GIGA+Fibra
Araxá antecipa 2ª dose de Pfizer e AstraZeneca para pessoas com agendamento até 19 de novembro nesta quinta; confira outras etapas
Saúde

Araxá antecipa 2ª dose de Pfizer e AstraZeneca para pessoas com agendamento até 19 de novembro nesta quinta; confira outras etapas

Araxá antecipa 2ª dose de Pfizer e AstraZeneca para pessoas com agendamento até 19 de novembro nesta quinta; confira outras etapas

A Prefeitura de Araxá antecipa a aplicação da 2ª dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca para pessoas acima de 18 anos com o agendamento no Cartão de Vacina até o dia 19 de novembro ou doses em atraso. A imunização acontece nesta quinta-feira (4), das 8h às 16h, no Sesc. A redução do intervalo da 2ª dose de 12 para oito semanas foi anunciada pelo Ministério da Saúde em outubro passado.

O município também prossegue a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac, nesta quinta-feira (21), das 8h às 16h, no Sesc. Porém, o intervalo para esse imunizante é de 28 dias em relação à 1ª dose e a aplicação ocorre de acordo com o agendamento no Cartão de Vacina ou com doses em atraso.

3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão

A Secretaria Municipal de Saúde aplica a 3ª dose (adicional) contra a Covid-19 para pacientes com alto grau de imunossupressão. A imunização acontece nesta quinta-feira (4), na Unisa, das 8h às 16h. De acordo com o Ministério da Saúde, para receber a dose adicional, pessoas com imunossupressão grave devem ter recebido a 2ª dose há pelo menos 28 dias.

No momento da vacinação, são exigidos os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua preferência (seja da rede pública ou privada). A emissão de apresentação de falso atestado configura crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, podendo resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. A lista de comorbidades está disponível no Site Araxá Vacina (www.araxavacina.com.br).
Conforme orientação do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: Imunodeficiência primária grave; quem está realizando quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/Aids; quem faz uso de corticoides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por período igual ou superior a 14 dias; quem faz uso de drogas modificadores da resposta imune; doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

3ª dose para profissionais de saúde

A Prefeitura de Araxá aplica a 3ª dose (reforço) da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde que trabalham diretamente no combate ao coronavírus. A imunização acontece nesta quinta-feira (4), na Unisa, das 8h às 16h. A aplicação abrange profissionais que atendem em hospitais públicos e particulares, Unidades de Saúde, Equipes de Saúde da Família (ESFs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo destinada para profissionais que receberam a 2ª dose do imunizante em um intervalo de seis meses entre as aplicações.

2ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades
A aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave acontece nesta quinta-feira (4), na Unisa, das 8h às 16h. A imunização é feita de acordo com o Cartão de Vacina.

1ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades

A vacinação contra a Covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave acontece nesta quinta-feira (4), na Unisa, das 8h às 16h. Para garantir a vacinação da 1ª dose, todos contemplados neste grupo devem comprovar sua condição clínica.

A Secretaria Municipal de Saúde exige no momento da vacinação os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.

1ª dose gestantes, puérperas e lactantes

A vacinação adulta de grávidas, puérperas e lactantes sem comorbidades que ainda não receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 também é realizada na Unisa, das 8h às 16h, nesta quinta-feira (4).

Cronograma

2ª dose Pfizer e AstraZeneca com o agendamento no Cartão de Vacina até o dia 19 de novembro ou doses em atraso – SESC
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h.
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

2ª dose CoronaVac de acordo com o cartão de vacina – SESC
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h.
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

3ª dose (dose adicional) para pacientes com alto grau de imunossupressão – UNISA
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica.

3ª dose (reforço) em profissionais de saúde que receberam a 2ª dose da vacina em um intervalo de 6 meses entre as aplicações – UNISA
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Carteira Profissional, Cartão do SUS (se tiver) e Cartão de Vacina.

2ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave – UNISA
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e Cartão de Vacina.

1ª dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave – UNISA
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de Vacina, Cartão do SUS (se tiver) e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Quem possuir Benefício de Prestação Continuada (BPC), deve levar o comprovante e a vacinação deve ter a presença de um acompanhante.

1ª dose Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA
Dia e horário: 04 de novembro (quinta) – 8h às 16h
– Puérperas (com até 45 dias) e Lactantes (até 6 meses)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina (se tiver) e Certidão de Nascimento ou Cartão do Bebê.

– Gestantes (com e sem comorbidades)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS (se tiver), Cartão de Vacina (se tiver) e Cartão Pré-natal.

CRESOL – SETEMBRO
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

UAB Araxá abre inscrições para curso superior gratuito de Banco de Dados

UAB Araxá abre inscrições para curso superior gratuito de Banco de Dados

Portal Araxá 03/10/2025
Outubro Rosa: Unimed Araxá doa 60 mamografias e amplia acesso a exames

Outubro Rosa: Unimed Araxá doa 60 mamografias e amplia acesso a exames

Portal Araxá 03/10/2025
Araxá promove II Simpósio de Saúde Mental e fortalece rede de cuidado humanizado

Araxá promove II Simpósio de Saúde Mental e fortalece rede de cuidado humanizado

Portal Araxá 03/10/2025
FAMA abre novas inscrições para o Projeto Revitalize 60+

FAMA abre novas inscrições para o Projeto Revitalize 60+

Portal Araxá 01/10/2025
  Após caso confirmado na região, Prefeitura de Araxá reforça importância da vacinação contra a febre amarela

  Após caso confirmado na região, Prefeitura de Araxá reforça importância da vacinação contra a febre amarela

Portal Araxá 29/09/2025
Pilates na Terceira Idade: Bem-estar, autonomia e saúde

Pilates na Terceira Idade: Bem-estar, autonomia e saúde

Portal Araxá 29/09/2025