CDK – Permuta
Confira a programação do 11º Fliaraxá desta quinta, 6 de julho
Cultura

Confira a programação do 11º Fliaraxá desta quinta, 6 de julho

Confira a programação do 11º Fliaraxá desta quinta, 6 de julho

A 11ª edição do Fliaraxá chega ao seu segundo dia apresentando uma programação variada de eventos presenciais, como sessões de autógrafos, programação infantojuvenil, debates com autores nacionais e regionais e apresentações de música, na área de gastronomia. Norteado pelo tema “Educação, Literatura e Patrimônio”, o festival acontece até dia 9 de julho, domingo, em formato figital – ou seja, de forma presencial, no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro da cidade mineira; e digital, através do canal do Youtube. 

Nesta quinta, 6 de julho, o festival abre às 8h30, com um sarau para as crianças organizado pelo grupo “Deu na Telha” e convidados. A programação infantojuvenil segue, ao longo de todo o dia, com mesas de bate-papo das quais participam autores como Rafael Nolli, Cesar Campos, Líria Porto e Tino Freitas. A programação musical também se inicia de manhã, às 11h, com o DJ Lucio Ilian, que apresenta “Brasilidades & Lounge”, e retorna às 17h, com atrações como Lula Ribeiro, Marco Lobo e Banda Latitude 19, até o final da noite.

A partir das 13h, começa a programação regional, que inclui rodas de conversa com jovens escritores e mesas de debate sobre temas diversos, como “Etarismo” e “A poesia como instrumento de defesa do Patrimônio”. Já a programação nacional e internacional, que ocorre das 15h às 21h, conta com mesas de debate com escritores como Jamil Chade, Lucrecia Zappi, Sérgio Abranches, Luana Tolentino e Tom Farias. Além disso, também neste período, acontecem sessões de autógrafos com autores diversos, na livraria do festival. 

Por sua vez, na programação on-line, Ynaê Lopes fala sobre “Mario de Andrade e um Brasil que nasce”, sob a mediação de Tom Farias, dentro do Ciclo de Debates Virtuais “Mário de Andrade, negro, 130 anos”, feito em parceria com o Sesc.

Sobre o 11º Fliaraxá

A estrutura do 11º Fliaraxá inclui uma enorme livraria, três auditórios para debates e apresentações artísticas, espaço para crianças, área de gastronomia e palco para atrações musicais. Nesta edição, o festival recebe presencialmente autores como Eliana Alvez Cruz e Líria Porto, que são as Autoras Homenageadas; Itamar Vieira Junior; Jeferson Tenório; Tom Farias; Juliana Monteiro e Jamil Chade. O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul / Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc

Confira, a seguir, a programação completa do 11º Fliaraxá nesta quinta, 6 de julho: 

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:

Programação infantojuvenil:

8h30 – Sarau com o grupo “Deu na Telha e convidados” (Auditório 2)

9h30 – Tino Freitas – “Palavra também é brinquedo” (Auditório 2)

9h30 – “Encontro com autores” – Adriano Rodrigues, Rafael Nolli, Evânio Bezerra (Jimmy Rus) e Yuri Afonso. Mediação Alisson Romualdo. (Auditório 3)

10h30 – “Patrimônio Cultural Negro como espaço para o afeto” – Ana Claúdia Theodoro e Luciano Moicano. Mediação: Carla Silva (Auditório 3)

10h30 – “Projeto Raízes: em busca do nosso passado”. Com Alisson Romualdo, Antônio Bonesso e Lúcio Gama. Mediação: Amanda Abdalla. (Auditório 2)

14h – Sarau com o grupo “Deu na Telha e convidados” (Auditório 2)

15h – Rogério Andrade Barbosa – “Contos Brasil e África” (Auditório 2)

17h – Líria Porto e Cesar Campos com mediação de Janaína Silva. – “Encontro com autores: literatura para crianças e adolescentes” (Auditório 2)

18h – Rafael Nolli – “Encontro com autores” (Auditório 2)

Programação Nacional e Internacional:

15h – Marco Lobo – “Descobrindo ritmos: a música como interface do mundo” (Auditório 3)

16h – Michele Arroyo e Cynthia Rocha Verçosa – “Educação, vida e Patrimônio” (Auditório 1)

17h – Tom Farias – “Oficinas de ideias: como usar a história para contar história?” (Auditório 1)

18h – Lucrecia Zappi – “Sobre o que falar e o que dizer: a literatura como instrumento de construção” (Auditório 1)

19h – Sérgio Abranches – “A linguagem do ódio na ficção e na vida” (Auditório 1)

19h – Luana Tolentino, Cassia Letícia de Paula e Silva e Adriana Aparecida Alves – Educação e Racismo (Auditório 2)

19h – Homenagem a Pedro Muriel – Roberta Muriel e Chico Mendonça (Auditório 3)

20h – Jamil Chade – “Os novos muros: as vidas sequestradas de imigrantes e refugiados no século 21” (Auditório 1)

21h – Trudruá Dorrico – “Como me descobri indígena” (Auditório 1)

Programação Araxá/Regional:

13h – Academia Juvenil de Letras de Araxá – Roda de conversa com jovens escritores – “A escrita literária e seus estilos” (Auditório 3)

14h – Ana Luiza Ribeiro de Melo Silva, Lisa Alves, Mariana Santos e Iris Santiago conversam sobre poesia na mesa “Escritos falados” (Auditório 3)

15h – Dr. José Sebastião Chaer Dib, Silvia Souza, Nilza Contato Balieiro e Wanessa Borges debatem o “Etarismo” (Auditório 1)

16h – “Histórias e memórias de Araxá”, com Erilda Marques Pereira da Rocha, Junia Dettoni de Paiva, Oswaldo Teixeira Afonso e Luiz Humberto França. Lançamento dos livros “Um século de histórias e memórias”, de Erilda Marques, e “Biografia de Wander Afonso Reis”, por Oswaldo Teixeira Afonso (Auditório 3)

16h – Leni Nobre e Emerson Silva. Mediação: Pedro Reis. “A Educação como patrimônio histórico e cultural”. (Auditório 2)

17h – “A poesia como instrumento de defesa do Patrimônio”, com Heleno Alvares e Mara Senna. Mediação Nicole Lima. (Auditório 3)

18h – “Adinkra. Sabedoria e Patrimônio” Palestra com Marlette Menezes (Auditório 3)

20h – “Papoeira: descolonizando pensamentos” – com o Professor Nego Sinhá e alunos do Giga Araxá” (Auditório 3)

Musical:

11h/17h – DJ Lucio Ilian – Brasilidades & Lounge (Palco)

17h/18h30 – Rivas (Palco)

18h30/20h – DJ Lucio Ilian – Brasilidades & Lounge (Palco)

20h/21h30 – Lula Ribeiro e Marco Lobo (Palco)

21h30/23h – Banda Latitude 19 (Palco)

Sessões de autógrafos:

15h: Ana Luiza Ribeiro de Melo Silva, Lisa Alves, Mariana Santos e Iris Santiago

16h: Marco Lobo

17h: Michele Arroyo e Marco Antônio Mello

18h: Tom Farias, José Ricardo do Santos, José Carlos Aragão e Ricardo Ramalho

19h: Lucrecia Zappi e Rafael Nolli

20h: Sérgio Abranches e Luana Tolentino

21h: Jamil Chade

22h: Trudruá Dorrico

PROGRAMAÇÃO ON-LINE

Mário de Andrade, negro, 130 anos – SESC

12h – Ynaê Lopes fala sobre “Mario de Andrade e um Brasil que nasce”, sob a mediação de Tom Farias

Serviço:

11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

De 5 a 9 de julho 2023, quarta-feira a domingo

Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”

Local: Programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa

 

Move – Pilates
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

ExpoQueijo Brasil defende dignidade na entrada de queijos artesanais brasileiros no mercado europeu

ExpoQueijo Brasil defende dignidade na entrada de queijos artesanais brasileiros no mercado europeu

Portal Araxá 02/10/2026
Fundação Cultural Calmon Barreto realiza plantão para esclarecer dúvidas sobre os editais da Lei Aldir Blanc

Fundação Cultural Calmon Barreto realiza plantão para esclarecer dúvidas sobre os editais da Lei Aldir Blanc

Portal Araxá 28/09/2026
Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, abre inscrições para a segunda edição do Encontro da Música Mineira

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, abre inscrições para a segunda edição do Encontro da Música Mineira

Portal Araxá 18/09/2026
ExpoQueijo Brasil ganha destaque nacional no Mais Você e dispara procura por queijos premiados

ExpoQueijo Brasil ganha destaque nacional no Mais Você e dispara procura por queijos premiados

Portal Araxá 17/09/2026
Fundação Cultural Calmon Barreto empossa novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Fundação Cultural Calmon Barreto empossa novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Portal Araxá 14/09/2026
Best Taster: título conquistado na ExpoQueijo Brasil abre novas portas para professor mineiro

Best Taster: título conquistado na ExpoQueijo Brasil abre novas portas para professor mineiro

Portal Araxá 14/09/2026