Cresol – Novembro/Dezembro
Câmara define Comissões e empossa Vereador em primeira Reunião do ano
Política

Câmara define Comissões e empossa Vereador em primeira Reunião do ano

Câmara define Comissões e empossa Vereador em primeira Reunião do ano

Pr. Claudenir Dias ocupa a cadeira deixada pelo Vereador Edinho Souza; Vereador Adolfo Segurança reassume o cargo

A Câmara Municipal de Araxá realizou nesta terça-feira (05) a primeira Reunião Ordinária do ano, que foi destinada à posse do Vereador Pr. Claudenir Dias (PP), retomada do mandato pelo Vereador Adolfo Segurança (AV) e eleição das Comissões Permanentes da Casa, conforme previsto no Regimento Interno.

A Reunião também foi a primeira conduzida pela nova Mesa Diretora da Câmara, composta pelo Presidente Roberto do Sindicato (SD), Vice-Presidente Fárley Pereira de Aquino (DEM), Primeiro Secretário José dos Reis de Paula (Zezinho-PT) e Segundo Secretário Hudson Fiuza (PSL).

Eleição das Comissões Permanentes

O Regimento Interno da Casa determina que na primeira Reunião Ordinária da Sessão Legislativa, ocorra a eleição dos membros das Comissões Permanentes da Casa, por um período anual. As Comissões são formadas por três Parlamentares que irão se dividir entre os cargos de Presidente, Relator e Membro. Cada uma delas tem o objetivo de estudar as proposições e os assuntos de sua competência e elaborar parecer sobre eles.

Até o ano passado a Câmara contava com cinco Comissões Permanentes, mas a Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final, com o objetivo de facilitar os trabalhos parlamentares, foi dividida em: Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação Final.

Confira os Parlamentares que foram eleitos para cada uma das seis Comissões:

Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação Final- Emílio de Paula Castilho (PR), Fernanda Castelha (PSL) e Raphael Rios (SD);

Comissão Permanente de Finanças e Orçamento- César Romero da Silva (Garrado- PR), José Valdez da Silva (Ceará- PMB) e Robson Magela (PRB);

Comissão Permanente de Serviços Urbanos e Obras Públicas- Pr. Claudenir Dias (PP), Hudson Fiuza (PSL) e Robson Magela (PRB);

Comissão Permanente de Agricultura, Indústria, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural- César Romero da Silva (Garrado-PR), Hudson Fiuza (PSL) e José dos Reis de Paula (Zezinho-PT);

Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Segurança- Bosco Júnior (Avante), Pr. Claudenir Dias (PP), Fárley Pereira de Aquino (DEM);

Comissão de Esportes, Turismo, Lazer, Direitos Humanos e Defesa da Mulher-Adolfo Segurança (Avante), Fabiano Santos Cunha (PRB) e Luiz Carlos Bittencourt (Podemos).

Posse do Vereador Pr. Claudenir Dias e retorno do Vereador Adolfo Segurança

O Vereador Adolfo Segurança (Avante) reassumiu sua cadeira no Legislativo após dois anos a frente da Secretaria Municipal de Esportes. Ele fez um pronunciamento comentando seu retorno a Casa de Leis: Adolfo destacou a recepção dos servidores da Casa, agradeceu seu suplente, Vereador Jairinho Borges (PRP) e sua equipe que o acompanhou no trabalho da Secretaria.

O Parlamentar ainda fez um balanço de sua atuação como Secretário: “Implantamos diversas iniciativas com o objetivo de desenvolver o esporte em nossa cidade como as Escolinhas nos ginásios e nas Escolas Municipais, Projeto Bom de Bola Bom na Escola, iniciativas para desenvolvimento do futebol amador, ampliação das equipes do ruralão, manutenção e construção de ginásios, reforma de espaços e ampliação de áreas de esportes”.

Em seguida o Pr. Claudenir Dias foi empossado como Vereador. Ele vai ocupar a cadeira deixada pelo Vereador Edinho Souza (PTB), que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Esportes. O Parlamentar entregou sua declaração de bens e em seguida fez a leitura do juramento.

Em um discurso emocionado, ele agradeceu os eleitores, sua família, os membros da igreja, colaboradores e amigos da Secretaria de Saúde. Ele também destacou a oportunidade que teve de servir Araxá como ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS) e desejou sucesso ao Vereador Edinho Souza.

Pr. Claudenir ainda lembrou os 699 votos que recebeu no último pleito: “Manifesto minha vontade de fazer o melhor para o povo de Araxá e me coloco à disposição de cada araxaense e dos colegas Parlamentares para exercer minhas funções da melhor maneira possível”.

GIGA+Fibra
Política

Mais notícias da Categoria Política

Município apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 em Audiência Pública

Município apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 em Audiência Pública

Portal Araxá 26/02/2026
Saúde, infraestrutura e políticas sociais marcam a 48ª Reunião Ordinária da Câmara

Saúde, infraestrutura e políticas sociais marcam a 48ª Reunião Ordinária da Câmara

Portal Araxá 25/02/2026
Câmara de Araxá debate fiscalização de aplicativos de mobilidade urbana

Câmara de Araxá debate fiscalização de aplicativos de mobilidade urbana

Portal Araxá 12/02/2026
Câmara de Araxá realiza primeira sessão do ano com uso da tribuna e aprova projetos de fomento a entidades

Câmara de Araxá realiza primeira sessão do ano com uso da tribuna e aprova projetos de fomento a entidades

Portal Araxá 12/02/2026
Caminhada pela Justiça e Liberdade expõe reação da direita aos excessos institucionais e ao desgaste do governo

Caminhada pela Justiça e Liberdade expõe reação da direita aos excessos institucionais e ao desgaste do governo

Portal Araxá 21/01/2026
Brasil encerra 2025 com maior dívida pública da história em meio a turbulência política e desafios sociais

Brasil encerra 2025 com maior dívida pública da história em meio a turbulência política e desafios sociais

Portal Araxá 13/01/2026