A 1ª Conferência Municipal da Mulher foi realizada nesta terça-feira (25), em Araxá, reunindo representantes da sociedade civil, poder público e movimentos sociais em um importante momento de escuta, diálogo e construção coletiva. Com o tema “Democracia e Igualdade”, o evento superou as expectativas e contou com participação expressiva, incluindo representantes da Central Única das Favelas (Cufa), Marcha das Mulheres, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), rede de proteção às mulheres, e ainda com representantes de cidades como Tapira e Uberaba.
Durante a conferência, foram discutidas e aprovadas 15 propostas distribuídas entre três eixos temáticos: igualdade no mundo do trabalho e acesso à formação e educação; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; e saúde integral das mulheres. As propostas foram elaboradas de forma participativa e serão levadas para as próximas etapas da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.
Também foram eleitas as delegadas que representarão Araxá nas etapas regional e estadual. Pelo setor público foram eleitas: Jaqueline dos Reis Ramalho Pereira e Maria Eugênia Andrade. Já pela sociedade civil, foram eleitas: Lívia Cristina da Silva, Rosângela de Oliveira, Marisa Rufino, Elba Pontes e Graziela Luiza Silva.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Leany Tupinambá, celebrou o sucesso do evento. “Superamos todas as expectativas. Tivemos um auditório cheio, com gente sentada na escada. Foi uma representatividade maravilhosa, com participação efetiva da sociedade e de toda a rede de atenção às mulheres. Um momento histórico para Araxá”, destacou.
A Conferência Regional será sediada em Araxá nos próximos meses, reunindo representantes de 19 municípios da região.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube