Bem Brasil – fevereiro
Confiança dos empresários da construção volta a cair após 13 meses de otimismo
Empresarial

Confiança dos empresários da construção volta a cair após 13 meses de otimismo

Confiança dos empresários da construção volta a cair após 13 meses de otimismo

Levantamento da Fiep mostra que, em julho, indicador que mede o ânimo dos industriais do setor caiu principalmente pelas incertezas para a economia nos próximos meses

Crédito: Gelson Bampi

A perda de otimismo que já havia sido registrada na indústria de transformação paranaense no mês passado atingiu, em julho, também o setor da construção civil. É o que revela o mais recente levantamento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) sobre o nível de expectativas do empresário industrial do Estado em relação à economia e a seus negócios. O Índice de Confiança da Indústria de Construção (ICIC-PR) caiu 4,9 pontos de junho para julho, fazendo com que o indicador chegasse a 45,4 pontos, alcançando a área de pessimismo – abaixo de 50 pontos – pela primeira vez depois de 13 meses.

A redução registrada em julho é atípica, segundo a Fiep, já que, tradicionalmente, o ICIC-PR costuma apresentar aumento neste mês. O principal motivo da queda, porém, foi a redução de 6,3 pontos no Índice de Expectativas, um dos subindicadores da pesquisa, que capta a percepção do empresário da construção em relação à economia para os próximos seis meses. Isso ocorreu mesmo com a maioria dos indicadores de atividade futura do setor apresentando resultados positivos. Houve aumento nos indicadores relacionados ao nível de atividade para os próximos seis meses, às compras de insumos e matérias-primas e aos novos empreendimentos e serviços.

De acordo com a Fiep, apesar dessas perspectivas, no setor da construção, fatores externos às empresas continuam tendo mais peso para que os empresários ainda se sintam pessimistas em relação aos próximos meses. Entre eles, a não aprovação de reformas estruturantes, os impactos negativos que a greve dos caminhoneiros causou na economia e o cenário eleitoral bastante indefinido.

Indústria de transformação – O comportamento do ICIC-PR neste mês acompanhou a queda que já havia sido observada em junho no caso da indústria de transformação paranaense. Em julho, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação (ICIT-PR) voltou a registrar leve retração, desta vez de 0,2 ponto, chegando a 47,7 e permanecendo na área de pessimismo pelo segundo mês consecutivo.

Ao contrário do ICIC-PR, porém, a redução registrada na indústria de transformação ocorreu principalmente pela retração de 1,3 ponto no Índice de Condições, que mede o sentimento dos empresários em relação ao momento atual. Já o Índice de Expectativas, que mede as perspectivas para os próximos meses, subiu 0,4 ponto, chegando a 51,0 pontos. A recuperação do indicador, no entanto, ainda esbarra nas mesmas incertezas em relação principalmente ao cenário eleitoral.

CDK – Permuta
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Cemig retira 3,6 toneladas de cabos de telecom irregulares de postes

Cemig retira 3,6 toneladas de cabos de telecom irregulares de postes

Portal Araxá 19/05/2025
Cresol capacita jovens, crianças e mulheres com projetos de educação financeira

Cresol capacita jovens, crianças e mulheres com projetos de educação financeira

Portal Araxá 12/05/2025
CBMM realizará testes de sirenes na próxima semana

CBMM realizará testes de sirenes na próxima semana

Portal Araxá 07/05/2025
Crescimento do setor de estética impulsiona demanda por profissionais qualificados

Crescimento do setor de estética impulsiona demanda por profissionais qualificados

Portal Araxá 06/05/2025
Sebrae Minas oferece bolsas de R$ 5 mil para agentes

Sebrae Minas oferece bolsas de R$ 5 mil para agentes

Portal Araxá 05/05/2025
CBMM prorroga o prazo de inscrição do programa “Vai que dá Araxá”

CBMM prorroga o prazo de inscrição do programa “Vai que dá Araxá”

Portal Araxá 28/04/2025