Cresol – Novembro/Dezembro
Jogos Paralímpicos começam oficialmente;
Esporte

Jogos Paralímpicos começam oficialmente;

Jogos Paralímpicos começam oficialmente;

Iniciados hoje (24), os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão competições até o dia 5 de setembro. A cerimônia de abertura foi realizada no Estádio Nacional do Japão sem público presencial, e teve delegações reduzidas em virtude da pandemia de covid-19.

Abertura Jogos Paralímpicos de Tóquio

Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio – Issei Kato/Reuters/Direitos reservados

Essa é a primeira vez que os jogos paralímpicos ocorrem nas mesmas arenas onde os eventos dos jogos olímpicos principais foram realizados.

Com o tema Ventos de Mudança, o espetáculo de abertura contou com dançarinos que representaram aviões – cada um com uma determinada deficiência e dificuldade, mas todos com a possibilidade de alçar voos. Entre eles, um especial – que usa a mente para voar.

Espetáculo de dança

Espetáculo de dança Ventos de Mudança mostra dançarinos e atores com deficiência nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. – Ivan Alvarado/Reuters/Direitos reservados

O discurso de abertura foi feito por Seiko Hashimoto, presidente do Comitê dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em sua fala, a ex-atleta e medalhista afirmou que “a imagem de superação de dificuldades inspira muitas pessoas e dá esperanças, principalmente no momento presente.”

Andrew Parsons, brasileiro e presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), falou em seguida e destacou que “as Paralimpíadas são uma plataforma para mudança, mas [esse momento] a cada quatro anos não é o bastante. Necessitamos fazer a nossa parte todos os dias para sermos inclusivos.”

“Diferença é uma força, não uma fraqueza. Para reconstruirmos melhor o mundo pós-pandemia, devemos ter sociedades em que oportunidades existem para todos. Com a sombra da incerteza, os atletas paralímpicos foram faróis para o mundo”, disse Parsons.

A Paralimpíada de Tóquio 2020 conta com cerca de 4,3 mil atletas de 165 países. Essa é a segunda vez que o Japão sedia jogos olímpicos.

Pira Olímpica é acessa e inaugura Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Atletas compartilham chama olímpica que representa o espírito dos jogos. – Lisi Niesner/Reuters/Direitos Reservados

Delegação brasileira

Com a delegação reduzida em virtude da pandemia, o Brasil foi representado por Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha – ambos medalhistas olímpicos da Rio 2016. O Brasil contará com 290 atletas e visa ficar entre os 10 primeiros no quadro geral de medalhas.

Brasil participa da abertura da Paralimpíada de Tóquio 2020

Delegação brasileira faz tradicional entrada na abertura da Paralimpíada de Tóquio 2020 – Marko Djurica/Reuters/Direitos Reservados

Afeganistão

A comitiva que representaria o Afeganistão não pode comparecer aos Jogos Paralímpicos de Tóquio em razão do bloqueio de voos pelo Talibã. A bandeira do país, entretanto, estava presente e foi carregada por um voluntário como homenagem de solidariedade ao país, que passa por um momento de conflito interno com a retirada de tropas norte-americanas.

Fonte: Agência Brasil

Move – Pilates
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Palmeiras sem taças, mas com rumo: por que a temporada 2025 reforça a força do projeto alviverde

Palmeiras sem taças, mas com rumo: por que a temporada 2025 reforça a força do projeto alviverde

Portal Araxá 23/12/2025
Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Portal Araxá 19/12/2025
Projeto Lobinho transforma a rotina e o futuro de centenas de crianças e adolescentes em Araxá

Projeto Lobinho transforma a rotina e o futuro de centenas de crianças e adolescentes em Araxá

Portal Araxá 12/12/2025
Muito além do futebol: Projeto Dínamo Lobinho ensina valores por meio de atividades lúdicas

Muito além do futebol: Projeto Dínamo Lobinho ensina valores por meio de atividades lúdicas

Portal Araxá 05/12/2025
Atletas master de Araxá fecham temporada com grandes resultados no Mineiro 2025

Atletas master de Araxá fecham temporada com grandes resultados no Mineiro 2025

Portal Araxá 03/12/2025
Santa Vitória abre vantagem e vence o primeiro jogo da final do Ruralão 2025

Santa Vitória abre vantagem e vence o primeiro jogo da final do Ruralão 2025

Portal Araxá 01/12/2025