Estudantes de diferentes cidades de Minas Gerais se destacaram na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Os projetos mineiros conquistaram sete prêmios em diversas categorias, incluindo reconhecimentos por áreas temáticas, distinções concedidas por instituições parceiras e certificados de destaque estadual.
Um dos grandes destaques foi o “Projeto Pluto: o display braille financeiramente acessível”, desenvolvido por estudantes do CEFET-MG – Unidade BH – Campus II, em Belo Horizonte. O trabalho recebeu três importantes premiações: 2º lugar na categoria Engenharia, Prêmio Manual do Mundo e Destaque da Unidade da Federação – Minas Gerais. O projeto é assinado pelos estudantes Lucca Ramos Bellei, Rafael Alves Soares Pires Lima e Clara Ferreira Lage, sob orientação do professor Artur Caron Mottin.
Outro projeto mineiro reconhecido foi o “LumiLens: protegendo a visão do futuro”, do Colégio Militar de Juiz de Fora, que recebeu o Certificado de Inovação Skyrats. Os autores são Enzo de Araujo Pinto, Maria Eduarda Oliveira Gomes Silva e Sofia Moraes Lima Carpini, com orientação da professora Fátima Sousa Fona e coorientação de Guilherme Marins Maciel.
Ainda na capital mineira, o Colégio Militar de Belo Horizonte foi premiado com o Prêmio de Excelência FeNaDANTE pelo projeto “Biocarvão de fibra de coco produzido por micro-ondas para tratamento de águas contaminadas de manganês”, de autoria dos estudantes Miguel Novaes Marinho, Lucas Magno Vieira de Castro e Tayluanne Batista Moreira, com orientação de Thiago de Alencar Neves e coorientação de José Antônio Ribeiro de Araújo. A premiação inclui isenção de taxa de inscrição e credencial para a 6ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia das Nações (FeNaDANTE), que acontecerá em São Paulo.
Outros dois projetos também foram premiados por mérito acadêmico e inovação:
– “Modelagem computacional da resposta do sistema imunológico frente à vacinação do sarampo”, do CEFET-MG – Campus III – Leopoldina, recebeu o 4º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Maria Clara Campos Miquilito, Kauan Ferreira Rezende e Maria Fernanda Ventura dos Santos Leite, com orientação de Gustavo Montes Novaes e coorientação de Carla Rezende Barbosa Bonin.
– “WriterBot: caneta inteligente de baixo custo para ensino de CNC e robótica na educação básica”, da Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, em Contagem, conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Humanas. O trabalho foi elaborado pelos estudantes Júlia Dias Oliveira da Cruz, Isaac Basílio Ornellas Silva e Ana Luisa Dias Oliveira da Cruz, sob orientação de Aparecida Fernandes Pessoa e coorientação de Enderson Neves Cruz.
Os resultados expressivos de Minas Gerais na FEBRACE 2025 evidenciam o potencial transformador da educação científica e o protagonismo dos jovens mineiros na busca por soluções criativas para os desafios da sociedade.
Sobre a FEBRACE:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos. Esta edição conta com o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e Sebrae, além do apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do CNPq e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação da FEBRACE
Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487
Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331
Facebook
Twitter
Google+
YouTube