PMA – 2025 (ABRIL)
Etapa Regional do Jemg começa com a expectativa de mais de mil escolas participantes
Esporte

Etapa Regional do Jemg começa com a expectativa de mais de mil escolas participantes

Etapa Regional do Jemg começa com a expectativa de mais de mil escolas participantes

O Jemg é o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado || Divulgação/E. E. Prefeito José Franco Gouveia

Cinco cidades-sede recebem as disputas a partir desta segunda-feira (10/7), envolvendo cerca de 11 mil estudantes mineiros

A próxima semana será de muito esporte e emoção para cerca de 11 mil estudantes mineiros. De 10 a 15 de julho será realizada a etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em cinco cidades-sede: Além Paraíba, Arcos, Caratinga, Ituiutaba e Montes Claros.

De 17 a 22, Lavras também irá receber a disputa organizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e de Educação (SEE). Estão previstas 2.207 partidas nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez entre 1.078 escolas. As cerimônias de abertura acontecem a partir da noite do dia 10 (veja mais informações abaixo).

Para o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, à medida que os Jogos avançam os competidores se envolvem mais com uma rotina própria de um atleta.

“Agora, com a chegada da Regional, os alunos buscaram estar mais preparados para a competição, intensificando os treinos, sendo mais disciplinados e preocupados com a alimentação. É uma oportunidade de estarem envolvidos com uma disputa que dá um grande suporte para outras, até a níveis internacionais, como é o caso do atleta Víttor Matheus, ouro no Mundial Escolar de Atletismo, disputado na França em junho”, destaca Gontijo.

Caratinga, no Território Vale do Aço, será a sede que mais receberá jogos e municípios nesta etapa – 499 partidas entre 92 cidades. Segundo o superintendente de Cultura e Esporte da prefeitura caratinguense, Clayton Gonçalves, receber a Regional após também sediar a Microrregional catalisa a integração da população com a prática esportiva.

“Sediar o Jemg possibilita o incentivo ao esporte dentro da cidade junto aos alunos-atletas. Muitas pessoas, até mesmo os adultos, que não conheciam determinada modalidade, a partir do momento que presencia as disputas pode criar o hábito e começar a praticá-la”, explica Gonçalves.

O superintendente ainda comenta que os hotéis de Caratinga já estão recebendo reservas e que as expectativas para a atividade turística são altas. “Esperamos um grande movimento na cidade, o comércio já aguarda os alunos. Para isso preparamos nossos espaços, reformamos o ginásio e trabalhamos todos os dias. Na nossa Regional, priorizando a integração, teremos um espaço de convivência, onde terá refeições e atividades como música todos os dias à noite”, conta.

“Treinos intensos”

Cerca de mil quilômetros separam Caratinga de Ituiutaba, no Triângulo Norte, e é lá que João Pedro Lemes competirá na Regional. De Santa Vitória, na divisa com Goiás, o aluno-atleta de 16 anos teve de se preparar bem para a disputa.

“Tivemos treinos intensos, de segunda a sexta-feira, e todos tiveram que se empenhar. Já ter participado da Microrregional foi algo muito bom, deu uma oportunidade para praticar o esporte, além do incentivo para a sala de aula, já que todos precisam ser disciplinados”, relata.

Com o sonho de se tornar um jogador profissional, ele também participa de outras competições e foi, em 2017, vice-campeão do Campeonato Mineiro da modalidade na categoria cadete, em São Sebastião do Paraíso. “Comecei a jogar handebol em 2014 e esta é quarta vez que participo do Jemg. Tenho a expectativa de chegar à Regional e alcançar, pela primeira vez, a Estadual”, declara.

João Pedro estuda na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia e, além de sua equipe, a instituição estará representada no basquete masculino módulos I e II, handebol feminino II e no xadrez masculino módulo I.

Os módulos são as classificações dos times por faixas etárias dos alunos-atletas. O módulo I abrange participantes de 12 a 14 anos e o II, de 15 a 17 anos.

“Temos uma expectativa muito boa pelo treinamento forte que foi realizado. Esperamos bons resultados e conquistar a classificação para a última etapa”, declara um dos professores de Educação Física da escola, Ramon Isidoro.

O profissional vê na competição uma oportunidade que muitos alunos têm para evoluir como atletas. “Com o treinamento eles puderam melhorar muito do ponto de vista técnico. Mesmo depois do final dos Jogos, vamos mantê-los motivados a participar de outras disputas”, finaliza.

Definida a sede da Estadual

A cidade de Uberaba, no Triângulo Sul, será a sede da etapa Estadual do Jemg, entre 31 de julho e 5 de agosto. Já com grande tradição em receber os Jogos, os uberabenses esperam milhares de alunos-atletas não apenas para as disputas nas modalidades coletivas, mas também nas individuais e paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Estarão em caráter de demonstração flag football, parabadminton, rúgbi e skate.

A etapa Estadual classifica os mineiros para competições nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e Paralimpíadas Escolares, promovidos, respectivamente, pelos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB).

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba, de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília, de 16 a 25 de novembro, para aqueles de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo, de 20 a 25 de novembro.

Jemg

O Jemg, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830, ou 97% dos municípios mineiros.

Cerimônias de abertura das Regionais:

Além Paraíba

Data: 11/7, às 19h30.

Local: Parque de Exposições.

Endereço: Rua Doutor Dauro Schettino, s/ nº, Centro.

Arcos

Data: 11/7, às 20h.

Local: Parque Municipal de Esportes (PAEME).

Endereço: Rua Efraim Procópio, s/ nº, São José.

Caratinga

Data: 10/7, às 19h30.

Local: Estádio Dr. Maninho.

Endereço: Rua Coronel Galdino Pires, 276, Centro.

Ituiutaba

Data: 11/7, às 19h.

Local: Ginásio Poliesportivo Romão.

Endereço: Avenida Prof. José Vieira de Mendonça, s/ nº, Alvorada.

Lavras

Data: 18/7, às 19h.

Local: Lavras Tênis Clube – LTC

Endereço: Rua Procópio Alvarenga, s/ nº, São Vicente.

Montes Claros

Data: 11/7, às 20h.

Local: Montes Claros Tênis Clube – Praça de Esportes

Endereço: Av. Osvaldo cruz, s/ nº, Centro.

CRESOL – (Março/Abril 2025)
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

2025 WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES EM ARAXÁ, MINAS GERAIS

2025 WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE WORLD SERIES EM ARAXÁ, MINAS GERAIS

Portal Araxá 02/04/2025
Araxá no cenário nacional: Dínamo renova certificação da CBF e segue como referência na formação de atletas

Araxá no cenário nacional: Dínamo renova certificação da CBF e segue como referência na formação de atletas

Portal Araxá 02/04/2025
Inscrições para o Campeonato Ruralão 2025 terminam na próxima terça-feira

Inscrições para o Campeonato Ruralão 2025 terminam na próxima terça-feira

Portal Araxá 01/04/2025
Kira Böhm (ALE) e Ulan Galinski vencem o emblemático Cross Country Olímpico da CiMTB em Araxá

Kira Böhm (ALE) e Ulan Galinski vencem o emblemático Cross Country Olímpico da CiMTB em Araxá

Portal Araxá 31/03/2025
Brasileirão começa com a maior capacidade de público do mundo; Maracanã é sexto maior estádio

Brasileirão começa com a maior capacidade de público do mundo; Maracanã é sexto maior estádio

Portal Araxá 31/03/2025
Bocaina Park Trail Araxá abre inscrições e anuncia percurso inédito

Bocaina Park Trail Araxá abre inscrições e anuncia percurso inédito

Portal Araxá 31/03/2025