O segundo encontro do clube do livro para discutir a obra da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, Autora Homenageada do 13ª Fliaraxá, acontece nesta sexta-feira, 11 de julho, às 18h. No encontro, conduzido pelo professor e escritor Rafael Nolli, haverá uma roda de conversa sobre o romance “A mulher dos pés descalços”. O evento é aberto ao público e acontece na Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa.
Ao final da roda de conversa, serão disponibilizados aos participantes do clube exemplares do livro “Baratas”, que será o assunto do encontro seguinte, a ser realizado em agosto. Além da roda de conversa, haverá também sorteio de brindes do Fliaraxá, como ecobags, camisetas e post-its.
O primeiro encontro do clube aconteceu em 6 de junho. Na ocasião, Rafael Nolli contextualizou a obra de Scholastique Mukasonga, que aborda em seus romances o genocídio ocorrido em Ruanda na década de 1990. Realizado pelo 13º Fliaraxá, o clube tem o propósito de ampliar o debate sobre memória, história e literatura africana, aproximando a cidade de Araxá da obra de Scholastique, que participa da programação presencial do festival, entre 1 e 5 de outubro.
Sobre a Autora Homenageada
Scholastique Mukasonga é uma escritora ruandesa de expressão francesa, nascida em 1956, na cidade de Gikongoro. Ela emigrou de Ruanda em 1992, dois anos antes do genocídio dos tutsis – etinia a qual a autora pertence -, para se estabelecer na França, onde vive. Em abril de 1994, já casada e mãe de dois filhos, Scholastique sofreu à distância com a perda de seus familiares no genocídio causado por extremistas do grupo étnico hutu. Ela dá voz à dor e à perda que vivenciou em romances como “Nossa Senhora do Nilo” e “A mulher de pés descalços”, no qual a autora rememora e homenageia sua mãe, Stefania.
Sobre o 13º Fliaraxá
O 13º Fliaraxá ocorre de 1 a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá.O evento conta com mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outros. Todas as atividades do festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Fliaraxá – Festival Literário Internacional de Araxá, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e apoio cultural Centro Cultural Uniaraxá, TV Integração e Academia Araxaense de Letras.
Serviço:
13º Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá)
De 1 a 5 de outubro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita
Facebook
Twitter
Google+
YouTube