15 de julho – Dia do Homem: por que ainda precisamos insistir em falar sobre o autocuidado masculino
Apesar dos avanços na medicina e na informação em saúde, os homens — de todas as idades — ainda apresentam um comportamento reativo quando se trata de cuidar do próprio corpo e da mente. Muitos só procuram ajuda profissional quando a dor já está insuportável ou quando são pressionados por parceiros, familiares ou colegas. O autocuidado, infelizmente, ainda não é um valor associado à masculinidade em nossa cultura.
Segundo o fisioterapeuta Luiz Fernando Alves de Castro, Diretor Clínico do Instituto Move, “Os homens, independente da faixa etária, não têm o hábito de investir no autocuidado e prevenção, e só recorrem à saúde quando não há outra opção. O perfil de busca por atendimento médico masculino ainda é reativo e influenciado por pressões externas, e não proativo e orientado à prevenção. Romper esse padrão exige políticas que promovam o autocuidado como um valor social”.
Essa realidade torna o Dia do Homem (celebrado em 15 de julho) uma oportunidade fundamental para repensar esse comportamento. A data serve como um lembrete de que saúde vai além da ausência de doenças: envolve qualidade de vida, bem-estar emocional, mobilidade e autonomia ao longo dos anos.
A prevenção começa com pequenas mudanças
Uma das barreiras enfrentadas pelos homens é a ausência de um protocolo preventivo claro, como existe para as mulheres com o exame papanicolau, por exemplo. Isso dificulta a criação do hábito de visitar profissionais de saúde regularmente.
Luiz Fernando reforça: “A vantagem de se ter um exame específico para fazer é que, ao visitar um profissional da saúde, acabamos falando sobre nossa saúde como um todo e assim, abrimos nossos olhos para o autocuidado. O Dia do Homem serve como um incentivo à essa busca por saúde, mesmo sem ter um exame obrigatório. Até porque, a parte mais valiosa da prevenção não está nos exames, mas numa boa conversa clínica em consulta.”
E essa conversa pode (e deve) ser ampliada para incluir práticas que promovam saúde integral — como o Pilates, por exemplo.
Pilates para homens: mais força, mais mobilidade, mais consciência corporal
Apesar de ser muito associado ao público feminino, o Pilates é uma ferramenta altamente eficaz para homens — especialmente quando o foco é prevenção, reabilitação e performance.
Seja para quem passa horas no escritório, carrega estresse nas costas ou está enfrentando limitações por conta de dores, hérnias, tensões musculares, sedentarismo ou mesmo pós-cirurgias, o Pilates atua como um grande aliado.
Benefícios do Pilates para a saúde do homem:
-
Fortalecimento do core (musculatura abdominal e lombar), fundamental para prevenir dores na coluna e melhorar postura;
-
Melhora da flexibilidade e mobilidade articular, essenciais para a longevidade funcional;
-
Aumento da força muscular, especialmente quando associado a outros tipos de treino;
-
Prevenção de lesões, sobretudo em homens que praticam esportes ou estão voltando às atividades físicas;
-
Apoio à saúde mental, promovendo controle respiratório, consciência corporal e redução do estresse;
-
Recuperação funcional em casos de cirurgias urológicas, como a prostatectomia, contribuindo para o fortalecimento do assoalho pélvico e o controle da incontinência urinária.
Por que escolher o Instituto Move?
O Instituto Move é referência no cuidado fisioterapêutico especializado, com uma equipe altamente qualificada em saúde do homem, Pilates clínico e reabilitação funcional. O ambiente foi pensado para proporcionar um atendimento humanizado, individualizado e com foco na prevenção e autonomia do paciente.
Diferenciais do Instituto Move:
-
Atendimento especializado em saúde masculina, com fisioterapeutas experientes;
-
Protocolos personalizados com base nas necessidades de cada paciente;
-
Acompanhamento integral que une o conhecimento técnico ao olhar acolhedor;
-
Estrutura completa para Pilates, com equipamentos modernos e seguros;
-
Integração com outras áreas da saúde, promovendo um cuidado interdisciplinar.
Conclusão
Falar de autocuidado masculino ainda é necessário. Mais do que lembrar uma vez ao ano, o Dia do Homem deve ser um ponto de partida para uma mudança de comportamento mais profunda: aquela que valoriza o corpo, a mente e o bem-estar como parte da vida, não apenas como resposta à doença.
E o Pilates, somado ao acompanhamento fisioterapêutico, é uma poderosa porta de entrada para esse novo olhar.
No Instituto Move, essa mudança já começou. E você, está pronto para cuidar de você mesmo?
Agende sua avaliação! Essa é sua chance de conhecer o método, entender como ele pode te ajudar e começar a cuidar do seu corpo de forma consciente e segura.
Av.: Prefeito Aracely de Paula, nº 1.514 – Centro, Araxá (MG)
Contato: (34) 3662-2435 | WhatsApp: (34) 9.9842-2358
Siga no Instagram: @institutomove
Facebook
Twitter
Google+
YouTube