Comitiva japonesa apresentará tecnologias para o agronegócio em Minas
Minas Gerais

Comitiva japonesa apresentará tecnologias para o agronegócio em Minas

Comitiva japonesa apresentará tecnologias para o agronegócio em Minas

Uma comitiva com 13 empresas japonesas chega a Minas, na quarta-feira (12/2), trazendo a possibilidade de parcerias em diversos setores, dentre eles o de nutrição animal, reprodução e engorda, fertilizantes e produção de grãos.

Os empresários têm como meta conhecer o mercado mineiro, apresentar seus produtos e serviços, e estabelecer conexões estratégicas com empresas e entidades locais, visando à mútua cooperação. Além de Minas, os estados de São Paulo e Paraná também foram selecionados para receber a comitiva.

A visita conta com o apoio das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi). O encontro faz parte da programação comemorativa dos 60 anos de Cooperação da Japan International Cooperation Agency (JICA) no Brasil. O evento fará parte do 9º Festival do Japão em Minas.

Atividades

Além de um seminário e de uma rodada de negócios em Belo Horizonte, o grupo ainda realizará visitas a empresas e propriedades rurais em cidades vizinhas à capital mineira. A comitiva contará, também, com empresas da área de tecnologia médica e alimentação.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, ressalta que o Japão é, há décadas, um importante parceiro do estado. Dentre os exemplos, estão o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer) e o Projeto de Irrigação do Jaíba.

“Além disso, no caso do café, o Japão está entre os nossos principais compradores. Portanto, enxergamos esse evento como mais uma chance de ampliação das oportunidades de negócio, tendo em vista essa grande tradição entre Minas e Japão”, explica a secretária.

Parcerias

O subsecretário de Promoção de investimentos e Cadeias Produtivas da Sede, Juliano Alves Pinto, destaca as possibilidades trazidas pela parceria com a Jica.

“Esses empresários pertencem a setores que são estratégicos para nossa economia e vêm de um país que tem muito a ensinar ao Brasil. Portanto, Minas não pode ficar fora dessa experiência riquíssima. É uma grande oportunidade e nosso estado continuará sendo um grande parceiro do grupo nesse tipo de missão”, afirma.

O gerente de Comunicação Social e Institucional no Indi, Carlos Augusto Romualdo, relembra que a parceria com a comitiva já trouxe ganhos para Minas. “Esta parceria já rendeu a Minas casos de sucesso, como a implantação da fabricante de espumas hospitalares e o estabelecimento de novos negócios para empresas de Minas Gerais”, detalha.

Programação:

Dia 12/2 (quarta-feira)

8h30 às 12h – Seminário no BDMG (Rua da Bahia, 1600 – Lourdes, Entrada do Auditório na Bernardo Guimarães)
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura do Seminário
10h – Apresentação das Empresas Japonesas
11h – Apresentações do Governo de Minas Gerais

12h às 14h – Almoço

14h às 18h – Network e Rodada de Negócios no BDMG (R. da Bahia, 1600 – Lourdes / entrada do Auditório pela Bernardo Guimarães – para todas as empresas)

Atividades Especiais:

14h – Demonstração dos equipamentos do grupo de Medicina na sala Carlos Drumond Andrade (Liberty Solution, Kyoto Kagaku e Micoto Technology)
16h – Palestra de Chá (Kawahara Tea Industries)

Dia 13/2 (quinta-feira)

Serão realizadas visitas técnicas em fazendas de gado de leite, vegetais orgânicos, supermercados e mercados públicos, hospitais e casas de terceira idade.

Pode haver mudanças na programação externa em caso de chuvas.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Agosto Caramelo marca avanço de programa gratuito do Governo de Minas que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos

Agosto Caramelo marca avanço de programa gratuito do Governo de Minas que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos

Portal Araxá 18/08/2025
Hemominas tem funcionamento alterado no feriado desta sexta-feira

Hemominas tem funcionamento alterado no feriado desta sexta-feira

Portal Araxá 14/08/2025
Concessionária Way-262 recolhe 26 toneladas de lixo na BR-262 entre Betim e Uberaba

Concessionária Way-262 recolhe 26 toneladas de lixo na BR-262 entre Betim e Uberaba

Portal Araxá 13/08/2025
Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Portal Araxá 12/08/2025
Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo

Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo

Portal Araxá 11/08/2025
Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Portal Araxá 11/08/2025