a cultura regional. “Ter um espaço como o FestNatal Araxá é muito importante para os artistas da região e, mais do que isso, quando a gente pode mostrar a beleza da viola caipira nesse palco, com essa estrutura, nossa cultura sertaneja é valorizada”, afirmou.
O domingo (7) foi marcado pelo “Dia do Rock”, com cerca de oito horas de apresentações seguidas, reunindo bandas e artistas locais e regionais. Entre os destaques esteve o Edu Ardanuy Trio, que celebrou o retorno a Araxá. “Foi muito bacana. Fazia muitos anos que eu não vinha a Araxá e, quando surgiu o convite de apresentar meu trabalho instrumental, ainda mais numa época de Natal, achei fantástico. A estrutura é incrível. Fiquei muito feliz de participar com meu trio”, comentou Edu. O público também acompanhou Dog Rock Band, Tonttera, Banda Vinith, Creedence Tributo Brasil e Kiss Cover Brasil em uma maratona musical que movimentou o festival.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano, o evento comemora 16 anos e ocorre entre os dias 4 e 21 de dezembro no estacionamento do Estádio Fausto Alvim com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais. O evento também conta com toda a estrutura de acessibilidade, como banheiros adaptados, vagas reservadas, rampas, tradução simultânea em libras, audiodescrição e presença diária de uma psicóloga especialista em manejo comportamental.
O FestNatal – Araxá 160 anos é realizado pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CBMM, Bem Brasil, Rio Banco, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Algar, Zema, Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e Tv Integração. Uma realização da Fundação Cultural Acia (Facia) e Ministério da Cultura, Governo do Brasil, ao lado do povo brasileiro.





Facebook
Twitter
Google+
YouTube