ALMG – Camp. Violência não é amor / Guia PCDs
Com balanço positivo, Fiemg e parcerias encerram ação do PCIR em Araxá
Empresarial

Com balanço positivo, Fiemg e parcerias encerram ação do PCIR em Araxá

Com balanço positivo, Fiemg e parcerias encerram ação do PCIR em Araxá

Agenda do Programa de Competitividade Industrial Regional será retomada no próximo ano, dando continuidade aos trabalhos com empresas do Distrito Industrial

Foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – Acia, na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro, o encerramento da Ação Lean Melhoria Contínua que faz parte do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR). O projeto foi realizado com empresas de Araxá, pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, em parceria com a Codemig e Prefeitura. Durante o evento esteve presente o presidente da Acia, Emílio Neumann; o presidente do D.I. Paulo Nessralla; o analista de Projetos da Fiemg, Pedro Peixoto, empresários do Distrito Industrial; entre outros convidados.

Durante a Ação desenvolvida desde abril deste ano, foram realizadas atividades de treinamentos práticos e visitas de acompanhamento especializadas, voltados à execução de projetos de melhoria com resultados de curto prazo. O Analista de projetos da Fiemg explica que o objetivo foi reduzir perdas e desperdícios, elevar a produtividade e o nível de competitividade das empresas participantes.

“Começamos o trabalho compartilhado com o D.I. para levantar várias carências, e mostrar o que o sistema pode fazer quando temos esse retorno das empresas e empresários. Realizamos seis ações envolvendo 53 empresas e no total foram atendidos 206 colaboradores em ações de mão de obra, mercado, tecnologia, e sustentabilidade num investimento de mais de R$ 100 mil com contrapartida de 80% desse valor por parte da Fiemg. Encerramos o ano de 2017 com resultados positivos e para o ano de 2018 vamos retomar essa agenda em Araxá”, explicou Pedro Peixoto.

O presidente do D.I. Paulo Nessralla comentou sobre o futuro da parceria. “O projeto foi muito importante e todos que participaram ficaram totalmente satisfeitos. Para o próximo ano vamos buscar ainda mais parcerias para todas as empresas do D.I. gerando preparação e melhorias”, ressaltou.

“A Acia acredita que todas as empresas precisam do apoio da sua Associação, resta a nós apoiar todo e qualquer benefício às empresas e aos empresários. A parceria que se formou entre Fiemg, Codemig e Prefeitura é de grande importância, pois eles buscaram entender as reais necessidades dos empresários, para depois formar o plano de trabalho, totalmente apoiados pela Acia”, reafirmou o presidente Emílio Neumann.

Para o sócio da Ferti Fertilizantes Jaime Sánchez, que participou do projeto, foi uma oportunidade de agregar valores aos processos dentro da empresa. “Desde agosto estamos participando da ação da Fiemg, o programa em si está sendo de grande importância para a empresa, pois conseguimos melhorar não só a nossa produtividade, mas também o layout interno, melhorando vários processos dentro da empresa. Nós mensuramos um aumento de 15% na produtividade”, concluiu.

CDK – Permuta
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

CBMM fortalece iniciativas para ampliar oportunidades de trabalho para a comunidade de Araxá 

CBMM fortalece iniciativas para ampliar oportunidades de trabalho para a comunidade de Araxá 

Portal Araxá 17/04/2026
Cresol Vale das Águas PR/MG inicia Circuito Estratégico 2026

Cresol Vale das Águas PR/MG inicia Circuito Estratégico 2026

Portal Araxá 14/04/2026
Cresol Vale das Águas PR/MG realiza Assembleia Geral Ordinária e aprova contas de 2025

Cresol Vale das Águas PR/MG realiza Assembleia Geral Ordinária e aprova contas de 2025

Portal Araxá 01/04/2026
CBMM reforça apoio à Fundação de Assistência à Mulher Araxaense

CBMM reforça apoio à Fundação de Assistência à Mulher Araxaense

Portal Araxá 31/03/2026
Programas socioambientais da Mosaic impactam mais de 13 mil pessoas em Araxá (MG) em 2025

Programas socioambientais da Mosaic impactam mais de 13 mil pessoas em Araxá (MG) em 2025

Portal Araxá 31/03/2026
Declaração do MEI pode ser feita gratuitamente na Sala Mineira do Empreendedor

Declaração do MEI pode ser feita gratuitamente na Sala Mineira do Empreendedor

Portal Araxá 30/03/2026