Congresso da Federaminas debate sustentabilidade, inovação e liderança e vai neutralizar emissões de carbono
O Grande Hotel e Termas de Araxá recebe, a partir desta quinta-feira (30), o 27º Congresso da Federaminas, considerado o maior encontro empresarial de Minas Gerais. O evento, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado, segue até o domingo (2) com o tema “Conectando Negócios, Transformando o Futuro”.
O congresso reúne empresários, gestores públicos, lideranças associativistas e especialistas de todo o país em quatro dias de programação voltada à sustentabilidade, inovação e novos modelos de gestão. “O tema é mais que uma tendência, é uma necessidade. Nosso objetivo é mostrar como os empreendedores podem gerar resultados concretos enquanto contribuem para a preservação do planeta”, afirma o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
Sustentabilidade como foco e prática
A edição de 2025 será marcada pela neutralização das emissões de carbono, uma ação inédita na história do congresso. Todas as emissões geradas com deslocamentos, consumo de energia e resíduos do evento serão compensadas por meio de créditos de carbono certificados.
A ação envolve a preservação de florestas nativas, a adoção de práticas sustentáveis e a geração de créditos de carbono auditáveis. “O crédito de carbono é um ativo que vem de um processo ambiental. É o reconhecimento de uma prática que gera uma menor emissão ou uma maior captura de carbono. No caso do Congresso da Federaminas, os créditos são de três produtores rurais de Minas Gerais. Tudo é auditável, mensurável e está próximo dos empresários e da própria entidade”, explica Rafael Melo, diretor da E2Carbon.
A iniciativa posiciona a Federaminas entre as primeiras entidades empresariais do país a incorporar oficialmente a neutralização de carbono como prática de gestão ambiental.

27º Congresso da Federaminas Data: 30 de outubro a 2 de novembro de 2025 Local: Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá (MG) Tema: Conectando Negócios, Transformando o Futuro Informações: AQUI!
Programação com grandes nomes
A programação, que se inicia nesta quinta-feira com a abertura oficial e a palestra da jornalista Giuliana Morrone sobre sustentabilidade e negócios, traz outros nomes de destaque do cenário nacional.
Na sexta-feira (31), o empreendedor Estevan Sartoreli, fundador da Dengo Chocolates, fala sobre governança consciente e transformação sustentável. No sábado (1º), o jornalista e escritor Pedro Doria apresenta a palestra “Como implantar inteligência artificial no varejo em dois meses”, seguida do atleta e apresentador Flávio Canto, que encerra a manhã com o tema “Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar”, discutindo a transição da cultura de performance para a de legado.
Entre os painéis confirmados, estão o Painel Grandes Empresas: a transformação sustentável, que traz Carlito Arruda, CEO da Arruda Alimentos; Rosane Santos, diretora de sustentabilidade da Samarco e Fernando Passalio, presidente da Copasa; o Painel Federaminas Mulher, que contará com Daniela Grelin (Pacto Global) e Adriana Muls (Diário do Comércio); e o Painel CEAJE, que discutirá reforma tributária com representantes da OAB-MG e do TRF.
Compromisso com o futuro dos negócios
Segundo Valmir Rodrigues, o congresso reafirma o papel das associações comerciais como agentes de desenvolvimento regional e transformação social. “A Federaminas acredita que é possível crescer com responsabilidade. Nosso congresso propõe uma reflexão sobre o papel das empresas no futuro — empresas que inovam, respeitam o meio ambiente e valorizam as pessoas”, disse.
O evento também contará com a tradicional entrega do Prêmio Mulheres Além das Gerais e do Mérito Empresarial, que homenageia empresários e associações com atuação destacada no fortalecimento do associativismo mineiro.
“Um momento de aprendizado, mas também de convivência e inspiração, reunindo lideranças que acreditam no potencial transformador do empreendedorismo”, afirma o presidente Valmir Rodrigues.
Programação completa
QUINTA-FEIRA | 30 DE OUTUBRO
10h – Credenciamento
12h – Almoço Boas-vindas
14h30 – Abertura Oficial
14h40 – Bruno Araújo – Secretário Executivo SEDE | Diversificação Econômica no Âmbito de MG
15h Giuliana Morrone | Jornalista | Sustentabilidade nos negócios – impacto no comércio e serviços
16h15 – Maria Laura Tergilene | CEO Fábrica Criativa | Economia Circular
16h45 – Painel Federaminas Jovem | A Nova Liderança: Sustentável, Protagonista e Inadiável
Felipe Cota – CEO Zero Carbon
17h30 – Premiação Concurso Projetos Federaminas Jovem
18h – Tour Estandes
18h30 – Happy Hour
20h – Jantar
SEXTA-FEIRA | 31 DE OUTUBRO
9h – Estevan Sartoreli | Fundador Dengo Chocolates | Governança consciente: inspirando transformações sustentáveis
10h30 – As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor – 2025, Ano do Cooperativismo (ONU)
Participação: Sicoob
10h45 – Painel Grandes Empresas: a transformação sustentável
Carlito Arruda – CEO da Arruda Alimentos
Rosane Santos – Diretora de sustentabilidade da Samarco
Fernando Passalio – Presidente da Copasa
12h15 – Almoço
14h – Painel Federaminas Mulher
Daniela Grelin – Diretora Executiva Pacto Global
Ministra Carmén Lúcia (participação virtual)
Adriana Muls – Diretora Diário do Comércio
15h15 – Coffee Break
15h45 – Painel CEAJE | Reforma Tributária: Judiciário e Advocacia em diálogo
João Paulo Fanucchi de Almeida Melo – Presidente CEAJE-Federaminas
Gustavo Chalfun – Presidente OAB/MG
Flávio Boson Gambogi – Desembargador Federal TRF
20h – Prêmio Mulheres Além das Gerais
22h – Show/Jantar
SÁBADO | 1º DE NOVEMBRO
9h – Pedro Doria | Jornalista – Como implantar IA no varejo em dois meses
10h15 – Case: Verde que Dá Lucro – ACE Sustentável
10h30 – ODS na Gestão Pública
Lucas Henrique de Oliveira Silva – secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima (MG),
Renato Valle – secretário municipal de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Nova Lima
11h – Foto Oficial
11h15 – Flávio Canto | Apresentador, Empreendedor e Medalhista Olímpico | Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar: a transição da cultura de Performance para a de Legado
12h45 – Almoço
13h – Feijoada Federaminas
19h – Credenciamento Homenageados Mérito
20h – Mérito Empresarial 2025
22h – Show/Jantar
O Congresso
O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais é promovido anualmente pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e com apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federaminas Mulher, da Federaminas Jovem, da CEAJE e da ACIA. O evento conta ainda com o apoio da Global Gateway, AL Invest Verde, Empreender, BEE Benefícios Flexíveis, Associações do Futuro, Gooders e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. O patrocínio é da Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas – Distribuição e Logística, Prefeitura de Nova Lima, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Governo de Minas – “Aqui o trem prospera”.
O evento, que reúne presidentes, diretores e executivos das ACEs de todo o estado, além de empresários, gestores públicos e representantes de entidades de classe, é um dos mais relevantes do calendário associativista brasileiro e, a cada edição, propõe uma imersão em temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e institucional.
Em 2024, o congresso foi realizado em Caeté. Neste ano, retorna à cidade de Araxá para sua 27ª edição, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, tendo como tema “Conectando Negócios, Transformando o Futuro”. A proposta é discutir modelos sustentáveis de gestão e fortalecer a atuação das associações comerciais como protagonistas de um novo ciclo de crescimento para Minas Gerais.
O encontro será sediado no Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio histórico e cultural do estado, conhecido por sua arquitetura monumental e estrutura completa de hospitalidade e bem-estar. A programação inclui palestras, painéis, treinamentos técnicos e espaços de convivência que estimulam o networking e a troca de experiências entre lideranças empresariais de todas as regiões mineiras. “É uma experiência que todos têm que viver. Um momento de aprendizado, associado à alegria de estarmos entre amigos e com a família”, afirma o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.




Facebook
Twitter
Google+
YouTube