Acordo entre companhia, prefeitura e Ministério Público garante melhorias no saneamento e na segurança hídrica do município

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Prefeitura de São Gotardo e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram, neste mês de agosto, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para avançar no saneamento básico do município. O compromisso estabelece investimentos e ações estruturantes que vão fortalecer a segurança hídrica, ampliar a coleta e o tratamento de esgoto e promover melhorias ambientais na cidade e no distrito de Guarda dos Ferreiros.
Entre os destaques do acordo, está o investimento de R$ 4 milhões, por parte da Copasa, para a construção de um barramento no córrego dos Ferreiros. De acordo com a companhia, a medida irá garantir maior regularidade no abastecimento de água e mais tranquilidade para os moradores.Também está previsto o repasse de R$ 285 mil para a obra de contenção e recuperação da voçoroca próxima ao interceptor do Córrego do Arroz, contribuindo para a preservação ambiental e para a segurança das estruturas de saneamento.
O acordo preconiza que a Copasa forneça os recursos, enquanto a prefeitura seja responsável pela execução da barragem, regularização fundiária e regulamentação ambiental. A partir do barreamento, a companhia vai executar uma nova captação de água, estação de tratamento e tubulações para atender a comunidade de Guarda dos Ferreiros e parte do município de São Gotardo.
Metas
O TAC define ainda que, até 2026, sejam concluídas obras estratégicas do Sistema de Esgotamento Sanitário, como o interceptor do Córrego do Arroz, a unidade de bombeamento do interceptor Confusão e o segundo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A meta é que, ainda no segundo semestre de 2026, 90% da população de São Gotardo e do distrito de Guarda dos Ferreiros esteja conectada à rede de coleta e tratamento de esgoto. Dessa forma, o município atingiria as metas de universalização do esgotamento determinadas pelo Novo Marco Regulatório.
Além das obras, o acordo prevê ações de monitoramento ambiental contínuo, com relatórios periódicos sobre a qualidade da água e do esgoto tratado, além da fiscalização conjunta entre Copasa e prefeitura para corrigir irregularidades e assegurar que todos os imóveis estejam conectados à rede. Também serão desenvolvidas campanhas de conscientização voltadas à população, reforçando a importância do uso correto do sistema de esgotamento e os riscos das ligações clandestinas.
“Esse acordo deixou claro o quanto é importante a parceria entre as instituições. Estamos consolidando um compromisso que une segurança hídrica, saneamento e preservação ambiental. São Gotardo e Guarda dos Ferreiros terão avanços concretos até 2026, com benefícios diretos para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou Cristiane Carneiro, superintendente de Operações Centro-Oeste da Copasa.
“Com esse acordo, a Copasa reafirma sua parceria com o poder público e a comunidade de São Gotardo, avançando no desafio de universalizar o saneamento e fortalecer a saúde, o meio ambiente e o bem-estar dos mineiros”, concluiu a superintendente.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube