Mostra reúne mais de 80 imagens de artistas do Brasil e do exterior e propõe uma reflexão sobre a conexão entre o ser humano e a natureza
A exposição “Foto em Pauta – Eztetyka da Terra”, do Festival de Fotografia de Tiradentes, foi prorrogada no Museu Histórico de Araxá – Dona Beja até o dia 9 de janeiro de 2026. A extensão amplia a oportunidade para que araxaenses e turistas visitem a mostra, que reúne mais de 80 imagens de oito artistas do Brasil e do exterior.
Desde a abertura, a exposição se destacou pelo diálogo entre arte, natureza e pensamento contemporâneo, convida o visitante a enxergar a Terra não apenas como cenário, mas como protagonista da própria história. Com curadoria de João Castilho e Pedro David e direção artística de Eugênio Sávio, a mostra promove um mergulho visual e poético nas conexões entre humanidade e ambiente, inspirada nas ideias de Glauber Rocha e Édouard Glissant.
Para Eugênio Sávio, criador do projeto Foto em Pauta, a permanência da exposição em Araxá amplia o alcance do Festival de Fotografia de Tiradentes e fortalece o diálogo com o público. “A prorrogação da exposição mostra como o público se conectou com a proposta e com os artistas. ‘Eztetyka da Terra’ provoca um olhar mais atento e sensível sobre a natureza e sobre nós mesmos”, destaca.
O impacto das obras também se reflete na experiência dos visitantes que passam pelo Museu Dona Beja. O turista Luís Márcio Heringer Cordeiro, de Santos (SP), conta que a exposição provocou uma mudança imediata na forma de perceber a natureza.
“A gente costuma pensar a natureza como paisagem, vista de longe. Aqui é diferente: o olhar se aproxima dos detalhes, das formas, das cores e da luz. É uma beleza que vai se revelando aos poucos e faz a gente desacelerar, observar mais e repensar a forma como olhamos para a natureza e para a própria vida. Saio da exposição com a sensação de que preciso olhar o mundo com mais calma e atenção”, afirma.
A exposição “Eztetyka da Terra” é uma iniciativa do projeto Foto em Pauta, com patrocínio da CBMM e do Itaú, apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). A realização é do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Exposição: Foto em Pauta – Eztetyka da Terra
Período: até 9 de janeiro de 2026
Local: Museu Histórico de Araxá – Dona Beja
Horário de funcionamento:
– Segunda a sexta-feira: das 12h às 18h
– Sábados: das 9h às 15h
– Domingos e feriados: das 8h às 12h
– Dias 24/12 e 31/1: das 8h às 13h
– Dias 25/12 e 1°/1: fechado
Entrada: gratuita









Facebook
Twitter
Google+
YouTube