Moradores da comunidade de Boca da Mata começaram a receber, nesta semana, os primeiros biodigestores instalados por meio de um projeto sustentável promovido pela Prefeitura de Araxá. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e contempla, inicialmente, 112 imóveis nos distritos de Boca da Mata e Itaipu.
A empresa WM Meio Ambiente e Reflorestamento, vencedora da licitação, iniciou a perfuração dos terrenos nas primeiras residências, marcando o início da fase de execução do programa. O projeto é financiado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Araguari e não gera nenhum custo aos moradores.
De acordo com o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, a ação foi cuidadosamente planejada. “Desenvolvemos o projeto técnico, realizamos reuniões com os moradores para apresentar a proposta e coletar autorizações. Agora, começamos a instalação dos sistemas, que trarão muitos benefícios ambientais e sociais para a região”, afirma.
Os biodigestores são soluções ecológicas para o tratamento de efluentes domésticos, contribuindo para a preservação ambiental, evitando a contaminação do solo e da água, além de reduzir riscos à saúde pública.
Ainda dá tempo de participar
As equipes de campo do IPDSA continuam coletando autorizações nas comunidades. Moradores interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o instituto.
“A nossa expectativa é garantir mais qualidade de vida às famílias dessas regiões, por meio de uma política pública que alia responsabilidade ambiental, saúde e tecnologia social”, reforça Vinícius.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube