Araxá está sediando, nesta semana, a Qualificação de Supervisores de Atividades do Controle Vetorial do Aedes aegypti – Módulo II, promovida pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS/Uberaba). O curso reúne profissionais das microrregiões de Araxá e Uberaba, com foco na atualização das práticas de controle de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A qualificação segue até sexta-feira (16).
Realizado no Uniaraxá, o curso é conduzido pelos tutores Clênio Franco Borges e Cleuber Franco Borges, com o apoio de especialistas convidados. O objetivo é capacitar os supervisores de campo para que possam liderar as equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) de forma mais eficiente e alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde.
Representantes de 13 municípios participam da capacitação: Araxá, Ibiá, Campos Altos, Tapira, Perdizes, Pedrinópolis, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Campos Florido, Delta, Sacramento, Conquista e Veríssimo.
A programação abrange uma série de atividades teóricas e práticas, que incluem desde a atribuição dos supervisores até a utilização de armadilhas para identificar focos do mosquito. Também são abordados temas como planejamento de campo, vigilância entomológica, análise de dados e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, conteúdos como o uso de drones no controle vetorial, georreferenciamento e outras zoonoses também estão sendo ministrados.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube