Mais de 180 mil pessoas serão beneficiadas em Araxá, Conquista, Perdizes, São Gotardo e Tapira
A Copasa investiu mais de R$ 1,8 milhão no sistema de abastecimento de água dos municípios de Araxá, Conquista, Perdizes, São Gotardo e Tapira, no Alto Paranaíba. O aporte tem como finalidade aprimorar a gestão de pressão nas redes de fornecimento. As intervenções, que ocorreram ao longo de 2025, beneficiarão mais de 180 mil pessoas.
Leandro Cruz, gerente regional, detalhou os benefícios. “Essa operação permite que os clientes tenham um fluxo de água ainda mais estável e adequado. Isso facilita a realização de tarefas diárias, como lavar roupas ou limpar a casa. Essa estabilidade também aumenta a durabilidade do nosso sistema hidráulico”, destacou.
A iniciativa ainda favorece a prevenção de vazamentos, permitindo que equipes operacionais sejam direcionadas para outras frentes de serviços. Além disso, a equalização da pressão contribui para um menor consumo de eletricidade. Juntos, esses fatores ajudam na preservação ambiental, uma vez que ocorre menor extração de água dos mananciais.
Desempenho dos acessórios
Leonardo Sobral, técnico de Projetos e Obras, explicou na prática o papel dos dispositivos. “A água é distribuída com pressão compatível com a legislação. Se ocorre algum tipo de interrupção, ao ser restabelecida, nossas redes, principalmente as mais antigas, percebem uma certa fadiga natural, o que pode causar seu rompimento. Com essa gestão, nós reduzimos esse risco de vazamentos”, disse.
Foram instaladas 45 válvulas controladoras de vazão em pontos estratégicos dos citados municípios. Os equipamentos são capazes de distribuir para os clientes a água que passa pelas tubulações da Companhia de maneira uniforme. Dessa forma, os imóveis recebem água com a mesma quantidade e pressão, independente se estão localizados em partes baixas ou altas.





Facebook
Twitter
Google+
YouTube